Inicio

Esta página web tem como objectivo acompanhar e documentar o trabalho realizado na dissertação "Transmissão de sinais rádio multiportadora digitalizados sobre fibra", desenvolvida por Pedro Miguel Pereira Farias Rodrigues.

Neste trabalho pretende-se estudar e implementar em laboratório a tecnologia radio sobre fibra digitalizada utilizando sinais OFDM sobre este sistema. O transporte de sinais rádio suportados sobre fibra óptica é uma tecnologia promissora para simplificar a arquitectura das estações-base remotas, transferindo funções complexas para a estação central.

O transporte de múltiplos sinais analógicos sofre de distorção de intermodulação devido à não-linearidade dos componentes ópticos/micro-ondas, além de necessitar de uma largura de banda disponível maior que a frequência da portadora RF, e da gama dinâmica se degradar linearmente com a distância

Neste trabalho pretende-se estudar o desempenho de sinais OFDM usando tecnologia de rádio-sobre-fibra digitalizado (DRoF) e a sua implementação em laboratório.

Está também previsto desenvolver e implementar no sistema, algumas das técnicas de pré-distorção que foram tratadas no capítulo dois, de acordo com a tecnologia de transmissão que irá ser usada. Será avaliado o desempenho destas técnicas bem como os limites de funcionamento do sistema, através da variação de parâmetros como a precisão de quantização, taxa de amostragem e número de sub-portadoras.

No final vai ser feito um estudo comprativo entre os valores dos resultados da simulação e os obtidos experimentalmente.

Todo o trabalho de laboratório e de simulação será realizado no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto(INESC) no departamento Apresentação da Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM) na area Optical and electronic technologies (OET).

  • Post
2014 Pedro Rodrigues all rights reserved