A reabilitação do património edificado é um dever da sociedade e uma oportunidade de desenvolvimento para o setor da construção. O leque de intervenções possíveis é muito alargado, incluindo a preservação do património monumental, a reabilitação profunda de edifícios antigos e a resolução de patologias de edifícios mais recentes. A intervenção no património edificado, quando efetuada corretamente, permite também ganhos ao nível da sustentabilidade, durabilidade, eficiência energética e conforto. A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, através do Departamento de Engenharia Civil, é reconhecidamente um centro de excelência em diversos domínios técnico-científicos, em particular no domínio da Reabilitação do Património Edificado.
 

 

Objetivos e Destinatários

O curso Estudos Avançados em Reabilitação do Património Edificado (EARPE), no domínio da Engenharia Civil e Arquitetura, oferece uma preparação tecnológica sólida e multidisciplinar, necessária à correta intervenção no património edificado. O diploma inclui formação nas várias áreas da Engenharia Civil, focada em conteúdos que permitam compreender e implementar os mecanismos que garantam a resiliência dos edifícios reabilitados e das cidades, enquanto parâmetro fundamental para fazer face à transição climática.

Pretende-se que, no final do curso, os estudantes reconheçam as diferentes técnicas e metodologias de diagnóstico para uma intervenção correta, otimizada, sustentável e ajustada às especificidades do parque edificado português e que sejam capazes de implementar medidas de melhoria dos edifícios transformativas, inclusivas e duradouras. Estes conhecimentos serão fundamentais para o combate à pobreza energética em Portugal, para o desenvolvimento de planos de alojamento urgente e temporário, para a recuperação do parque público habitacional e patrimonial e para a criação alojamento estudantil.

O EARPE tem a duração de um ano letivo, correspondente a um conjunto de doze unidades curriculares, que asseguram 60 ECTS. O diploma inclui formação na área das construções, das estruturas, dos materiais, do planeamento, da geotecnia e da arquitetura. Este curso destina-se a Engenheiros Civis e Arquitetos, bem como outras formações afins, que tenham completado o 2º ciclo do modelo de Bolonha ou que possuam uma licenciatura pré-Bolonha ou Mestrado Independente.

 

 

 

Diploma

A conclusão com aprovação do curso de Estudos Avançados em Reabilitação do Património Edificado dará direito à emissão de um Diploma (não conferente de grau) emitido pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Aos estudantes que apenas completem algumas unidades curriculares será emitida uma certidão comprovativa de frequência com aprovação dessas disciplinas.