Apresentação da empresa

A IPBrick SA é uma empresa portuguesa, com sede no Porto que opera no ramo das telecomunicações. De entre o conjunto de produtos comercializados, destaca-se a IPBrick que consiste num servidor completo, que tem como base o sistema operativo Linux Debian, cujo público alvo são as organizações empresariais de pequena, média e grande dimensão. A facilidade de utilização e de configuração destacam-se como as suas principais vantagens. A disponibilização de uma interface web limpa e intuitiva que permite fazer qualquer tipo de configuração de uma forma simples, mesmo para quem não possui conhecimentos na área, também contribui para o seu sucesso. Desta forma, com esta solução, os clientes têm ao seu dispor um conjunto de serviços que podem facilmente adaptar ao seu negócio. De um ponto de vista estrutural, uma carecterística importante da IPBrick é a sua divisão em módulos. Estes operam de forma independente, isto é, quando um módulo é executado não afeta, nem é afetado por outros. Os módulos devem ser vistos como componentes plug-and-play que fornecem mais funcionalidades quando instalados mas o sistema não depende destes para funcionar.

Importância do problema na empresa

A IPBrick está presente num elevado número de clientes que exigem padrões elevados de disponibilidade.Com as ferramentas disponíveis atualmente, quando um cliente reporta uma anomalia ao apoio técnico da IPBrick, são executados manualmente, um a um, um conjunto de procedimentos para despiste do problema. Esta situação pode provocar um atraso exagerado no processo de resolução. Com diversos clientes e servidores IPBrick para gerir, em caso de falha, é indispensável a rápida identificação da fonte do problema para posterior resolução.

Nesta dissertação pretende-se combater este atraso elevado, com um módulo capaz de detetar as anomalias e a respetiva origem.