Mensagem de erro

Deprecated function: Array and string offset access syntax with curly braces is deprecated in include_once() (line 20 of /usr/users1/dec/dec/public_html/includes/file.phar.inc).

Resumo
O Programa do Curso, partilhado entre a Faculdade de Engenharia e a Faculdade de Arquitetura, ambas da Universidade do Porto (FEUP e FAUP), beneficia da experiência de colaboração em anos anteriores entre essas Instituições, e visa dotar os alunos de uma preparação teórica e prática mais profunda para o exercício da profissão, ultrapassando fronteiras internacionais e acolhendo, para isso, uma diversidade de temas nas áreas do planeamento, da gestão e das políticas urbanas nas grandes e médias aglomerações. A abordagem dos grandes temas que identificam o Programa do Curso, sem se descontextualizar da atualidade urbana, suburbana ou interurbana nacionais, orientar-se-á, simultaneamente, para a reflexão e para o debate internacional das preocupações de nível ambiental, social e económico. Nesse sentido, ao longo do Curso o programa progride em métodos de estudo e de compreensão das problemáticas nacionais do planeamento urbano e, por analogia, em casos internacionais de referência.

Plano de estudos

Condições de acesso
Titulares de grau de Licenciado ou equivalente legal em Arquitetura e Engenharia Civil, ou em outras áreas afins à natureza do Curso.
Titulares de outros graus superiores e com curriculum escolar, científico ou profissional reconhecido pela Comissão Científica do Curso.

Diurno

Número de vagas

Português, Inglês

Diretor
Fernando M. Brandão Alves

Objetivos gerais
O programa do curso visa dotar os Estudantes de uma preparação teórica e prática avançada na área do Planeamento Urbano, tendo por base o contexto nacional e o quadro comparativo europeu e internacional. As diversas unidades curriculares com um pendor marcadamente profissionalizante,irão abordar as principais temáticas e os atuais desafios colocados às cidades, aos espaços metropolitanos e às regiões, tendo em vista a compreensão, a formulação, a conceção e a implementação de políticas, planos e projetos de desenvolvimento urbano e qualificação ambiental.

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências)
A um nível científico elevado, o curso visa na sua vertente de especialização:

- A formação profissionalizante conducente à preparação dos estudantes como técnicos mais habilitados no domínio das questões urbanísticas e ambientais;
- Ajustar o conhecimento e formação ao nível das exigências do mercado de trabalho específico em Portugal, na União Europeia e em outros continentes;
- Promover competências avançadas na procura do progresso tecnológico, social e cultural do ambiente académico e/ou profissional;
- O conhecimento avançado das dinâmicas espaciais contemporâneas, e das teorias e sistemas de planeamento;
- A capacidade avançada para analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas no domínio técnico e científico de estudo;
- A formação académica adequada às exigências de progresso na carreira docente universitária ou de investigação científica.