O voltímetro é um aparelho que realiza medições de tensão eléctrica em um circuito, geralmente usando a unidade volt.podem medir tensões contínuas ou tensões alternadas, dependendo das qualidades do aparelho.Muitos voltímetros, na verdade, não são nada mais do que amperímetros com alta resistência interna. O projecto dos voltímetros é tal que, com sua alta resistência interna, introduzam o mínimo de alterações no circuito que está sendo monitorizado.

Pode-se também implementar um voltímetro através do uso de um potenciómetro linear. Este tipo de voltímetro é chamado de passivo.
     
 

Uma termoresistência (RTD do inglês Resistance Thermometer Detector) é um instrumento que permite conhecer a temperatura do meio ambiente, recorrendo à relação entre a resistência eléctrica de um material e a sua temperatura. A maior parte das termo-resistências são feitas de platina, mas são também utilizados outros materiais, como por exemplo o níquel. Por norma, quando se fala de uma termo-resistência ela é identificada pelo material que a constitui e pela resistência que apresenta a 0 ºC. Por exemplo, uma Pt-100 será uma termo-resistência de platina que a 0 ºC apresenta uma resistência de 100 Ω, ao passo que uma Ni-500 será uma termo-resistência de níquel que a 0 ºC apresenta uma resistência de 500 Ω.

     
  Os termopares são dispositivos electrónicos com larga aplicação para medição de temperatura. São baratos, podem medir uma vasta gama de temperaturas e podem ser substituídos sem introduzir erros relevantes. A sua maior limitação é a exactidão, uma vez que erros inferiores a 1 ºC são difíceis de obter. Uma termopilha é o nome que se dá a um conjunto de termopares ligados em série. Um exemplo da aplicação de termopares e termopilhas pode ser a medição de temperaturas em linhas de gás.
     
  Um taxímetro é um aparelho de medida, mecânico ou electrónico, semelhante a um odómetro, normalmente instalado nos táxis. Mede o valor cobrar em relação à distância percorrida ou em relação ao tempo passado desde o ínicio da viagem. Foi inventado no séc. XIX pelo alemão Wilhelm Bruhn e é daí que vem o nome táxi — automóveis que utilizam taxímetro.
     
 

Acelerómetro é um instrumento para medir aceleração.Partindo da segunda lei de Newton, é possível construirmos vários tipos de acelerómetros. Podemos visualizar o seu princípio de funcionamento se imaginarmos um copo com água até a metade. Se colocarmos o copo sobre uma superfície plana e empurrarmos para frente, notamos que a água se move. Quanto mais forte for o movimento, mais a água oscila.

     

O que o acelerómetro faz é medir estes movimentos, através do ângulo que o líquido forma em relação ao seu estado original e através dele fornece-nos a aceleração que deve ter sido aplicada ao copo.Este é um exemplo rudimentar de acelerómetro. Modelos muito mais sofisticados são produzidos actualmente. A sua aplicação em larga escala promoveu a redução do preço e popularização da tecnologia, que pode ser encontrada até em relógios de pulso.

     
 

Coronógrafo é um aparelho utilizado para medição da coroa solar. Equipamento a bordo do satélite SOHO, nele é possível a visualização de Flares solares e perdas de massa da coroa no espaço. De forma bem simplificada, um coronógrafo é um instrumento utilizado para estudar a coroa solar. Consiste de um anteparo colocado à frente da lente que observa o Sol, a fim de desviar sua luz intensa, possibilitando observar a luz da coroa, mais fraca e espacialmente separada da luz da fotosfera solar.

     
 

Um densitómetro é um instrumento de controlo usado para medir a densidade óptica em cromos e opacos. O densitómetro de reflexão mede a quantidade de luz reflectida; o densitó

metro de transmissão analisa a quantidade de luz que atravessa o suporte transparente.

 

     
 

Os detectores de metais, utilizam campos electromagnéticos para realizar a detecção de metais, ferrosos e até mesmo os não ferrosos. Tais equipamentos geralmente possuem ajustes de níveis de sensibilidade, para determinar o volume de metal a ser detectado e alguns possuem até mesmo a capacidade de seleccionar o tipo do metal. Entre as principais aplicações dos detectores de metais, estão as de uso bélico, pelas forças armadas, para detecção de minas, tubulações e outros.

Os detectores de metais ainda são utilizados em aeroportos, para controle do fluxo de metais, em eventos onde há um grande número de pessoas, em casas de câmbio, entidades bancárias, casas de shows, etc. Todas as aplicações dos detectores, nos locais anteriormente citados, referem-se ao controle de uso de armas de fogo, e até mesmo armas brancas.
     
 

Ecobatímetro é um aparelho utilizado para sondagem que se baseia na medição do tempo decorrido entre a emissão de um pulso sonoro, de frequência sónica ou ultra-sónica, e a recepção do mesmo sinal após ser reflectido pelo fundo do mar. O tempo que o som leva entre o momento de sua emissão e o de sua recepção determina a profundidade entre a superfície da água e o leito do canal.

Este método é também empregue na indústria, para efectuar a medição de nível em reservatórios.

 

     
 

O Nocturlábio é um instrumento usado para se ler a hora através do movimento das estrelas. O nocturlábio foi um instrumento usado nos primórdios da navegação que servia para se ler a hora através do movimento das estrelas. Pode assim dizer-se que era um relógio sideral. O princípio de funcionamento de um nocturlábio assenta na observação e leitura do movimento que as estrelas realizam em torno da estrela Polar. Este movimento é, como todos sabemos, um movimento aparente resultante da rotação do nosso planeta.

 

Em teoria considera-se que a Polar está fixa no enfiamento do eixo de rotação da Terra, a norte, apesar de um pequeno desvio que era de 3º,5 no séc. XV. As estrelas giram no sentido contrário aos dos ponteiros dos relógios em torno da Polar (isto no hemisfério norte!), e é o movimento de uma das guardas da Ursa Menor, a estrela Kochab, que é observado e usado na leitura do t
     
 

O osciloscópio é um instrumento de medida electrónico que cria um gráfico bidimensional visível de uma ou mais diferenças de potencial. O eixo horizontal do display normalmente representa o tempo, tornando o instrumento útil para mostrar sinais periódicos. O eixo vertical comummente mostra a tensão. O monitor é constituído por um "ponto" que periodicamente "varre" a tela da esquerda para a direita.

 

     
 

O Radiômetro de Crookes, também conhecido como light mill (moinho de luz, numa tradução literal) ou solar engine (motor solar, numa tradução literal), consiste de um vidro vedado contendo vácuo parcial. Dentro do vidro, há uma série de hélices que são montadas em um eixo. As hélices rodam quando expostas à luz. A explicação da rotação já foi amplamente debatida no meio científico.

Foi inventado em 1873 pelo químico Sir William Crookes como subproduto de outras pesquisas na área de química. Durante um trabalho de química quantitativa muito preciso, ele pesava amostras numa câmara com vácuo parcial para reduzir os efeitos das correntes de ar, e percebeu que os pesos eram alterados quando a luz solar incidia na balança. Investigando este efeito, ele criou o dispositivo que levou seu nome. Ainda é fabricado e vendido nos dias de hoje como um item curioso.

     
 

O sextante é um instrumento destinado a medir ângulos horizontais e verticais, especialmente a altura dos astros. O seu limbo tem uma extensão angular de 60º (origem da designação sextante) e está graduado de 0º a 120º. Um sistema de dupla reflexão, formado por um espelho móvel e um espelho fixo, permite efectuar a coincidência entre as imagens do horizonte visual e do objecto observado (ou dos dois objectos observados, no caso de se pretender medir o ângulo entre eles).

 

O sextante marítimo, o mais comum, permite realizar medições angulares com uma exactidão de cerca de 0,5 minutos de arco. Devido à sua grande importância histórica na determinação da posição dos navios no mar, o sextante é o símbolo adoptado pela navegação marítima e pelos navegadores há mais de duzentos anos.
 
   

 

 

 

 

 

 

 
Topo

           Medição, Sensores e Instrumentação.     Faculdade de Engenharia da universidade do Porto      MIEEC
      
Mais Instrumentos de Medida

 Instrumentos de Medida

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Instrumentos de Medida

 

 Instrumentos de Medida