COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS

A FEUP promove Unidades de Competências Transversais (U.CTs) específicas para os 1º e 2º ciclo, indicadas para graduados em engenharia que vão transitar para o mundo laboral ou para mestrandos que pretendem desenvolver competências de investigação. Promove ainda U.CTs destinadas a doutorandos, bolseiros e investigadores que visam o desenvolvimento avançado de competências como negociação, criação de negócio e propriedade intelectual, pedagogia para lecionar no ensino superior, entre outros.

As competências transversais estão além do conhecimento disciplinar (de âmbito técnico-científico) ou seja, não se relacionam, especificamente, com a natureza técnica ou científica do campo de engenharia dos programas curriculares (hard skills), mas sobretudo com uma variedade de competências de natureza mais genérica ou transversal (soft skills) que realçam/potenciam o desenvolvimento pessoal dos estudantes e das suas competências profissionais, quando transferíveis para o local de trabalho. As U.CTs são assim competências relacionadas com a  capacidade de comunicação, o pensamento crítico, o empreendedorismo, a ética/deontologia e responsabilidade, etc. Tais competências, para além de colocarem os planos de estudo em alinhamento com os pressupostos mais recentes de qualidade educativa, poderão: permitir aos estudantes melhores estratégias para lidar com os constrangimentos diários no seu percurso académico, aumentar a motivação, estimular a qualidade do seu percurso educativo, promover a criação de negócios a partir dos seus projetos de investigação, etc.

As empresas/indústria têm expectativas que os graduados transfiram este tipo de competências transversais para o local de trabalho.