APRESENTAÇÃO

A Engenharia do Ambiente é uma área de engenharia que combina as ciências físicas e do ambiente com as ciências tecnológicas (de engenharia).

Os profissionais desta área dedicam-se à prevenção e identificação de efeitos ambientais perversos, à aplicação de tecnologias para os solucionar bem como à integração no desenvolvimento industrial e social, de soluções sustentáveis.

A Engenharia do Ambiente está reportada no top 5 das profissões de Engenharia do Futuro (TOPUNIVERSITIES. Rankings), apresenta uma dimensão transversal e prevê-se cada vez mais presente nos projetos e intervenções na sociedade enquanto parte de um ecossistema.

A partir do ano letivo de 2021/2022 a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto oferece dois ciclos de estudos independentes de Engenharia do Ambiente, a Licenciatura e o Mestrado.

A licenciatura em Engenharia do Ambiente – L.EA – corresponde ao primeiro ciclo de estudos de ensino superior. Com um total de 180 créditos e uma duração de seis semestres, a conclusão desta licenciatura corresponde a um diploma de Licenciatura em Engenharia do Ambiente.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

O principal objetivo da L.EA é dar formação de excelência nas ciências de base que alicerçam a Engenharia do Ambiente, nomeadamente nas áreas científicas básicas (ciências físicas e ciências naturais) e nas ciências tecnológicas comuns aos ciclos de estudo de engenharia (tais como fenómenos de transporte – mecânica de fluidos e transferência de calor e massa – e operações unitárias aplicadas em laboratórios de engenharia do ambiente) e específicas do domínio ambiental, complementadas por conhecimentos da área da gestão (métodos de decisão e ferramentas de decisão ambiental e planeamento).

Esta formação visa principalmente garantir que os licenciados apresentam os necessários conhecimentos para prosseguirem estudos no âmbito do mestrado, onde obterão as competências plenas ao exercício da profissão de Engenheiro do Ambiente.

TAXA DE CANDIDATURA
Varia por regime de ingresso

LÍNGUA
Português

LÍNGUA
Português

PROPINAS
Consulte aqui os valores

PERÍODO LETIVO
outubro – julho (2021/22)

DURAÇÃO
3 anos

CANDIDATURAS
Prazos variam por regime de ingresso

REGIME
Diurno

REGIME GERAL DE ACESSO 2021/2022

DISCIPLINAS ESPECÍFICAS 2021/2022
Física e Química
Matemática A

ou

Biologia e Geologia
Matemática A

NUMERUS CLAUSUS
42

  Plano de estudos

Plano Curricular Completo
Cooperação com Empresas

TESTEMUNHOS

FRANCISCO FERREIRA
ESTUDANTE
Sempre acreditei e compreendi que o futuro da humanidade depende da forma como cuidamos da nossa casa Comum, a Terra.
MARIANA SÁ
ESTUDANTE
Neste último ano prestes a concluir o mestrado em Engenharia do Ambiente, posso afirmar com toda a certeza que em nada me arrependo da minha escolha.
OCTÁVIA VIEIRA
ESTUDANTE
Escolhi o curso de Engenharia do Ambiente por ser um curso cada vez mais atual que pretende solucionar tecnologicamente problemas ambientais para um desenvolvimento sustentável...

Vídeos

Cooperação com Empresas

PERFIL DO CURSO

Considerando a desintegração do Mestrado Integrado apenas a partir de 2021/2022, dando origem aos cursos de Licenciatura e de Mestrado separadamente, a seguinte informação tem por base dados de anos académicos anteriores, relativos aos estudantes do Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente. Os dados baseiam-se nas estatísticas de ingresso da FEUP, bem como em informação disponível no Portal Infocursos.

44%

56%

9% Estudantes Internacionais

CANDIDATOS POR VAGA

5,08

203

CANDIDATOS
AO CURSO

0,75

CANDIDATOS POR VAGA
EM 1ª OPÇÃO

58%

ESTUDANTES COLOCADOS
SÃO EM 1ª OPÇÃO

Cooperação com Empresas

APÓS A LICENCIATURA

Após concluir a Licenciatura em Engenharia do Ambiente poderá candidatar-se ao respetivo Mestrado, em Engenharia do Ambiente. Em alternativa, a FEUP oferece um vasto conjunto de cursos de 2º Ciclo em Engenharia e áreas multidisciplinares. Aconselhamos a análise dos objetivos e requisitos de admissão dos cursos que possam ser do seu interesse.

MESTRADO EM ENGENHARIA DO AMBIENTE

MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL

MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA
CONSULTE AQUI A LISTA COMPLETA DE MESTRADOS
Cooperação com Empresas

EVENTOS

Ao longo do ano são organizados vários eventos de esclarecimento acerca da Profissão de Engenheiro em geral e dos cursos da FEUP em particular. Para os alunos do ensino secundário os eventos podem incluir palestras nas respetivas escolas ou então visitas guiadas aos laboratórios da FEUP.

Mas são várias as possibilidades direcionadas também a alunos que já estão no ensino superior e que pretendem saber mais sobre os cursos da FEUP, desde apresentações ao agendamento de uma sessão privada para tirar dúvidas sobre o curso. Verifique todas as iniciativas na página fe.up.pt/profissaoengenheiro

Cooperação com Empresas

CONTACTOS DO CURSO

Secretariado:
Célia Cerqueira
Tel.: 22 508 1673
E-mail: catc@fe.up.pt