homepage Testemunhos José António Simões Cortez

José António Simões Cortez

Ano de Formatura: 1958

Legenda da fotografia: Reconhecimento de uma mina de volfromite - Serra de Bois - com o Prof. Morais Cerveira

Testemunho:

Formei-me em 1958, na FEUP e, nesse mesmo ano, comecei a lecionar, como assistente além do quadro.

Fiz toda a carreira académica na mesma Faculdade, aposentando-me em 2002, por motivos de saúde, como professor, após 44 anos de serviço.

Logo no início da década de 60, porque tinha família numerosa e por vocação, comecei a exercer profissão liberal, como projetista, consultor e diretor técnico, na área da indústria extrativa, atividade que mantenho.

Lecionei praticamente todas as disciplinas, teóricas e práticas, do curso de Engenharia de Minas na FEUP, na FC

na Faculdade de Medicina do Porto e no ISCIA – Instituto Superior de Ciências da Informação e da administração – em Aveiro.

Fui entusiasta da vida profissional, da fundamental importância da engenharia e dos engenheiros na Sociedade, tendo sido membro da Ordem dos Engenheiros desde aluno. Na Ordem dos Engenheiros, desempenhei vários cargos nas Comissões de Admissão e Qualificação, tendo sido Bastonário e Presidente da sua Caixa de Previdência.

Atividade Atual: Projetista, consultor e diretor técnico na área da indústria extrativa.

Membro da Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa e Presidente do Conselho de Curadores da FEDRAVE - fundação para o Estudo e Desenvolvimento da Região de Aveiro.

Abril/Maio

Visite-nos nas Redes Sociais