Mensagem de erro

Deprecated function: Array and string offset access syntax with curly braces is deprecated in include_once() (line 20 of /usr/users1/dec/dec/public_html/includes/file.phar.inc).
  • Engenharia Civil 
    Projetamos o Futuro

Rui Calçada distinguido com o Prémio Robert Moskovic 2020

A Sociedade Europeia de Integridade Estrutural (ESIS), através do comité técnico ESIS TC12, atribuiu a Rui Calçada, Professor Catedrático e Diretor do Departamento de Engenharia Civil da FEUP, o Prémio Robert Moskovic 2020, como reconhecimento pelas suas contribuições destacadas na área da “Integridade de Infraestruturas e Estruturas Ferroviárias”.

“É para mim um enorme motivo de orgulho ter sido um dos vencedores do Prémio Roberto Moskovic 2020. Este prémio é extensível aos investigadores da unidade de I&D CONSTRUCT com quem tenho tido prazer de trabalhar ao longo destes anos. Agradeço aos membros do comité técnico ESIS/TC12 por esta honrosa distinção”, admite Rui Calçada.

Para o também diretor do departamento de Engenharia Civil da FEUP, o galardão representa igualmente “um incentivo para continuar a desenvolver, ainda com mais empenho, investigação na área da integridade estrutural de infraestruturas ferroviárias e ajudar a afirmar a FEUP como uma instituição de referência internacional neste domínio”.

Com 20 anos de experiência profissional relevante, Rui Calçada tem-se notabilizado na criação de modelos avançados de análise da interação dinâmica comboio-infraestrutura. É coordenador do Centro de Saber da Ferrovia da FEUP e foi um dos principais impulsionadores da Plataforma Ferroviária Portuguesa.

Investigador responsável de 12 projetos de investigação e membro da equipa de 10 projetos de investigação na área da ferrovia, Rui Calçada é Diretor do Programa Doutoral i Rail. Foi o responsável pela participação da FEUP em projetos europeus de grande envergadura no setor da ferrovia: CAPACITY4RAIL, IN2RAIL, RISEN, IN2TRACK2 e na Joint Undertaking SHIFT2RAIL. Ao longo da sua carreira orientou 16 teses de doutoramento e é autor de mais de 300 publicações técnicas e científicas.

Criado em 2018, em homenagem ao fundador do comité técnico ESIS TC12, o Prémio Robert Moskovic visa homenagear as contribuições extraordinárias de investigadores e engenheiros nas áreas de Análise de Risco e Segurança de Estruturas.

Data: 
01/06/2020