Implementação do Controle de Qualidade


  Principais Passos e Estratégias

  1- Primeiramente deve-se procuar o consenso quanto a visão do futuro da instituição, ou seja, como  vê-se no futuro. 

  2- próximo passo é a execução de um ciclo de palestras dirigidas a todos os funcionários, focando a importância da 
qualidade e o cumpromisso da empresa, na pessoa de seu dirigente.

  3- Com os conceitos nivelados, a próxima acção é preparar toda hierarquia da empresa (directores, gerentes, chefes, 
supervisores, etc) em técnicas de liderança, motivação e comunicação para a qualidade. Esta actividade ajudará a sustentar 
o processo de gestão da qualidade na empresa, principalmente no que se refere a administração dos funcionários.

  4- Após a preparação comportamental da hierarquia, é altura de capacitar todo o pessoal em técnicas e ferramentas da 
qualidade. O objectivo deste passo é instrumentalizar os funcionários em habilidades para solução de oportunidades de 
melhoria, utilizando a prática das atividades em equipa.
De entre as técnica recomendadas está o Brainstorming (Tempestade de Idéias);
Consenso; 
Eficácia de Trabalhos em Equipe; 
Uso da Estrela Decisória. 

	E de entre as ferramentas:
Histograma; 
Diagrama dos 4M's;
Sequencial de Ishikawa; 
e outras como: Cartas de Controle; Análise de  Pareto; Estrela Decisória.
  
  5- Nessa altura, todos os funcionários estarão preparados - ou pelo menos informados - para a participação activa num 
Programa de Qualidade. Resta integrá-los em actividades participativas que estimulem a busca contínua de melhoria
 (kaizen). Neste processo implanta-se os Tempos da Qualidade (TQ's), em nível táctico e operacional. TQ's são pequenos 
grupos de funcionários que realizam reuniões semanais para desenvolverem projectos de melhoria no âmbito da qualidade, 
da produtividade, da redução de custo, da desburocratização, do desperdício, etc. Cada grupo é coordenado pela hierarquia 
imediatamente superior.

  6- Com os Tempos da Qualidade em acção, deve-se planear a aplicação de atividades que mantenham o Programa de 
Qualidade.

Exemplos:
- Implantação da metodologia dos 6S's;
- Complementação da capacidade dos funcionários (níveis estratégicos e tácticos) com técnicas de análise de problemas;
- Realização de apresentações dos Tempos da Qualidade que tiverem projectos de melhoria implantados (apresentações 
por gerência, com reconhecimento e premiação de trabalhos);
- Programação de visitas técnicas dos Tempos da Qualidade de outras empresas, para aperfeiçoamento e motivação das 
equipes.

  Com a mobilização para a qualidade em acção, conforme a sequência dos passos de 1 a 6, resta à organização da empresa 
quanto aos seus procedimentos, instruções de trabalho, Manual da Qualidade e registros.
  Para isso, recomenda-se que a empresa planeie a sua preparação para a certificação ISO 9000. 
  Esta acção sobre o sistema da qualidade complementa todo o processo de mobilização e torna os funcionários capazes  de ir 
em direcção à Qualidade Total!



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