UP Inter ParES

UP Inter ParES – Observação Interinstitucional de Pares U.Porto/Escolas Secundárias

Preâmbulo

A observação de aulas em parceria interinstitucional entre a U.Porto e as Escolas Secundárias da região é uma ação de formação interinstitucional, voluntária e de confidencialidade garantida. A observação de aulas baseada no conceito de amigo crítico (observação de pares) é comum em muitas universidades e decorre, regularmente, na U.Porto, desde 2009. Recorre à confiança do docente observado perante os seus pares para obter uma observação da sua prática pedagógica e aumentar a sua sensibilidade pedagógica, tanto na posição de observado como na de observador. O modelo proposto destaca-se pela interinstitucionalidade e verticalidade resultante da interação de observadores/observados de diferentes Unidades Orgânicas (UO) da U.Porto e de Escolas Secundárias da região, de disciplinas afins. Este programa de observação de aulas é dirigido, no lado da U.Porto, aos docentes das unidades curriculares dos primeiros dois anos de curso e, do lado das Escolas Secundárias, aos docentes de disciplinas do 11º e 12º ano (anos em que existem provas nacionais), de áreas disciplinares afins.

Modelo organizativo

A organização da UP Inter ParES ficará a cargo do Laboratório de Ensino e Aprendizagem (LEA) da Faculdade de Engenharia (FEUP) e do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da U.Porto que têm gerido o projeto De Par em Par, de observação de aulas multidisciplinar no ensino superior. Em cada Escola Secundária haverá um Interlocutor que será um/a docente nomeado pela escola para interagir diretamente com a organização da UP Inter ParES . O LEA fornece todo o material necessário à Observação de Pares Interinstitucional, gere o emparelhamento dos docentes e o calendário geral de observações e, finalmente, colige os respetivos resultados no relatório.

Os interlocutores das UO estão encarregues de divulgar o programa dentro da sua própria instituição, recrutar e prestar informações aos participantes. O modelo de observação de pares proposto tem como base fundamental um quarteto de observadores/observados composto por dois duetos de docentes, um dueto de docentes universitários e um dueto de docentes do ensino secundário, como esquematizado na Tabela 1.

 

Tabela 1 – Quartetos de docentes

Local Observado Observador UP Observador ES
UP A B C
UP B A D
ES C A D
ES D B C

A e B – observadores da U.Porto

C e D observadores da Escola Secundária

 

Em cada quarteto é nomeado um coordenador que fica encarregue de: a) promover e gerir a troca de informação entre os observadores/observados; b) organizar o calendário de observações dentro do quarteto; c) comunicar com a organização da UP Inter ParES  para qualquer dúvida.

 

Observação de Pares

A observação de pares tem três momentos distintos em que observadores e observados se encontram: antes, durante e depois das aulas observadas.

Antes o docente observado transmite aos seus observadores (via email ou presencialmente) a informação necessária para contextualizar a observação (ficha de unidade curricular/ plano da aula / plano da unidade curricular/ integração no plano de estudos / programa da disciplina, características da turma, etc.).

Durante a observação os observadores preenchem o guião de observação anexo, que avalia as competências pedagógicas em cinco campos: organização, exposição, clima da turma, conteúdo e consciência e flexibilidade.

Depois da aula observada (imediatamente a seguir, por exemplo), observado e observadores reúnem para avaliação os pontos fortes e fracos detetados na aula, propondo melhorias dos mesmos e promovendo a troca de experiências.

Os guiões de observação preenchidos são enviados, posteriormente, à organização da UP Inter ParES através de uma plataforma online.

 

Considerações finais

O sucesso do UP Inter ParES assenta na relação de confiança que se cria entre as instituições e entre os participantes desta ação de formação, com especial ênfase para os envolvidos num dado quarteto. Com vista a atingir este objetivo, é importante que os seguintes princípios sejam seguidos:

1 – Cada participante é observado uma vez e observador duas vezes durante o semestre/ período. Ser simultaneamente observador e observado é uma das condições de participação do projeto.

2 – As três etapas da observação de pares (antes, durante e depois) são indispensáveis ao processo, pelo que devem ficar cumpridas na ordem estabelecida pelo modelo UP Inter ParES.

3 – Os participantes comprometem-se a fazer o upload das suas observações, sob anonimato, na plataforma da UP Inter ParES.

4 – Os dados depois de tratados serão depois devolvidos à Escola Secundária, em conjunto, impedindo a quebra de anonimato das observações feitas, que serão apenas conhecidas dentro de cada quarteto.

 

Proposta de calendário

O calendário proposto (ver a linha temporal em anexo) para a execução da UP Inter ParES é o seguinte:

Tabela 2 – Calendário de etapas

Datas limite Descrição
até 2015/09/18 Convite às Escolas Secundárias para participarem
até 2015/09/25 Manifestação de interesse pelas Escolas Secundárias, nomeando o seu interlocutor.
até  2015/10/02 Divulgação do programa de UP Inter ParES pelos docentes das Escolas Secundárias
até 2015/10/11 Escolha dos participantes e constituição dos duetos.
até 2015/10/12 Constituição dos quartetos pela organização da UP Inter ParES .
2015/10/13 Sessão de formação inicial
2015/10/15 a 2015/10/23 Coordenadores de quarteto organizam calendário das aulas observadas e reúnem os docentes para o momento de contextualização da observação.
2015/10/15 a 2015/12/15 Observação das aulas.
2015/11/15 a 2016/01/10 Envio do guiões de observação pela plataforma online.
2016/01/11 a 2016/01/25 Tratamento dos resultados e preparação do relatório final.
2016/01/27 Divulgação dos resultados da observação.

 

INSCRIÇÕES

Encontram-se abertas as inscrições para o UP Inter ParES, do ano letivo 2014/15 – 1º Semestre (ficha de candidatura – 11 de outubro)

Documentos para a observação de aulas

Apresentações