Actividades

Estabelecimento de postos de reciclagem adicionais nos espaços da Faculdade – O Núcleo irá analisar os espaços interiores e exteriores da FEUP, procurando determinar se existe uma necessidade de os implementar.

Sensibilização dos inúmeros alunos, funcionários e docentes da FEUP para a separação do lixo – isto será feito através de inúmeros meios de comunicação como cartazes, e-mails, e até pessoalmente.

Estudo da possibilidade do reaproveitamento de resíduos como latas e copos de café para actividades académicas na FEUP – O aproveitamento dos recursos associados a resíduos como latas seria sem duvida benéfico para a Faculdade. Desta forma, Departamentos como o de Metalurgia serão contactados para confirmar a viabilidade deste objectivo.

Criação de uma sweat-shirt representativa do MIEA – A criação de uma camisola que diga “Engenharia do Ambiente – FEUP” é claramente positiva, na medida em que promove de imediato o curso em qualquer lugar.

Colaboração com instituições na venda de produtos artesanais na FEUP feitos com material reciclado cujos fundos revertem para a caridade – Apesar de algo deslocada do âmbito do próprio curso, esta actividade seria interessante, pelo facto de que mais uma vez estaria a dar ênfase ao reaproveitamento de materiais para algo útil, e simultaneamente estaríamos a contribuir para a caridade.

Criação das Jornadas de Ambiente na FEUP – Como é do nosso conhecimento as Jornadas do Ambiente actualmente decorrem em Lousada, facto que muitas vezes surge como adversidade e impossibilita muitos alunos do MIEA a atenderem a esta. Assim, com a organização das Jornadas de Ambiente na FEUP, este problema seria resolvido.

Organização cuidada da Mostra da UP para o curso – Actualmente a organização para a Mostra da UP para a Engenharia de Ambiente é algo imperfeita, visto que esta recai apenas sobre alunos e que estes muitas vezes nem são devidamente informados quanto à ocorrência desta nem à sua organização. Assim, para que o nosso curso possa demonstrar todo o seu potencial, o Núcleo encarregar-se-á, juntamente com os restantes interessados, na organização deste evento.

Organização de um debate mensal entre estudantes de Ambiente – este evento teria o objectivo de desenvolver a cultura geral dos mesmos em áreas ligadas ao Ambiente, assim como desenvolver o espírito crítico, científico e até mesmo empreendedor dos mesmos nesta área.

Monitorização da mini ETAR e compostores da FEUP – Como futuros Engenheiro do Ambiente, o Núcleo considera que seria adequado proporcionar aos seus membros a experiência da gestão de órgãos como estes, intrínsecos ao curso. Claro que esta actividade requererá a colaboração de vários docentes.

Organização de uma “Cimeira do Ambiente” – A Cimeira do Ambiente consistirá num evento de escala que abranja a Faculdade de Engenharia e mesmo toda a UP, na medida em que os temas abordados alusivos ao Ambiente, serão discutidos por alunos de várias faculdades e convidados, não só do ponto de vista científico, como também politico, económico, social, cultural, ético e judicial. Vemos este evento como um de extrema importância, visto que aborda o cerne do nosso curso e apresenta a visão global que um Engenheiro do Ambiente deve ter quanto à sua área, área esta que actualmente é um tema tão discutido.