Mensagem de erro

Deprecated function: Array and string offset access syntax with curly braces is deprecated in include_once() (line 20 of /usr/users1/dec/dec/public_html/includes/file.phar.inc).

Resumo
O atual Programa Doutoral em Engenharia Civil (PRODEC) da FEUP resultou da reforma das suas estruturas formativas, tanto em termos de métodos de trabalho como dos respetivos conteúdos, em coerência com os compromissos assumidos no contexto do denominado Processo de Bolonha.
O PRODEC assume-se, assim, como um programa de terceiro ciclo de estudos, que evidencia as tendências consagradas no espaço europeu, decorrentes da intensa discussão científica, técnica e política que caracterizou os primeiros cinco anos do século XXI e que culminou no importante movimento académico de reorganização do ensino superior: o Processo de Bolonha.

Plano de estudos

Notas
(a) A escolher de entre o leque de unidades curriculares contempladas no Quadro seguinte, da área científica de Engenharia Civil – Ramo de especialização escolhido;
(b) A escolher de entre o leque de unidades curriculares contempladas no Quadro seguinte, das diferentes subáreas científicas de Engenharia Civil e ainda quaisquer outras unidades curriculares, sob aprovação da Comissão Científica do Programa, lecionadas noutros programas de doutoramento em engenharia civil de qualquer outra universidade nacional ou estrangeira;
(c) A escolher de entre quaisquer unidades curriculares lecionadas na UP fora do âmbito do Programa de Doutoramento em Engenharia Civil (incluindo as que são oferecidas no Quadro seguinte como OUT) e ainda, sob aprovação da Comissão Científica do Programa, outras unidades curriculares de outros programas de doutoramento de qualquer outra universidade nacional ou estrangeira;
(d) Cálculo para 20 ECTS;
(e) Cálculo para 5 ECTS;
(f) Cálculo para 5 ECTS.

Condições de acesso
Titulares do grau de mestre ou equivalente legal.
Titulares de grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica.
Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica.

Diurno

Número de vagas

Português, Inglês

Diretor
Humberto Salazar Amorim Varum

Programa Doutoral em Engenharia Civil

Objetivos gerais
Os doutorados em Engenharia Civil pela FEUP ficam aptos a promover o desenvolvimento científico e a inovação tecnológica no domínio da Engenharia Civil, não só em estabelecimentos de ensino superior e em laboratórios de investigação, mas também em instituições públicas e em empresas, seja em Portugal ou no estrangeiro. De referir que, assumindo cada vez mais os setores da construção, das obras públicas e dos transportes uma importância acrescida em termos de emprego e competitividade, é decisivo que os seus quadros disponham de recursos humanos cada vez mais qualificados, nomeadamente investigadores, de modo a que a sua atividade produtiva acompanhe o ritmo de exigência da sociedade moderna.

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências)
O Programa Doutoral em Engenharia Civil da FEUP pretende capacitar para a compreensão sistemática de um domínio científico de estudo, desenvolver competências, aptidões e métodos associados a esse domínio científico, habilitando para a conceção, projeto e realização de investigação científica e desenvolvimento tecnológico de forma independente, respeitando os elevados padrões de qualidade e integridade académicas, internacionalmente reconhecidas, de modo a contribuir para o alargamento das fronteiras do conhecimento e cujos trabalhos mereçam, em parte, divulgação nacional ou internacional.
Espera-se ainda que os doutorandos fiquem habilitados a comunicar com os pares, com a restante comunidade académica e com a sociedade em geral, sobre a área em que se especializam.