A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto foi criada por decreto de 17 de Novembro de 1926, mas a sua história inicia-se um século antes. Em 1837 nasce a Academia Politécnica do Porto, com o intuito de plantar no país as ciências industriais, indo de encontro às necessidades dos habitantes do Porto, principalmente caracterizado então pelo comércio e indústria, as vinhas do Douro e o transporte marítimo. Esta instituição foi o primeiro estabelecimento de ensino superior de Engenharia civil do País, tendo integrado a Universidade do Porto em 1911, após a instauração da República.

A FEUP herda da Academia um papel preponderante no desenvolvimento económico da cidade e do país, quer pela excelência do seu serviço educativo, formando engenheiros para o mundo, quer pelos avanços científicos e tecnológicos que aceleraram o progresso industrial e a qualidade de vida das populações.

Hoje, a FEUP afirma o seu lugar na primeira linha do ensino de Engenharia em Portugal e ambiciona uma posição de referência a nível internacional. Para tal, pretende potenciar a excelência da sua formação e investigação como resposta aos grandes desafios do planeta. No mesmo sentido, considera ser o contributo dos seus recursos humanos a principal razão de todos os bons resultados do passado e a sua maior valência para continuar a fazer o futuro no século XXI.

O Dia da FEUP visa a valorização e o reconhecimento do verdadeiro ADN da Instituição na sua comunidade académica, tendo em vista o sucesso profissional e pessoal dos seus colaboradores e estudantes, e traçando o rumo em direcção a uma Instituição de referência enquanto local de trabalho, de aprendizagem e de inovação.

A instituição FEUP é o resultado do empenho dos seus docentes, investigadores, técnicos e administrativos, actuais e antigos alunos e é com o seu contributo que a FEUP continuará a fazer futuro.