APRESENTAÇÃO

O Mestrado em Bioengenharia tem como principal objetivo a formação especializada de estudantes no sentido de abordar de uma forma multidisciplinar problemas complexos de biomedicina e de biotecnologia industrial sob as perspetivas da engenharia dos dispositivos, de processos e da engenharia molecular, promovendo a capacidade de compreensão sistemática num domínio específico. Pretende-se que os graduados sejam capazes de conceber, projetar, implementar ou manter sistemas e serviços em domínios específicos da Bioengenharia. Pretende-se também assegurar que os estudantes adquiram conhecimentos teóricos e experimentais avançados num no limitado de técnicas de investigação, para desenvolver capacidades de realização de investigação científica de alto nível de carácter fundamental e/ou aplicado, segundo os padrões de qualidade e éticos internacionalmente aceites. Nos objetivos de formação incluem-se ainda o desenvolvimento de competências transversais direta ou indiretamente relacionadas com a área científica ciclo de estudos.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Os mestres em Bioengenharia devem ser capazes de conceber, projetar, implementar e operar sistemas complexos, geradores de valor acrescentado, num contexto de sustentabilidade ambiental e social, e de ética profissional e social. Acresce uma formação cívica integral, com formação extracurricular. Os estudantes devem adquirir capacidades e atitudes que lhes proporcionem o desempenho desejável em trabalho de grupo em ambientes multiculturais e multidisciplinares, na inovação, e como agentes de mudança. Os objetivos da aprendizagem do M.BIO foram desenhados tendo por base os referenciais CDIO e EUR-ACE.

Os descritores CDIO visam a aquisição de proficiência em: ciências básicas; ciências da engenharia; tecnologias da sua área de formação; gestão de projeto, implementação e operação de sistemas; capacidades e atitudes interpessoais e profissionais; e conceção, projeto, operação de sistemas na empresa e no contexto social. Estes descritores estão já adaptados às exigências da acreditação nos EUA pelo ABET.

botão website

TAXA DE CANDIDATURA
55€

LÍNGUA
Inglês

PROPINAS
Consulte aqui os valores

PERÍODO LETIVO
Setembro-Junho

DURAÇÃO
2 anos

CANDIDATURAS
Prazos variam por regime de ingresso

REGIME
Diurno

VAGAS

1ª Fase 2

2ª Fase 3

3ª fase 10

  Plano de estudos

Plano Curricular Completo
Cooperação com Empresas

TESTEMUNHOS

EDUARDO PINHO
ESTUDANTE
falei com alunos dos cursos, tendo decidido candidatar-me unicamente a Bioengenharia na FEUP/ICBAS, um curso que parecia interessante, e em duas grandes faculdades!
ZIZINA FALÉ
ESTUDANTE
A quem entrar na FEUP, espero que faça amigos para a vida toda, que a FEUP supere as expectativas e que tenham os melhores anos da vida, como eu estou a ter.
PAULO MAIA
ESTUDANTE
Tenho interesse pela aplicação da Engenharia na solução de problemas da área da saúde, e a passagem por unidades curriculares pertencentes a diferentes departamentos da FEUP permitiu-me entender o...

Vídeos

Cooperação com Empresas

EVENTOS

Ao longo do ano são organizados vários eventos de esclarecimento acerca da Profissão de Engenheiro em geral e dos cursos da FEUP em particular. Para os alunos do ensino secundário os eventos podem incluir palestras nas respetivas escolas ou então visitas guiadas aos laboratórios da FEUP.

Mas são várias as possibilidades direcionadas também a alunos que já estão no ensino superior e que pretendem saber mais sobre os cursos da FEUP, desde apresentações ao agendamento de uma sessão privada para tirar dúvidas sobre o curso. Verifique todas as iniciativas na página fe.up.pt/profissaoengenheiro

Cooperação com Empresas

CONTACTOS DO CURSO

Secretariado:
Célia Cerqueira
Tel.: 22 508 1673
E-mail: catc@fe.up.pt