Com o aumento e necessidade da melhoria da distribuição de energia, existe uma maior necessidade de efectuar cada vez mais e melhor os planos de contingência de subestações, de forma a evitarem o máximo de perda de carga possível. Mesmo com o uso de modelos de análise sofisticados e com ajuda de software capaz de obter uma noção muito aproximada do comportamento real da rede após algum cenário de contingência, a obtenção de um plano de contingência é um processo muito demoroso, pois exige uma elevada carga de trabalho e responsabilidade.

Esta dissertação explora as diversas formas de se proceder na realização de planos de contingência tendo em foco a análise de subestações AT/MT bem como a área geográfica em que estas se enquadram propondo, quando justificável, investimentos conducentes a uma melhoria da capacidade de recurso.

 

Motivação-Objectivos

 

A presente dissertação surgiu duma proposta da EDP Distribuição com o âmbito da realização de planos de contingência de subestações AT/MT, complementado por propostas de investimento, que consistem na melhoria da capacidade de reconfiguração de rede, em cenário de avaria. É também objectivo desta dissertação promover uma análise crítica a todo o procedimento da obtenção do plano de contingência propondo eventuais alterações sustentadas à forma como a EDP Distribuição elabora os seus planos de contingência.

 


Estrutura

A dissertação encontra-se dividida em 6 capítulos, os quais são resumidos a seguir.

No Capítulo 1, é apresentada uma introdução ao trabalho desenvolvido e para além disso é feita a descrição da estrutura desta dissertação.

No Capítulo 2, é feita uma análise criteriosa das diferentes tipologias de redes em estudo nesta dissertação bem como a caracterização das subestações presentes nessas tipologias para um melhor enquadramento nelas.

No Capítulo 3, será feita uma análise das pontas assíncronas dos diagramas de carga das linhas assim como as pontas de carga máxima nas SE´s e serão apresentados planos de contingência para cada subestação em estudo nesta dissertação.

O Capítulo 4, descreve a aplicação criada para a avaliação do risco e a avaliação de custos e são discutidos os pressupostos seguidos no seu desenvolvimento. São aqui abordados também os dados de entrada da aplicação e são explicadas algumas das suas potencialidades.

No Capítulo 5, são apresentados os resultados dos casos de estudo desta dissertação, onde se procede a uma análise de risco utilizando a aplicação desenvolvida no âmbito desta dissertação. Caso haja necessidade, a aplicação desenvolvida também efectuará a análise de custos para investimentos na rede em estudo.

O Capítulo 6, apresenta uma síntese do trabalho realizado e aborda as principais conclusões a retirar e aponta o caminho a seguir em futuros desenvolvimentos.

Por fim, em anexo, é apresentado um estudo de Trade-off elaborado com a entidade EDP, com o objectivo da delineação de um processo de escolha de preferência, no âmbito da aplicação desenvolvida nesta dissertação.

Download da estrutura detalhada

 

Resultados

 

 

O fluxograma apresentado em baixo representa toda a metodologia aplicada neste trabalho, com o âmbito da realização de planos de contingência, servindo assim de síntese a todo um processo desde o estudo da topologia da rede a uma análise final de impacto (risco) da SE na rede.

 

 

A aplicação desenvolvida trata assim da avaliação de risco, onde se executa todo o procedimento demonstrado no capitulo 4 que tem como pressuposto que se o risco for superior à zona de consequência aceitável é feita uma análise de investimento através da comparação do custo de investimento versus custo da END. Com a optimização destes dois custos consegue-se uma proposta de investimento. Através do software DPLAN, são avaliadas as condições de trânsito de potências, tensões finais nos clientes e sobrecarga mínima nos clientes bem como as condições de qualidade de serviço.

A seguinte figura representa um exemplo de uma avaliação de risco de uma SE estuda no trabalho.

 

 


Toda a metodologia aplicada é demonstrada nesta dissertação, que está disponivel para download no final desta página em formato PDF.
A aplicação desenvolvida, bem como todos os documentos elaborados neste presente trabalho no âmbito desta dissertação estão disponiveis para download na secção Documentos deste Website.


Referências

[1] – El-Hawary,E.,Mohamed,2000. Electrical Energy Systems. pp 1-7

[2] –  Miranda, V., Fiabilidade em sistemas de potênia – uma introdução, 2006, versão 2.0. pp 9-15.

[3] – Boyle, Godfrey,1996; Renewable energy : power for a sustainable future. pp 603-626.

[4] –  Billinton, R., Allan, R. N. , 1996, Reliability evaluation of power system. Vol. 2nd ed. New York: Plenum Press. pp. 1-2;10-11.

[5] – Guia Técnico de Planeamento. EDP. SIRED - Sistema Integrado de Redes de Distribuição. Agosto 1995. pp 31-49.

[6] – Danyel P., Ross Gregory V. Welch, H. Lee Willis,2001, Sensitivity of System Reliability to Component Aging in Metropolitan, Urban, and Rural Areas; IEEE.

[7] – Guia Técnico :Redes de distribuição, EDP, 2010. pp 27-51; 137-146.

[8] –  Guia de aplicação das condições técnicas de ligação às redes de distribuição das instalações de produção de energia eléctrica em regime especial, DGE, Dez 2002.

[9] – Vasconcelos, Maria Helena ,Avaliação e Controlo de Segurança de Redes Interligadas com Grande Penetração Eólica com base em Métodos de Aprendizagem Automática, 2007, Porto. pp 2-3.

[10] –            Regulamento da Qualidade de Serviço (RQS), Despacho n.º 5255/2006 (2ºserie), de 8 de Março 2006.

[11]– Barbosa, M. , “Fiabilidade produção e transporte” pp. 23-28.

[12] – Wayne Can, P.E,,Computer Aided Contingency Analysis, 1990, IEEE.

[13]– Norma EN 50160 - Características da tensão fornecida pelas redes de distribuição pública de energia eléctrica.

[14] – http://www.erse.pt/pt/ acedido pela última vez em 10 de junho de 2011.

[15] –RTE / Departement Exploitation du Systeme Electrique, MEMENTO OF POWER SYSTEM RELIABILITY , 2005 edition. pp 27-33.

[16] –Robert T Clemen, Making hard decisions with decision tools. 2nd rev. ed. . Pacific Grove, CA: Duxbury Press , 2001. Capitulo 2.

[17] – Matos, Manuel, Ajuda Multicritério à Decisão-introdução, FEUP 2005. pp 5-12.

[18]–ATKINSON, R. Project Management: Cost, Time and Quality, Two Best Guesses and a Phenomenon, Its Time to Accept Other Success Criteria. International Journal of Project Management, Dorset, UK: Pergamon, v.17, nº 6, 1999. pp337-342.

[19]–Bollen, M.H.J. ; Literature Search for Reliability Data of Components in Electric Distribution Networks; Eindhoven University of Technology Research Reports, August 1993.pp 4-20;21-46;120-127.

[20] -Course Technology, PTR, Microsoft Excel VBA Professional Projects, edition 2003.

[21] –DeMarco, Jim.,Pro Excel 2007 VBA, edition 2008.

[22] - McGraw-Hill ,Osborne. Excel VBA Macro Programming, edition 2004.

[23]–Sung-Hwan Song, Sang-Ho Lee, Tae-Kyoo Oh;Risk-based Contingency Analysis for Transmission and Substation Planning, IEEE.

[24]–Godart ,Thierry.; Contingency Planning for Y2K Impact in Power Delivery Systems, IEEE Power Engineering Society,1999.

[25]–Powell, Ralph.; Reliability And Contingency Criteria For Planning, 2000, IEEE

[26]–Centro de Informação da REN. Disponível em http://www.centrodeinformacao.ren.pt/PT. Último acesso em Junho de 2011.

[27]– Brown, R. E.,Electric Power Distribution Reliability, New York: Marcel Dekker, 2002.

 pp.163-168,

[28]– IEEE Standard 1366, Guide for Electric Power Distribution Reliability Indices, 2003.

[29]– H. L. Willis, Power Distribution Planning Reference Book, Marcel Dekker, Inc., 1997, pp.29-34.

 

Download

 

Versão Provisória da dissertação

 

Aplicação desenvolvida

Necessita de password para a execução da aplicação, contacte-me via email para a obter.