APRESENTAÇÃO

A Licenciatura em Engenharia Informática e Computação (L.EIC) é um curso oferecido em conjunto pela FEUP e pela FCUP, numa iniciativa com vista a reforçar a oferta de formação superior em Engenharia Informática na Universidade do Porto e assim responder às necessidades da sociedade nesta área de grande evolução e impacto. O curso funciona nas instalações da FEUP.

O objetivo geral da L.EIC é promover a excelência da qualificação nos fundamentos científicos e técnicos da Engenharia Informática e Computação (EIC), habilitando os licenciados para aprofundar estudos a nível de 2º ciclo com vista ao desempenho de funções de liderança e inovação em contextos complexos, ou ingressar no mercado de trabalho para desempenhar funções ao nível do desenvolvimento e operação de sistemas baseados em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Para isso, oferece uma formação que concilia:

  • formação cuidada nas ciências básicas de Engenharia, nomeadamente Matemática e Física;
  • formação de base abrangente nas grandes áreas científicas e técnicas de EIC (programação, algoritmos, arquitetura de computadores, sistemas operativos, redes de computadores, engenharia de software, bases de dados, cibersegurança, computação gráfica, interação e inteligência artificial), alinhada com as boas práticas e recomendações internacionais, nomeadamente do ACM e IEEE;
  • formação flexível em competências transversais.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

De forma geral, os objetivos são adquirir com a necessária proficiência conhecimentos de ciências básicas, como Matemática e Física, e ciências de engenharia e de tecnologias na área das TIC, bem como capacidades e atitudes pessoais, profissionais e interpessoais, e ser capaz de os utilizar na resolução de problemas no domínio das TIC e na conceção, projeto, implementação e operação de sistemas baseados em TIC no contexto social e empresarial.
De forma mais específica, os objetivos são adquirir com a necessária proficiência competências de nível e-3 (licenciatura) do European e-Competence Framework (e.g., Application Design, Application Development, Testing, Information & Knowledge Management, Information Security Management) e ser capaz de desempenhar funções profissionais indicadas nos European ICT Professionals Role Profiles que requerem essas competências, nomeadamente integrando equipas de desenvolvimento de aplicações e de operações de TIC.

TAXA DE CANDIDATURA
Varia por regime de ingresso

LÍNGUA
Português

PROPINAS
Consulte aqui os valores

PERÍODO LETIVO
Setembro-Junho

DURAÇÃO
3 anos

CANDIDATURAS
Prazos variam por regime de ingresso

REGIME
Diurno

REGIME GERAL DE ACESSO 2021/2022

DISCIPLINAS ESPECÍFICAS 2021/2022
Física e Química
Matemática A

ou

Matemática A
Português

NUMERUS CLAUSUS
266

  Plano de estudos

Plano Curricular Completo
Cooperação com Empresas

TESTEMUNHOS

MARIANA AGUIAR
ESTUDANTE
O que me mantém motivada é o facto de no curso estarmos sempre a resolver problemas, a arranjar novas e criativas soluções
AFONSO RAMOS
ESTUDANTE
Com a FEUP posso dizer que tenho mais poder sobre o meu futuro, e perante qualquer dúvida, recomendo a FEUP sempre!
ANDRÉ LAGO
ALUMNUS, GOOGLE
"Quando entrei na FEUP tinha o sonho de trabalhar numa empresa grande como a Google, e graças ao que aprendi consegui cumprir esse sonho mesmo antes de terminar..."

Vídeos

Cooperação com Empresas

PERFIL DO CURSO

Considerando a desintegração do Mestrado Integrado apenas a partir de 2021/2022, dando origem aos cursos de Licenciatura e de Mestrado separadamente, a seguinte informação tem por base dados de anos académicos anteriores, relativos aos estudantes do Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação. Os dados baseiam-se nas estatísticas de ingresso da FEUP, bem como em informação disponível no Portal Infocursos.

82%

18%

4% Estudantes Internacionais

CANDIDATOS POR VAGA

5,45

942

CANDIDATOS
AO CURSO

2,12

CANDIDATOS POR VAGA
EM 1ª OPÇÃO

89%

ESTUDANTES COLOCADOS
SÃO EM 1ª OPÇÃO

Cooperação com Empresas

APÓS A LICENCIATURA

Após concluir a Licenciatura em Engenharia Informática e Computação poderá candidatar-se ao respetivo Mestrado, em Engenharia Informática e Computação. Em alternativa, a FEUP oferece um vasto conjunto de cursos de 2º Ciclo em Engenharia e áreas multidisciplinares. Aconselhamos a análise dos objetivos e requisitos de admissão dos cursos que possam ser do seu interesse.

MESTRADO EM ENGENHARIA INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃO
MESTRADO EM ENGENHARIA DE REDES E SISTEMAS INFORMÁTICOS

CONSULTE A LISTA COMPLETA DE MESTRADOS DA FCUP

CONSULTE  A LISTA COMPLETA DE MESTRADOS DA FEUP
Cooperação com Empresas

EVENTOS

Ao longo do ano são organizados vários eventos de esclarecimento acerca da Profissão de Engenheiro em geral e dos cursos da FEUP em particular. Para os alunos do ensino secundário os eventos podem incluir palestras nas respetivas escolas ou então visitas guiadas aos laboratórios da FEUP.

Mas são várias as possibilidades direcionadas também a alunos que já estão no ensino superior e que pretendem saber mais sobre os cursos da FEUP, desde apresentações ao agendamento de uma sessão privada para tirar dúvidas sobre o curso. Verifique todas as iniciativas na página fe.up.pt/profissaoengenheiro

Cooperação com Empresas

CONTACTOS DO CURSO

Secretariado:
Tel.: 22 508 2134
E-mail: secdei
@fe.up.pt