Outras Personalidades

Informações

Informações e estatísticas, juntamente com gráficos serão colocadas neste local. etc etc etc

:: GUSTAV ROBERT KIRCHHOFF

Ohm Gustav Robert Kirchhoff nasceu a 12 de Março de 1824 em Königsberg, Prússia (actualmente Kaliningrad, Rússia) e morreu em 17 de Outubro de 1887 em Berlin, Alemanha.

O pai de Gustav Kirchhoff era Friedrich Kirchhoff, um conselheiro da lei em Königsberg com um forte sentido de dever para o estado da Prússia. A mãe de Gustav era Johanna Henriette Wittke.A família fazia parte da comunidade intelectual que florescia em Königsberg e Gustav era o mais capaz dos filhos de Friedrich e Johanna.

Kirchhoff foi educado em Königsberg onde entrou na Albertus University of Königsberg. Ele frequentou o seminário Neumann-Jacobi (seminário de matemática - física) de 1843 a 1846. Neumann influenciou Kirchhoff de uma forma muito positiva. Os interesses de Neumann naquela altura eram essencialmente em física da matemática e, na alltura que Kirchhoff entrou para a universidade, ficou interessado na indução eléctrica. Friedrich Jules Richelot foi quem ensinou matemática a Kirchhoff na universidade.

Foi enquanto estudava com Neumann que Kirchhoff fez a sua primeira grande contribuição na pesquisa, que estava relacionada com as correntes eléctricas. As leis de Kirchhoff, que foram anunciadas em 1845, permitiram o cálculo de correntes, tensões e resistências em circuitos eléctricos com muitos loops, expandindo o trabalho de Ohm. As leis de Kirchhoff resultaram da aplicação da lei de Ohm mas a forma como ele conseguiu generalizar os resultados revelou grandes habilidades matemáticas.

O ano de 1847 foi recheado de eventos para Kirchhoff. Graduou-se em Königsberg e casou-se com Clara Richelot, filha do seu professor de matemática. Moveram-se para Berlin também nesse ano. Ensinou, sem receber salário, em Berlin de 1848 a 1850. Deixou Berlin em 1850 indo para Breslau onde lá foi apontado como um professor extraordinário. No ano que chegou a Breslau, Kirchhoff resolveu um problema relacionado com a deformação de placas elásticas usando cálculos diferenciais.

Quando estava em Breslau, Kirchhoff conheceu Bunsen que passou o ano académico 1851-52 lá e ficaram grandes amigos. Em 1854 Bunsen, que estava a trabalhar em Heidelberg, encorajou o amigo para se mover para lá. Kirchhoff aceitou a oferta ficando a trabalhar como professor de física e começou uma parceria proveitosa com Bunsen.

O trabalho de Kirchhoff na radiação do corpo negro foi fundamental para o desenvolvimento da teoria quântica. Kirchhoff fez uma descoberta fundamental ao produzir formas de substâncias mais puras que em casos anteriores feitos por colegas seus. Ele foi capaz de ver, em 1859, que cada elemento tinha características espectrais únicas. Apresentou a sua lei da radiação, indicando que, para um dado átomo ou molécula, a frequência de emissão e de absorção eram a mesma.

Kirchoff e Bunsen examinaram o espectro do sol em 1861 e foram capazes de identificar os elementos químicos da atmosfera do sol. No decorrer das suas investigações decobriram dois novos elementos: o Césio e o Rúbidio. Kirchhoff é mais conhecido, se calhar, por ter sido o primeiro a explicar as linhas escuras do espectro do sol. Estas são causadas pela absorção de determinados comprimentos de onda á medida que a luz passa pelos gases na atmosfera do sol. Este trabalho em análise espectral começou uma nova era na Astronomia.

Com Clara, a sua primeira mulher, teve 2 filhos e 2 filhas. Passou muito tempo da sua vida em muletas ou em cadeira de rodas devido a uma inabilidade. Voltou a casar em 1872 com Luise Brömmel em Heidelberg. Devido à sua saúde, em 1875, quando lhe ofereceram a cadeira de física da matemática ele aceitou. A sua obra mais conhecida é o livro Vorlesungen über mathematische Physik (1876-94), editado em 4 volumes.

Bibliografia:

http://www-groups.dcs.st-and.ac.uk/~history/Biographies/Kirchhoff.html