APRESENTAÇÃO

Tento em vista a aquisição de competências para desempenho pleno da profissão de Engenheiro(a) do Ambiente, a estrutura curricular do curso apresenta UCs do tipo teórico/teórico-prático (T/TP), teórico-prático (TP), laboratorial (PL) e de orientação tutorial (OT). São realizadas aulas expositivas com enfoque nos fundamentos teóricos e sua aplicação (T/TP ou TP). Nas aulas PL realizam-se trabalhos práticos, geralmente em grupo. Os estudantes participam em visitas de estudo, assistem a palestras e concretizam trabalhos com forte aplicação prática. O processo de ensino-aprendizagem está centrado no trabalho autónomo e tutorado do estudante; é efetuada uma monitorização da evolução e da aquisição de conhecimentos, valorizando a sua participação e realizando avaliações periódicas.

As UCs de anteprojeto e de dissertação propiciam trabalho autónomo com tutoria por um docente da especialidade. As metodologias de ensino e avaliação são diversas e adequadas para aquisição dos conhecimentos e a obtenção das aptidões e competências técnicas, pessoais, interpessoais definidas para o ciclo de estudos.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

O Mestrado em Engenharia do Ambiente tem como principal objetivo promover a excelência da qualificação em aspetos centrais da engenharia do ambiente, incluindo a capacidade para projetar e implementar tecnologias preventivas, de intervenção, de abatimento e de reabilitação por forma a minorar ou a eliminar os efeitos da poluição e a diminuir a intensidade de utilização dos recursos naturais, minimizando os impactos negativos da atividade humana no Ambiente.

Para tal, oferece uma formação que deverá estar sustentada numa forte formação prévia nas ciências básicas assim como nas ciências de engenharia (adquirida ou consolidada neste de acordo com o perfil dos candidatos).

Adicionalmente, oferece uma formação abrangente nas grandes áreas científicas e técnicas da Engenharia do Ambiente, garantindo o tratamento aprofundado dos seus aspetos formativos essenciais. Por fim, permite o aprofundamento de conhecimentos em tópicos do interesse de cada estudante, nomeadamente através da escolha de unidades curriculares optativas.

botão website

TAXA DE CANDIDATURA
55€

LÍNGUA
Inglês

PROPINAS
Consulte aqui os valores

PERÍODO LETIVO
Setembro-Junho

DURAÇÃO
2 anos

CANDIDATURAS
Prazos variam por regime de ingresso

REGIME
Diurno

VAGAS
1ª Fase 4

2ª Fase 4

3ª Fase 7

  Plano de estudos

Plano Curricular Completo
Cooperação com Empresas

TESTEMUNHOS

Daniel Tavares
ESTUDANTE
Passados mais de 4 anos depois da minha tomada de decisão de frequentar Engenharia do Ambiente na FEUP, não poderia estar mais orgulhoso da minha escolha.
Sara Pardilhó
ALUMNA, Bolseira de Doutoramento FCT
Sempre tive a FEUP como referência a nível nacional, aliás a sua excelência é distinguida internacionalmente nas diversas áreas de Engenharia.
Sofia Maia
ESTUDANTE
Destas experiências, destaco a realização de Erasmus, no meu caso, na Finlândia, do contacto que já tive oportunidade de ter com o mundo da investigação
FRANCISCO FERREIRA
ESTUDANTE
Sempre acreditei e compreendi que o futuro da humanidade depende da forma como cuidamos da nossa casa Comum, a Terra.
MARIANA SÁ
ESTUDANTE
Neste último ano prestes a concluir o mestrado em Engenharia do Ambiente, posso afirmar com toda a certeza que em nada me arrependo da minha escolha.
OCTÁVIA VIEIRA
ESTUDANTE
Escolhi o curso de Engenharia do Ambiente por ser um curso cada vez mais atual que pretende solucionar tecnologicamente problemas ambientais para um desenvolvimento sustentável...

Vídeos

Cooperação com Empresas

EVENTOS

Ao longo do ano são organizados vários eventos de esclarecimento acerca da Profissão de Engenheiro em geral e dos cursos da FEUP em particular. Para os alunos do ensino secundário os eventos podem incluir palestras nas respetivas escolas ou então visitas guiadas aos laboratórios da FEUP.

Mas são várias as possibilidades direcionadas também a alunos que já estão no ensino superior e que pretendem saber mais sobre os cursos da FEUP, desde apresentações ao agendamento de uma sessão privada para tirar dúvidas sobre o curso. Verifique todas as iniciativas na página fe.up.pt/profissaoengenheiro

Cooperação com Empresas

CONTACTOS DO CURSO

Secretariado:
Célia Cerqueira
Tel.: 22 508 1673
E-mail: catc@fe.up.pt