APRESENTAÇÃO

O objetivo primeiro do M.EIC é promover a excelência da qualificação em desenvolvimentos recentes e aspetos avançados da Engenharia Informática (EI), com aplicação à conceção, projeto, implementação e operação de sistemas informáticos e à integração das TIC nos ambientes organizacionais, habilitando assim os seus graduados para desempenhar funções de grande responsabilidade e funções de liderança em contextos complexos, multidisciplinares e com foco na inovação, ou para prosseguir para doutoramento.

Para isso, oferece uma formação conciliando:

  • uma formação comum nos desenvolvimentos mais recentes nas grandes áreas científicas e técnicas de EI;
  • uma formação especializada em tópicos avançados de EI do interesse de cada estudante, via UCs optativas;
  • uma formação flexível em aspetos complementares de Gestão e Competências Transversais.

O ciclo de estudos compreende 40.5 ECTS de UCs obrigatórias, 49.5 de UCs optativas e 30 de Dissertação.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

i) De forma geral, e com referência aos descritores CDIO, adquirir com a necessária proficiência conhecimentos de ciências de engenharia (1.2) e de tecnologias (1.3) na área das TIC, bem como conhecimentos de gestão (1.4) e capacidades e atitudes pessoais, profissionais (2) e interpessoais (3), e ser capaz de os utilizar na resolução, antecipação e prevenção de problemas complexos no domínio das TIC (1.1) e na conceção, projeto, implementação e operação de sistemas complexos baseados em TIC no contexto social e empresarial (1, 4).

ii) De forma mais específica, ser capaz de desempenhar funções profissionais indicadas nos European ICT Professional Role Profiles que requerem competências de nível e-4 (mestrado) do European e-Competence Framework (e.g., Devops Expert, Data Scientist, Cyber Security Specialist, Solution Designer), incluindo funções de grande responsabilidade em contextos complexos e com foco na inovação e funções de liderança em projetos multidisciplinares no domínio das TIC.

botão website

TAXA DE CANDIDATURA
55€

LÍNGUA
Inglês

PROPINAS
Consulte aqui os valores

PERÍODO LETIVO
Setembro-Junho

DURAÇÃO
2 anos

CANDIDATURAS
Prazos variam por regime de ingresso

REGIME
Diurno

VAGAS

1ª Fase 6

2ª Fase 7

3ª Fase 7

  Plano de estudos

Plano Curricular Completo
Cooperação com Empresas

TESTEMUNHOS

MARIANA AGUIAR
ESTUDANTE
O que me mantém motivada é o facto de no curso estarmos sempre a resolver problemas, a arranjar novas e criativas soluções
AFONSO RAMOS
ESTUDANTE
Com a FEUP posso dizer que tenho mais poder sobre o meu futuro, e perante qualquer dúvida, recomendo a FEUP sempre!
ANDRÉ LAGO
ALUMNUS, GOOGLE
"Quando entrei na FEUP tinha o sonho de trabalhar numa empresa grande como a Google, e graças ao que aprendi consegui cumprir esse sonho mesmo antes de terminar..."

Vídeos

Cooperação com Empresas

EVENTOS

Ao longo do ano são organizados vários eventos de esclarecimento acerca da Profissão de Engenheiro em geral e dos cursos da FEUP em particular. Para os alunos do ensino secundário os eventos podem incluir palestras nas respetivas escolas ou então visitas guiadas aos laboratórios da FEUP.

Mas são várias as possibilidades direcionadas também a alunos que já estão no ensino superior e que pretendem saber mais sobre os cursos da FEUP, desde apresentações ao agendamento de uma sessão privada para tirar dúvidas sobre o curso. Verifique todas as iniciativas na página fe.up.pt/profissaoengenheiro

Cooperação com Empresas

CONTACTOS DO CURSO

Secretariado:
Tel.: 22 508 2134
E-mail: secretariado.meic@fe.up.pt