Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial

OBJETIVOS

O objetivo do curso é educar profissionais que combinem o domínio de técnicas de gestão com uma sólida formação em engenharia. O curso envolve uma formação em matemática e física, à qual se alia um conhecimento integrado de questões tecnológicas nas áreas de Conceção e Fabrico, Fluídos e Energia e Automação Industrial. Os estudantes adquirem conhecimentos abrangentes do funcionamento das empresas e da economia. Os graduados devem apoiar a tomada de decisões nas organizações, sendo agentes ativos de mudança e inovação. Os estudantes são incentivados a desenvolver diversas competências sociais, tais como a capacidade de comunicação, a responsabilidade social e o trabalho em grupo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Adquirir e ser capaz de utilizar conhecimentos de ciências básicas, como a matemática e a Física, e de ciências de engenharia e tecnologias, especialmente nas áreas de conceção e fabrico, fluidos e energia e automação industrial.
  • Adquirir um conhecimento abrangente na área dos métodos quantitativos e sistemas de informação, especialmente vistos como ferramentas de apoio à decisão.
  • Adquirir um conhecimento integrado de gestão empresarial, com ênfase na gestão de operações.
  • Desenvolver uma atitude de agente de mudança, criatividade, capacidade de comunicação e trabalho em grupo.

TAXA DE CANDIDATURA
Varia por regime de ingresso

LÍNGUA
Português

PROPINAS
Consulte aqui os valores

PERÍODO LETIVO
Setembro-Junho

DURAÇÃO
3 anos

CANDIDATURAS
Prazos variam por regime de ingresso

REGIME
Diurno

REGIME GERAL DE ACESSO 2021/2022

DISCIPLINAS ESPECÍFICAS 2021/2022
Física e Química
Matemática A

CLASSIFICAÇÃO MÍNIMA EXIGIDA NOS EXAMES DAS DISCIPLINAS ESPECIFICAS
140 pontos

NUMERUS CLAUSUS
107

  Plano de estudos

Plano Curricular Completo
Cooperação com Empresas

TESTEMUNHOS

ISABEL MONTEIRO
ALUMNA, BA VIDRO
"Escolhi o curso de engenharia industrial e gestão porque procurava uma formação de base de engenharia que simultaneamente me permitisse adquirir ferramentas de gestão de empresas."
BEATRIZ CARRAPATOSO
ALUMNA, LTP LABS
"A FEUP e o Mestrado de Engenharia e Gestão Industrial abriram-me os horizontes e fizeram-me querer voar mais alto."
MARIANA VERGUEIRO
ESTUDANTE MEGI
...pude comprovar, por um lado, o rigor e exigência associados ao curso, que se transformam num amplo leque de áreas de conhecimento e oportunidades que...
DIOGO FELISBERTO
ALUMNUS, KAIZEN INST
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut a
MIGUEL MACEDO
ESTUDANTE
"...escolher a FEUP foi fácil - pela reputação conhecida do curso, pela qualidade do ensino da FEUP e pelas conversas que tive com alumni do curso."

Vídeos

Cooperação com Empresas

PERFIL DO CURSO

Considerando a desintegração do Mestrado Integrado apenas a partir de 2021/2022, dando origem aos cursos de Licenciatura e de Mestrado separadamente, a seguinte informação tem por base dados de anos académicos anteriores, relativos aos estudantes do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial. Os dados baseiam-se nas estatísticas de ingresso da FEUP, bem como em informação disponível no Portal Infocursos.

55%

45%

4% Estudantes Internacionais

CANDIDATOS POR VAGA

7

651

CANDIDATOS
AO CURSO

3,8

CANDIDATOS POR VAGA
EM 1ª OPÇÃO

97%

ESTUDANTES COLOCADOS
SÃO EM 1ª OPÇÃO

Cooperação com Empresas

APÓS A LICENCIATURA

Após concluir a Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial poderá candidatar-se ao respetivo Mestrado, em Engenharia e Gestão Industrial. Em alternativa, a FEUP oferece um vasto conjunto de cursos de 2º Ciclo em Engenharia e áreas multidisciplinares. Aconselhamos a análise dos objetivos e requisitos de admissão dos cursos que possam ser do seu interesse.

MESTRADO EM ENGENHARIA E GESTÃO INDUSTRIAL

MESTRADO EM ENGENHARIA DE SERVIÇOS

MESTRADO EM INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO TECNOLÓGICO

CONSULTE AQUI A LISTA COMPLETA DE MESTRADOS
Cooperação com Empresas

EVENTOS

Ao longo do ano são organizados vários eventos de esclarecimento acerca da Profissão de Engenheiro em geral e dos cursos da FEUP em particular. Para os alunos do ensino secundário os eventos podem incluir palestras nas respetivas escolas ou então visitas guiadas aos laboratórios da FEUP.

Mas são várias as possibilidades direcionadas também a alunos que já estão no ensino superior e que pretendem saber mais sobre os cursos da FEUP, desde apresentações ao agendamento de uma sessão privada para tirar dúvidas sobre o curso. Verifique todas as iniciativas na página fe.up.pt/profissaoengenheiro

Cooperação com Empresas

CONTACTOS DO CURSO

Secretariado:
Soledade Medeiros
Tel.: 22 508 2133; 22 041 3439
E-mail: secdegi@fe.up.pt

Cooperação com Empresas

FAQ