APRESENTAÇÃO

O Mestrado em Ciência da Informação (MCI) proporciona uma formação avançada em Ciência da Informação, dirigida a quem pretender seguir uma carreira profissional ou de investigação nesta área. Este mestrado é da responsabilidade conjunta da Faculdade de Engenharia e da Faculdade de Letras e tem os seguintes objetivos:

  • proporcionar uma formação científica sólida, garantindo uma preparação de excelência para o exercício de uma profissão que se consubstancia na capacidade de descobrir, avaliar, organizar, dar acesso e preservar informação, independentemente do seu formato ou suporte, em contextos de utilização diversos;
  • proporcionar uma formação profissional de elevada qualidade com competências técnicas e sociais sólidas no domínio da gestão da informação permitindo resolver problemas e atuar em contextos multidisciplinares; trabalhar em equipa e em ambientes de colaboração aplicando as suas competências específicas; comunicar eficazmente com públicos especialistas e não-especialistas; e refletir nas responsabilidades sociais e éticas ligadas à aplicação do seu conhecimento;
  • formar para a empregabilidade, ou seja, para o exercício de uma atividade profissional que pode ser desenvolvida no seio das mais diversas organizações, no setor público ou privado, através da criação de relações estreitas com potenciais empregadores, via dissertações, projetos e outras formas de colaboração.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Os diplomados do MCI têm competências específicas de gestão de informação e um conjunto de competências transversais que os habilitam a desempenhar, com relevância, funções em que a Informação desempenhe um papel central:

  • no setor privado, em empresas dos mais variados setores, por exemplo, desenvolvimento e comercialização de software, consultoria em tecnologias da informação, produtores de conteúdos, produção industrial, serviços, instituições privadas de ensino, fundações;
  • no setor público com destaque para a Administração Central e Local (serviços centrais e autárquicos, arquivos e bibliotecas), Universidades (serviços administrativos/departamentais, centros de estudos/investigação, serviços de biblioteca e documentação e de arquivo), e Museus.
botão website

TAXA DE CANDIDATURA
55€

LÍNGUA
Português, com algumas Unidades Curriculares lecionadas em inglês

PROPINAS
Consulte aqui os valores

PERÍODO LETIVO
Setembro-Junho

DURAÇÃO
2 anos

CANDIDATURAS
Prazos variam por regime de ingresso

REGIME
Diurno

VAGAS

1ª Fase 5

2ª Fase 5

3ª fase 15

  Plano de estudos

Plano de Estudos completo
Cooperação com Empresas

TESTEMUNHOS

MARIANA HENRIQUES
ALUMNA, 2020
O MCI consegue oferecer um elevado nível de empregabilidade ... podemos trabalhar em diversos ramos o que nos permite alargar o leque de oportunidades de emprego
CATARINA FONSECA
ALUMNA, 2020
Se hoje tivesse que me candidatar a um mestrado sem dúvida que voltaria a escolher o MCI!
MIGUEL AZEVEDO
ALUMNUS, 2020
Se procuram um curso que ofereça um plano de estudos interessante, empregabilidade elevada, e segurança para o futuro, considerem o MCI.
VITOR SILVA
ALUMNUS, 2014
A licenciatura e o mestrado em Ciência da Informação foram fundamentais para o meu percurso profissional. Abriram-me um leque de perspetivas e oportunidades até então desconhecido.
MARIA ALMEIDA
ALUMNA, 2013
O MCI fornece, a meu ver, uma perspectiva holística da área de Gestão da Informação, o que permite uma flexibilidade num mercado de trabalho que está em constante mutação.

Vídeos

Cooperação com Empresas

PERFIL DO CURSO

Esta informação tem por base os dados disponíveis no Portal Infocursos.

45%

55%

36% Estudantes Internacionais

89,7%

MANTÉM INSCRIÇÃO NO CURSO APÓS 1 ANO
Cooperação com Empresas

EVENTOS

A FEUP organiza pontualmente eventos de esclarecimento a potenciais candidatos de licenciatura e de mestrado. Esses eventos são anunciados no site Estudar e nas redes sociais da Faculdade, nomeadamente o Instagram e o Facebook. Pode também entrar em contacto connosco para procurar obter informações antecipadas.

Cooperação com Empresas

CONTACTOS DO CURSO

Secretariado:
Tel.: (+351) 22 508 2134
E-mail: mci@fe.up.pt