Qual é a tua posição profissional atual? Como chegaste até aqui?

Concluí a minha licenciatura em Ciência da Informação, em 2018, após a realização do estágio curricular no INESC TEC e, no mesmo ano, dei continuidade ao meu percurso académico no Mestrado em Ciência da Informação, no qual tive a possibilidade de estagiar na IPBRICK, no âmbito da realização da dissertação de Mestrado, que terminei em 2020.
Atualmente sou IT Consultant na Smart Consulting, uma consultora na área das tecnologias de informação que disponibiliza os seus serviços em diversos setores de atividade. Trabalhar numa consultora permite integrar diferentes projetos e ter contacto com vários clientes, contudo desde que entrei na empresa, em Setembro de 2020, estou a trabalhar num projeto para a NOS, relativo a Auditorias à Rede Exterior. Neste âmbito, entre outras funções, realizo a seleção da amostra de trabalhos a serem auditados mensalmente, a análise às não conformidades identificadas pelos auditores do terreno e a síntese dessa informação com a elaboração de reports mensais.

Como é que o MCI contribuiu para o teu percurso profissional?

Quando terminei a licenciatura em Ciência da Informação senti a necessidade de continuar a aprofundar os conhecimentos nesta área e o MCI foi a escolha ideal, porque aborda não só as temáticas mais relacionadas com a gestão da informação como a gestão documental e a gestão e representação do conhecimento, como as unidades curriculares opcionais que podemos escolher, oferecem competências relacionadas com segurança da informação, análise de dados e a gestão de informação de redes sociais, fundamentais para o mercado de trabalho nos dias de hoje.
O MCI permitiu-me desenvolver a minha dissertação de mestrado num tema pelo qual sempre tive um maior interesse relativo à análise e modelação de processos de negócio e ao levantamento de requisitos para o desenvolvimento de software. Além disso, proporcionou-me a minha primeira experiência em contexto empresarial o que, na minha opinião, facilitou a minha entrada no mercado de trabalho após a conclusão do MCI.

Dada a tua experiência, recomendarias o MCI para quem pretende ser um profissional na área da Gestão da Informação? Porquê?

Sem dúvida que, para quem quer ser um gestor de informação, o MCI é o ciclo de estudos indicado. Permite dar continuidade à formação em Ciência da Informação e aborda diferentes temáticas relacionadas com a área, que hoje em dia são fundamentais para as organizações.
Se hoje tivesse que me candidatar a um mestrado, sem dúvida que voltaria a escolher o MCI!