Mensagem de erro

Deprecated function: Array and string offset access syntax with curly braces is deprecated in include_once() (line 20 of /usr/users1/dec/dec/public_html/includes/file.phar.inc).

Resumo

O Programa Doutoral será assegurado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, e pretende proporcionar conhecimento avançado no domínio do planeamento do território, orientado para a explicação, para a formulação e para a fundamentação de agendas futuras de política pública. O programa procura combinar três princípios: a definição de um conjunto de competências fortes no conhecimento avançado das dinâmicas espaciais, do planeamento do território e da investigação científica; a aposta em áreas de especialização, associadas às principais competências de investigação existentes nas escolas; e a flexibilidade, permitindo a adaptação dos currículos às características específicas dos candidatos.

Plano de estudos
 

Condições de acesso
Titulares de grau de Licenciatura e Mestre em Engenharia, Arquitetura, Economia, Geografia e áreas afins à natureza do Curso.
Titulares de outros graus superiores e com curriculum escolar, científico ou profissional reconhecido pela Comissão Científica do Curso.

Horário 
Diurno

Número de Vagas 
20

Idioma
Português, Inglês

Diretor
Isabel Breda Vázquez

Objetivos gerais
Os objectivos definidos enquadram-se dentro da missão das duas escolas (FEUP e FCTUC), que consiste na  educação e formação de profissionais de Engenharia de nível internacional, sustentadas em Investigação e Desenvolvimento de excelência com foco regional mas com qualidade reconhecida ao nível global e numa prática de extensão de reconhecida qualidade, contemplando as vertentes científica, técnica, ética e cultural. Os programas doutorais em geral, e o Programa Doutoral em Planeamento do Território são instrumentos fundamentais de actuação das escolas, na perspectiva do cumprimento dessa missão, pois é neles que se apoiam os projectos de investigação científica e de inovação tecnológica, nos quais estão envolvidas.
Os objectivos definidos não só são totalmente compatíveis com os projectos educativos, científicos e culturais das escolas nele envolvidas, como estes só podem ser atingidos através da realização de programas doutorais, sem os quais não seria possível o desenvolvimento das actividades de investigação científica e transferência tecnológica que esses projectos contemplam em lugar de grande destaque.

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências)
A realização do Programa Doutoral em Planeamento do Território vai permitir aos estudantes adquirir os conhecimentos, capacidades e competências seguintes:

(1) Conhecimento avançado das dinâmicas espaciais contemporâneas, e da teoria do planeamento;
(2) Capacidade avançada de realização de um trabalho de investigação original que contribua para o alargamento das fronteiras do conhecimento, respeitando as exigências impostas pelos padrões de qualidade e integridade académicas.
(3) Capacidade avançada para analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas.
(4) Competências avançadas para comunicar resultados científicos aos seus pares, à restante comunidade académica e à sociedade em geral.

(5) Competências avançada para promover em contexto académico e/ou profissional o progresso tecnológico, social e cultural.