CERENALAETA - INEGI
O CERENA – Centro de Recursos Naturais e Ambiente é um centro de investigação transdisciplinar com duas instituições de acolhimento – o Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

A missão da CERENA é desenvolver pesquisas ao mais alto nível de excelência, relacionadas com o uso sustentável dos recursos naturais, incluindo energia, bem como o seu impacto no meio ambiente.

O CERENA utiliza uma abordagem simultaneamente integrativa, multidisciplinar e multiescalar, desde o nível molecular até à escala planetária, onde convergem investigadores de diferentes áreas científicas.
O Laboratório Associado em Energia, Transportes e Aeronáutica – LAETA | INEGI – tem como missão criar uma rede de investigação e desenvolvimento com know-how em todos os campos que contribuem para a área dos transportes, energia e aeroespacial.

Promove parcerias com PME’s, consórcios europeus, entidades nacionais e internacionais envolvidas na regulação e normalização, e instituições públicas e privadas envolvidas em I&D, a fim de transferir novas tecnologias, implementar novos procedimentos de engenharia de projeto, conceção, fabrico e teste de produtos.

Promover a disseminação de conhecimento, a educação e formação de técnicos e engenheiros é também um objetivo, de modo a serem superadas as carências existentes na educação e para a aquisição de novas competências.

LAETA é membro do Conselho dos Laboratórios Associados (CLA).

LAETA é membro do Conselho dos Laboratórios Associados (CLA).