APRESENTAÇÃO

A Licenciatura em Engenharia Civil pretende formar licenciados com um conhecimento aprofundado de base da Engenharia Civil, que lhe permitam aplicar metodologias de análise, materiais, equipamentos e processos atualizados e adequados com respeito pela Ética, Ambiente e pelos superiores interesses da Comunidade. Essa formação deverá proporcionar a sua prossecução no 2º ciclo de Engenharia Civil. Para isso, oferece conhecimentos sólidos nas ciências básicas, nomeadamente na Matemática, na Física, na Programação e no Desenho Técnico e conhecimentos abrangentes nas grandes áreas científicas e técnicas da Engenharia Civil, com aplicação aprofundada de assuntos formativos iniciais, abordando as áreas de Estruturas, Materiais, Geotecnia, Construções, Hidráulica, Vias de Comunicação, Planeamento do Território, Ambiente e Transportes.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Este ciclo de estudos pretende assegurar que os estudantes obtenham:

  • Conhecimentos avançados nos domínios científicos e tecnológicos fundamentais da Engenharia Civil. Nas ciências básicas incluem-se conhecimentos aplicáveis nas áreas técnicas subsequentes e, nessas áreas técnicas, pretende-se assegurar a formação de base em Resistência de Materiais e Estruturas, Hidráulica e Ambiente, Física e Tecnologia das Construções e dos Materiais, Mecânica dos Solos, Planeamento do Território e Transportes, incluindo conhecimentos avançados em aspetos relevantes;
  • Aptidões para o acesso a formação avançada no âmbito de um Mestrado em Engenharia Civil;
  • Competências que lhes permitam aplicar processos de análise de problemas de Engenharia Civil, realização de projetos de baixa complexidade, com pensamento crítico na tomada de decisões, capacidade de comunicação e trabalho em equipa, e vocação para a aprendizagem ao longo da vida.

TAXA DE CANDIDATURA
Varia por regime de ingresso

LÍNGUA
Português

PROPINAS
Consulte aqui os valores

PERÍODO LETIVO
Setembro-Junho

DURAÇÃO
3 anos

CANDIDATURAS
Prazos variam por regime de ingresso

REGIME
Diurno

REGIME GERAL DE ACESSO 2021/2022

DISCIPLINAS ESPECÍFICAS 2021/2022
Física e Química
Matemática A

NUMERUS CLAUSUS
158

  Plano de estudos

Plano Curricular Completo
Cooperação com Empresas

TESTEMUNHOS

NILZA MACHANGO
ESTUDANTE
"...para além das diversas infraestruturas, a faculdade possui excelentes professores, estudantes e demais profissionais; o que possibilita a troca de experiências e aprendizados que vão muito..."
ÂNGELA MAZAU
ESTUDANTE
A qualidade de ensino é um ponto forte a destacar e uma das maiores vantagens em relação a outras faculdades. Temos professores excelentes, muitos deles são referências nacionais ou mundiais...
MARIA TELES RIBEIRO
ESTUDANTE
...os professores têm uma ótima relação connosco, estando sempre disponíveis para nos ajudar, permitindo-nos aprender naturalmente e desenvolver um pensamento crítico.

Vídeos

Cooperação com Empresas

PERFIL DO CURSO

Considerando a desintegração do Mestrado Integrado apenas a partir de 2021/2022, dando origem aos cursos de Licenciatura e de Mestrado separadamente, a seguinte informação tem por base dados de anos académicos anteriores, relativos aos estudantes do Mestrado Integrado em Engenharia Civil. Os dados baseiam-se nas estatísticas de ingresso da FEUP, bem como em informação disponível no Portal Infocursos.

73%

27%

14% Estudantes Internacionais

CANDIDATOS POR VAGA

3,63

563

CANDIDATOS
AO CURSO

0,61

CANDIDATOS POR VAGA
EM 1ª OPÇÃO

57%

ESTUDANTES COLOCADOS
SÃO EM 1ª OPÇÃO

Cooperação com Empresas

APÓS A LICENCIATURA

Após concluir a Licenciatura em Engenharia Civil poderá candidatar-se ao respetivo Mestrado em Engenharia Civil. Em alternativa, a FEUP oferece um vasto conjunto de cursos de 2º Ciclo em Engenharia e áreas multidisciplinares. Aconselhamos a análise dos objetivos e requisitos de admissão dos cursos que possam ser do seu interesse.

MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL
MESTRADO EM PLANEAMENTO E PROJETO URBANO
MESTRADO EM ENGENHARIA ELETROTÉCNICA E DE COMPUTADORES
CONSULTE AQUI A LISTA COMPLETA DE MESTRADOS
Cooperação com Empresas

EVENTOS

Ao longo do ano são organizados vários eventos de esclarecimento acerca da Profissão de Engenheiro em geral e dos cursos da FEUP em particular. Para os alunos do ensino secundário os eventos podem incluir palestras nas respetivas escolas ou então visitas guiadas aos laboratórios da FEUP.

Mas são várias as possibilidades direcionadas também a alunos que já estão no ensino superior e que pretendem saber mais sobre os cursos da FEUP, desde apresentações ao agendamento de uma sessão privada para tirar dúvidas sobre o curso. Verifique todas as iniciativas na página fe.up.pt/profissaoengenheiro

Cooperação com Empresas

CONTACTOS DO CURSO

Secretaria Cursos DEC:

Horário: 9:30 – 12:30 / 14:00 – 17:00

Tel.: (+351) 22 508 1901
E-mail: l.ec@fe.up.pt