Apresentação do problema

No paradigma atual, verifica-se que em organizações de pequena, média ou grande dimensão, a rede de comunicações assume um papel de elevada importância. Torna-se cada vez mais comum, estas organizações, possuírem servidores próprios que disponibilizam serviços como o correio eletrónico, servidor web ou VOIP. Desta forma, estas instituições garantem independência de outras para o fornecimento destes serviços, mas faz emergir uma dependência da disponibilidade do seu servidor, uma vez que, se este falhar a comunicação interna e externa não é possível. Assim, descobrir a razão pela qual cada um dos serviços de um servidor não se encontra em correto funcionamento assumiu uma relevância extrema, principalmente para organizações que requerem níveis elevados de disponibilidade.

Nesta dissertação, realizada em ambiente empresarial na IPBrick SA, é pretendido que se desenvolva um módulo para o sistema operativo IPBrick para detetar anomalias nos serviços de um servidor.

Objetivos

Nesta dissertação pretende-se desenvolver um módulo IPBrick que realize um check-up completo ao sistema quando o administrador desejar. Quando o processo terminar pretende-se que os resultados sejam mostrados numa interface web integrada no sistema IPBrick.O resultado deve ser um relatório cujo conteúdo deve ser suficientemente descritivo para ser possível resolver o problema rapidamente e identificar a sua origem e.g. “falha na ligação ao ISP” , “o serviço X não está a ser executado corretamente”.

Requisitos

Para atingir os objetivos, o módulo que se pretende desenvolver deve respeitar os seguintes requisitos:

  • O administrador pode efetuar uma revisão total ao sistema e, como resultado, deve receber o estado do hardware e software do servidor. Deve existir uma interface integrada no sistema IPBrick que permita ao administrador interagir com o módulo. Nesta interface deve ser possível enviar o comando de iniciar a análise ao sistema e, posteriormente, receber os resultados dessa análise.
  • Caso sejam detetadas falhas, a descrição destas deve ser de tal modo pormenorizada, que identifique a origem do problema.
  • O módulo deve ser estruturado de modo a prever futuras atualizações e deve atuar independentemente de outros módulos do sistema.

Relativamente aos requisitos de menor prioridade:

  • O administrador pode ter a opção de aumentar o nível de debug, isto é, pode conseguir detetar falhas mais ou menos graves de acordo com as definições pretendidas.
  • Se a falha detetada possuir uma resolução conhecida, o módulo pode tentar efetuar alguns procedimentos com o objetivo de a solucionar.
  • O módulo pode disponibilizar a opção de agendamento de análises ao sistema, por exemplo o administrador pode ter a opção de agendar uma análise ao sistema todos os dias às horas por ele definidas.