Conclusões

Esta dissertação teve como principal objetivo, a conversão do método recursivo para o método iterativo de um algoritmo de criação de estratégias para jogos, o CFR. Desta conversão esperam-se melhorias de performance em termos de tempo, memória e resultados.

Foram utilizados dois jogos de Poker para a aplicação deste algoritmo: o Kuhn Poker e o Leduc Poker, e para ambos foram criados treinos de estratégias utilizando tanto o método recursivo como iterativo do CFR, com o intuito de comparar os métodos e retirar as devidas conclusões.

Comparando os métodos, é possível verificar bastantes melhorias temporais na criação de estratégias para ambos os jogos, sendo que as melhorias são mais significativos no Leduc Poker, isto devido ao fato do Kuhn Poker ser um jogo muito pequeno e por isso apresentando um rápido calculo com o método recursivo (cerca de 5% melhorias temporais), assim com base nos resultados obtidos no Leduc (cerca de 45% de melhorias temporais) é possível concluir que aplicando o método iterativo ao CFR trás vantagens significativas de performance. Esta performance pode ser comparada ao jogo maior de Poker, o 2NL Texas Hold’em, e estimar melhorias temporais na utilização do método iterativo de mais de 50%, o que seria soberbo atendendo ao tempo espectável que o método recursivo do CFR necessita para criar uma estratégia razoavelmente boa.

No que diz respeito à memória utilizada, verifica-se um crescimento da mesma no jogo do Leduc Poker, o que poderá estar relacionado com a quantidade de arrays que têm de ser criados para armazenar toda a informação processada durante a criação da estratégia.

É importante salientar que não existem grandes diferenças entre as estratégias criadas pelo método original e o iterativo, e que o valor médio esperado é praticamente o mesmo, o que valida as melhorias temporais, uma vez que para criar a mesma estratégia, o tempo diminui com a aplicação do método iterativo.

Em suma, a elaboração desta dissertação permitiu mostrar que é possível obter melhor performance temporal do CFR aplicando o método iterativo.




Trabalho Futuro

Após a realização desta dissertação, ficam algumas recomendações e alterações que podem ser feitas futuramente, no âmbito de outras investigações.

Com a criação do método iterativo, poderiam ser facilmente obtidas melhorias através da implementação do referido algoritmo em GPU, através da atualização concorrente dos nós de cada nível. Isto seria possível devido ao elevado poder de processamento da placa gráfica em relação ao CPU dos computadores, tirando assim partido da capacidade de cálculo aritmético que estas oferecem. Desta forma, para investigações futuras sugere-se a aplicação do algoritmo do CFR iterativo em GPU.