Qual é a tua posição profissional atual? Como chegaste até aqui?

Em 2020 terminei o meu percurso académico na área de Ciência da Informação. Foi um trajeto que durou cinco anos, incluindo Licenciatura e posteriormente, Mestrado em Ciência da Informação. Após a conclusão do mestrado, comecei a trabalhar na Euronext como Continual Service Improvement (CSI) Analyst. A minha função principal é assegurar e impulsionar a melhoria contínua dos processos ITIL (Information Technology Infrastructure Library). Por outras palavras, as minhas tarefas envolvem a análise de dados e medidas de desempenho dos processos, sugestão de alterações nos processos com vista a maximizar o desempenho do processo de gestão de serviços e obter os resultados desejados.

Como é que o MCI contribuiu para o teu percurso profissional?

Na minha perspetiva, o Mestrado em Ciência da Informação (MCI) oferece-nos uma formação especializada para quem pretende seguir a vertente de gestão de informação na sua carreira profissional. Proporciona uma formação sólida que nos permite obter competências técnicas e sociais de gestão de informação. Para além das unidades curriculares obrigatórias, podemos escolher opcionais que nos permitem obter conhecimento em outras áreas que desejamos adquirir. Relativamente à dissertação, esta pode ser realizada na área de investigação ou na área empresarial. Considero que o processo de acompanhamento está bem estruturado.

Dada a tua experiência, recomendarias o MCI para quem pretende pretende ser um profissional na área da Gestão da Informação? Porquê?

O MCI consegue oferecer um elevado nível de empregabilidade. Podemos trabalhar no setor público ou privado e tanto na vertente de investigação como na empresarial. Para além disso, podemos trabalhar em diversos ramos, o que nos permite alargar o leque de oportunidades de emprego.