O Dia da FEUP nasceu e realiza-se anualmente com o objectivo primeiro de fortalecer o ADN da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, reconhecendo e valorizando o sucesso profissional e pessoal dos actuais e antigos alunos, dos docentes e investigadores e dos técnicos que constituem a ‘Comunidade FEUP’.

Os estudos de engenharia no Porto remontam à criação da Academia Polytechnica do Porto, no ido ano de 1837. Surgiram com o intuito de desenvolver as ciências industriais no país e em particular na região, dando assim resposta às necessidades dos seus comerciantes e industriais, dos vinhateiros do Douro e dos industriais do transporte marítimo.

Com a criação da Universidade do Porto, em 1911, na sequência da instauração da República, os estudos de engenharia encontraram enquadramento na nova Faculdade Técnica, criada em 1918 e transformada em ‘Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto’ pela promulgação do Decreto 12.696 de 19 de Novembro de 1926.

O dia 17 de Novembro de 2010 foi a data escolhida este ano para comemorar o Dia da FEUP. Celebramos hoje o nosso 84.º aniversário, no seio de uma Universidade centenária.

A FEUP de hoje é pois herdeira de quase 200 anos de um papel institucional preponderante no desenvolvimento económico da cidade e do país, quer pela continuada excelência do seu serviço educativo, formando engenheiros para o mundo, quer pelos avanços científicos e tecnológicos com que vem contribuindo para o progresso industrial e para a qualidade de vida das populações.

Hoje, a FEUP afirma-se como Escola de Referência, competitiva e cooperante na cena internacional, na procura da melhor resposta para os grandes desafios do planeta.

A FEUP é o resultado do empenho da sua Comunidade. É no contributo de todos, antigos e actuais alunos, docentes e técnicos, que se encontra a principal razão dos bons resultados do passado. É na capacidade de trabalhar em conjunto com a Sociedade que se encontra a nossa maior valência para continuarmos a fazer o Futuro.



Sebastião Feyo de Azevedo,
Director da FEUP