Mensagem de erro

Deprecated function: Array and string offset access syntax with curly braces is deprecated in include_once() (line 20 of /usr/users1/dec/dec/public_html/includes/file.phar.inc).

Resumo

O Programa Doutoral será assegurado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, e pretende proporcionar conhecimento avançado no domínio do planeamento do território, orientado para a explicação, para a formulação e para a fundamentação de agendas futuras de política pública. O programa procura combinar três princípios: a definição de um conjunto de competências fortes no conhecimento avançado das dinâmicas espaciais, do planeamento do território e da investigação científica; a aposta em áreas de especialização, associadas às principais competências de investigação existentes nas escolas; e a flexibilidade, permitindo a adaptação dos currículos às características específicas dos candidatos.

Plano de estudos

Condições de acesso
Titulares de grau de Licenciatura e Mestre em Engenharia, Arquitetura, Economia, Geografia e áreas afins à natureza do Curso.
Titulares de outros graus superiores e com curriculum escolar, científico ou profissional reconhecido pela Comissão Científica do Curso.

Diurno

Número de Vagas

Português, Inglês

Diretor
Isabel Breda Vázquez

Objetivos gerais
Os objectivos definidos enquadram-se dentro da missão das duas escolas (FEUP e FCTUC), que consiste na  educação e formação de profissionais de Engenharia de nível internacional, sustentadas em Investigação e Desenvolvimento de excelência com foco regional mas com qualidade reconhecida ao nível global e numa prática de extensão de reconhecida qualidade, contemplando as vertentes científica, técnica, ética e cultural. Os programas doutorais em geral, e o Programa Doutoral em Planeamento do Território são instrumentos fundamentais de actuação das escolas, na perspectiva do cumprimento dessa missão, pois é neles que se apoiam os projectos de investigação científica e de inovação tecnológica, nos quais estão envolvidas.
Os objectivos definidos não só são totalmente compatíveis com os projectos educativos, científicos e culturais das escolas nele envolvidas, como estes só podem ser atingidos através da realização de programas doutorais, sem os quais não seria possível o desenvolvimento das actividades de investigação científica e transferência tecnológica que esses projectos contemplam em lugar de grande destaque.

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências)
A realização do Programa Doutoral em Planeamento do Território vai permitir aos estudantes adquirir os conhecimentos, capacidades e competências seguintes:

(1) Conhecimento avançado das dinâmicas espaciais contemporâneas, e da teoria do planeamento;
(2) Capacidade avançada de realização de um trabalho de investigação original que contribua para o alargamento das fronteiras do conhecimento, respeitando as exigências impostas pelos padrões de qualidade e integridade académicas.
(3) Capacidade avançada para analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas.
(4) Competências avançadas para comunicar resultados científicos aos seus pares, à restante comunidade académica e à sociedade em geral.

(5) Competências avançada para promover em contexto académico e/ou profissional o progresso tecnológico, social e cultural.