FAQ’S

– Sou estudante do 9º ano. Posso inscrever-me na Semana Profissão: Engenheiro? 
A Semana Profissão: Engenheiro destina-se apenas a estudantes do 10º, 11º e 12º anos de escolaridade.

– Posso inscrever-me em mais do que um tema ou dia? 
Devido ao limitado número de vagas, cada aluno apenas se pode inscrever uma vez. Esta é uma forma de garantir que o maior número possível de alunos consegue participar no evento.

– Qual a duração de uma visita a este evento?
A participação no evento é sempre realizada durante uma manhã ou tarde, de um dos 3 dias. O participante deverá selecionar o dia no momento da inscrição. As visitas na parte da manhã decorrem das 09h00 às 13h00, e na parte da tarde das 14h00 às 18h00.

– Para participar no evento devo escolher uma de entre as seguintes opções: “Seleciona a tua Profissão” ou “Descobre uma área da Engenharia”. Qual a diferença entre elas?

As Profissões representam os 5 grandes desafios que se colocam ao Engenheiro: Salvo o Planeta, Desenho o Novo Homem, Crio a Sociedade do Futuro, Torno as Empresas Mais Competitivas e Construo um Mundo Novo. A resposta a estes desafios não se restringe a uma Engenharia apenas, exigindo um trabalho multidisciplinar com outros engenheiros e áreas de estudo. Ao escolher uma das 5 Profissões, o aluno terá a possibilidade de participar em atividades de várias áreas da engenharia relacionadas com essa temática. Este programa é ideal para os alunos que ainda não têm bem definido qual o curso que pretendem seguir.

As atividades ligadas à opção “Descobre uma área da Engenharia” estão disponíveis apenas para alunos de 12º ano. As áreas de Engenharia que oferecem estes percursos mais direcionados são: Informática, Eletrotécnica, Mecânica, Civil, Química (inclui também Bioengenharia e Ambiente) e Metalúrgica e Materiais.

– A minha escola não organiza a participação dos alunos na Semana Profissão: Engenheiro. Posso inscrever-me a título individual? 
As inscrições estão organizadas de forma a que os alunos possam inscrever-se individualmente. No caso de o aluno participar no evento sem o acompanhamento de um professor ou encarregado de educação, deverá apresentar o termo de responsabilidade, disponível aqui, assinado pelo encarregado de educação.

– Em que situações é obrigatória a apresentação de um Termo de Responsabilidade assinado pelo encarregado de educação? 
O termo de responsabilidade é necessário apenas quando os alunos se deslocam ao evento sem o acompanhamento de um professor ou do encarregado de educação. O termo de responsabilidade está disponível aqui.

– As vagas terminaram sem que eu conseguisse inscrever-me. O que devo fazer? 
No caso de não conseguir vaga para a Semana Profissão: Engenheiro, aconselhamos que visite a 19ª Mostra da UPorto. Este evento organizado pela Reitoria da Universidade do Porto contará com a presença da Faculdade de Engenharia.

– Levo uma turma de 20 alunos à Semana Profissão: Engenheiro. É possível acompanhar os meus alunos durante o evento? 
No momento da inscrição, cada participante seleciona o tema e as atividades que mais lhe agradam. Mesmo que um grupo de 20 alunos se inscreva em atividades semelhantes, tal não significa que farão o percurso no mesmo grupo, pois à partida cada grupo terá no máximo 12 a 14 participantes (alunos e professores), o que significa que um professor com um grupo de 20 alunos não conseguirá acompanhar todos durante as atividades.

– Podemos almoçar na cantina da FEUP?
Sim, podem almoçar na cantina da Faculdade no entanto é necessário efetuar uma reserva junto dos Serviços de Ação Social da U.Porto. Envie um pedido para o email alimentacao@sas.up.pt informando o número de alunos e/ou professores e dia do almoço, justificando que pretendem utilizar a cantina uma vez que irão estar em visita à FEUP durante a Semana Profissão Engenheiro.

– A nossa escola vai deslocar-se à Semana Profissão: Engenheiro de autocarro. A FEUP garante parqueamento?
Infelizmente a FEUP não garante o parqueamento de autocarros nas suas instalações, e uma vez que o espaço circundante apresenta limitações neste sentido, aconselhamos que combinem a hora de recolha com o motorista. Também para parqueamento de automóveis é necessário contactar a organização com pelo menos cinco dias de antecedência de forma a verificar a disponibilidade de lugares.

– Qual a estação de metro mais próxima?

A estação mais próxima é o IPO, linha amarela da rede de metro.