UP Inter ParES – Observação Interinstitucional de Pares U.Porto/Escolas Secundárias
Preâmbulo
A observação de aulas em parceria interinstitucional entre a U.Porto e as Escolas Secundárias da região é uma ação de formação interinstitucional, voluntária e de confidencialidade garantida. A observação de aulas baseada no conceito de amigo crítico (observação de pares) é comum em muitas universidades e decorre, regularmente, na U.Porto, desde 2009. Recorre à confiança do docente observado perante os seus pares para obter uma observação da sua prática pedagógica e aumentar a sua sensibilidade pedagógica, tanto na posição de observado como na de observador. O modelo proposto destaca-se pela interinstitucionalidade e verticalidade resultante da interação de observadores/observados de diferentes Unidades Orgânicas (UO) da U.Porto e de Escolas Secundárias da região, de disciplinas afins. Este programa de observação de aulas é dirigido, no lado da U.Porto, aos docentes das unidades curriculares dos primeiros dois anos de curso e, do lado das Escolas Secundárias, aos docentes de disciplinas do 11º e 12º ano (anos em que existem provas nacionais), de áreas disciplinares afins.
Modelo organizativo
A organização da UP Inter ParES ficará a cargo do Laboratório de Ensino e Aprendizagem (LEA) da Faculdade de Engenharia (FEUP) e do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da U.Porto que têm gerido o projeto De Par em Par, de observação de aulas multidisciplinar no ensino superior. Em cada Escola Secundária haverá um Interlocutor que será um/a docente nomeado pela escola para interagir diretamente com a organização da UP Inter ParES . O LEA fornece todo o material necessário à Observação de Pares Interinstitucional, gere o emparelhamento dos docentes e o calendário geral de observações e, finalmente, colige os respetivos resultados no relatório.
Os interlocutores das UO estão encarregues de divulgar o programa dentro da sua própria instituição, recrutar e prestar informações aos participantes. O modelo de observação de pares proposto tem como base fundamental um quarteto de observadores/observados composto por dois duetos de docentes, um dueto de docentes universitários e um dueto de docentes do ensino secundário, como esquematizado na Tabela 1.
Tabela 1 – Quartetos de docentes
Local | Observado | Observador UP | Observador ES |
UP | A | B | C |
UP | B | A | D |
ES | C | A | D |
ES | D | B | C |
A e B – observadores da U.Porto C e D observadores da Escola Secundária |
Em cada quarteto é nomeado um coordenador que fica encarregue de: a) promover e gerir a troca de informação entre os observadores/observados; b) organizar o calendário de observações dentro do quarteto; c) comunicar com a organização da UP Inter ParES para qualquer dúvida.
Observação de Pares
A observação de pares tem três momentos distintos em que observadores e observados se encontram: antes, durante e depois das aulas observadas.
Antes o docente observado transmite aos seus observadores (via email ou presencialmente) a informação necessária para contextualizar a observação (ficha de unidade curricular/ plano da aula / plano da unidade curricular/ integração no plano de estudos / programa da disciplina, características da turma, etc.).
Durante a observação os observadores preenchem o guião de observação anexo, que avalia as competências pedagógicas em cinco campos: organização, exposição, clima da turma, conteúdo e consciência e flexibilidade.
Depois da aula observada (imediatamente a seguir, por exemplo), observado e observadores reúnem para avaliação os pontos fortes e fracos detetados na aula, propondo melhorias dos mesmos e promovendo a troca de experiências.
Os guiões de observação preenchidos são enviados, posteriormente, à organização da UP Inter ParES através de uma plataforma online.
Considerações finais
O sucesso do UP Inter ParES assenta na relação de confiança que se cria entre as instituições e entre os participantes desta ação de formação, com especial ênfase para os envolvidos num dado quarteto. Com vista a atingir este objetivo, é importante que os seguintes princípios sejam seguidos:
1 – Cada participante é observado uma vez e observador duas vezes durante o semestre/ período. Ser simultaneamente observador e observado é uma das condições de participação do projeto.
2 – As três etapas da observação de pares (antes, durante e depois) são indispensáveis ao processo, pelo que devem ficar cumpridas na ordem estabelecida pelo modelo UP Inter ParES.
3 – Os participantes comprometem-se a fazer o upload das suas observações, sob anonimato, na plataforma da UP Inter ParES.
4 – Os dados depois de tratados serão depois devolvidos à Escola Secundária, em conjunto, impedindo a quebra de anonimato das observações feitas, que serão apenas conhecidas dentro de cada quarteto.
Proposta de calendário
O calendário proposto (ver a linha temporal em anexo) para a execução da UP Inter ParES é o seguinte:
Tabela 2 – Calendário de etapas
Datas limite | Descrição |
até 2015/09/18 | Convite às Escolas Secundárias para participarem |
até 2015/09/25 | Manifestação de interesse pelas Escolas Secundárias, nomeando o seu interlocutor. |
até 2015/10/02 | Divulgação do programa de UP Inter ParES pelos docentes das Escolas Secundárias |
até 2015/10/11 | Escolha dos participantes e constituição dos duetos. |
até 2015/10/12 | Constituição dos quartetos pela organização da UP Inter ParES . |
2015/10/13 | Sessão de formação inicial |
2015/10/15 a 2015/10/23 | Coordenadores de quarteto organizam calendário das aulas observadas e reúnem os docentes para o momento de contextualização da observação. |
2015/10/15 a 2015/12/15 | Observação das aulas. |
2015/11/15 a 2016/01/10 | Envio do guiões de observação pela plataforma online. |
2016/01/11 a 2016/01/25 | Tratamento dos resultados e preparação do relatório final. |
2016/01/27 | Divulgação dos resultados da observação. |
INSCRIÇÕES
Encontram-se abertas as inscrições para o UP Inter ParES, do ano letivo 2014/15 – 1º Semestre (ficha de candidatura – 11 de outubro)
Documentos para a observação de aulas
Apresentações
- Sessão de Apresentação do 1º semestre
- 13 de outubro de 2015, 14h, Reitoria da U.Porto | 11 participantes