APRESENTAÇÃO

A Licenciatura em Engenharia de Materiais (L.EMAT) tem como principal objetivo conferir uma formação abrangente em Ciência de Materiais e Engenharia. Ao longo dos seis semestres do ciclo de estudos, assegura-se uma sólida formação em Ciências Básicas (Matemática, Química, Física), Ciências de Engenharia (Desenho e Métodos Computacionais) e Ciência e Tecnologia de Materiais, com uma forte componente de ensino prático e laboratorial.

Assegura-se, ainda, o desenvolvimento de competências transversais para a atividade de Engenharia ao longo do ciclo de estudos e de uma experiência em contexto real de trabalho no âmbito do projeto de licenciatura.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

O principal objetivo é o de formar licenciados com conhecimentos abrangentes em Ciências Básicas (Matemática, Química, Física) e em Ciências de Engenharia (Desenho e Métodos Computacionais), para além de conhecimentos específicos em Engenharia de Materiais que incluem uma visão ampla das propriedades, processamento e aplicações das grandes classes de Materiais (Metálicos, Cerâmicos e Poliméricos, onde se incluem os Nanomateriais e Biomateriais).

Apesar de se tratar de uma formação de carácter abrangente, contemplando, inequivocamente, a progressão para a formação em segundo ciclo, a L.EMAT também prepara os estudantes para:

  • intervir no vasto campo da Engenharia de Materiais;
  • analisar e resolver problemas de engenharia em contextos diversificados, incluindo nessa análise os aspetos sociais, científicos e éticos mais relevantes;
  • interagir com os pares dentro de equipas multidisciplinares, numa atitude colaborativa e de responsabilidade profissional e ética.

TAXA DE CANDIDATURA
Varia por regime de ingresso

LÍNGUA
Português

PROPINAS
Consulte aqui os valores

PERÍODO LETIVO
Setembro-Junho

DURAÇÃO
3 anos

CANDIDATURAS
Prazos variam por regime de ingresso

REGIME
Diurno

REGIME GERAL DE ACESSO 2021/2022

DISCIPLINAS ESPECÍFICAS 2021/2022
Física e Química
Matemática A

NUMERUS CLAUSUS
35

  Plano de estudos

Cooperação com Empresas
Plano Curricular Completo
Cooperação com Empresas

TESTEMUNHOS

MARIA JOÃO VIEIRA
ALUMNA
Em toda a minha carreira profissional, sempre senti que o curso de Engenharia de Materiais me tinha preparado a vários níveis e com competências variadas, o que me ajudou imenso a ser bem sucedida nos
CÉSAR MACHADO
ALUMNUS
"...estou completamente satisfeito com este curso repleto de oportunidades, qualidade de ensino, excelente corpo docente, versatilidade..."
FRANCISCO OLIVEIRA
ALUMNUS
um curso que balanceava diferentes áreas como a matemática, química e física e acima de tudo fortemente enraizado com o setor industrial.
CATARINA TEIXEIRA
ALUMNA
Acho que quando entrei para a faculdade não tinha a perceção de quanto a FEUP e o MIEMM me podiam dar a nível pessoal.

Vídeos

Cooperação com Empresas

PERFIL DO CURSO

Considerando a desintegração do Mestrado Integrado apenas a partir de 2021/2022, dando origem aos cursos de Licenciatura e de Mestrado separadamente, a seguinte informação tem por base dados de anos académicos anteriores, relativos aos estudantes do Mestrado Integrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais. Os dados baseiam-se nas estatísticas de ingresso da FEUP, bem como em informação disponível no Portal Infocursos.

66%

34%

6% Estudantes Internacionais

CANDIDATOS POR VAGA

4,50

198

CANDIDATOS
AO CURSO

0,27

CANDIDATOS POR VAGA
EM 1ª OPÇÃO

18%

ESTUDANTES COLOCADOS
SÃO EM 1ª OPÇÃO

Cooperação com Empresas

APÓS A LICENCIATURA

Após concluir a Licenciatura em Engenharia de Materiais poderá candidatar-se ao respetivo Mestrado, em Engenharia de Materiais. Em alternativa, a FEUP oferece um vasto conjunto de cursos de 2º Ciclo em Engenharia e áreas multidisciplinares. Aconselhamos a análise dos objetivos e requisitos de admissão dos cursos que possam ser do seu interesse.

MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS
MESTRADO EM ENGENHARIA MECÂNICA

MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA

CONSULTE AQUI A LISTA COMPLETA DE MESTRADOS
Cooperação com Empresas

EVENTOS

Ao longo do ano são organizados vários eventos de esclarecimento acerca da Profissão de Engenheiro em geral e dos cursos da FEUP em particular. Para os alunos do ensino secundário os eventos podem incluir palestras nas respetivas escolas ou então visitas guiadas aos laboratórios da FEUP.

Mas são várias as possibilidades direcionadas também a alunos que já estão no ensino superior e que pretendem saber mais sobre os cursos da FEUP, desde apresentações ao agendamento de uma sessão privada para tirar dúvidas sobre o curso. Verifique todas as iniciativas na página fe.up.pt/profissaoengenheiro

Cooperação com Empresas

CONTACTOS DO CURSO

Secretariado:
Tel.: 22 041 3111
E-mail: l.emat@fe.up.pt