Qual é a tua posição profissional atual? Como chegaste até aqui?

A minha posição profissional essencialmente é a de Consultor Funcional, implemento o ERP Sage X3 na área de Distribuição, Logística e Stocks em médias/grandes empresas. O meu percurso profissional iniciou-se um pouco antes da licenciatura, pelo que sempre fui tabalhador-estudante. Nessa fase trabalhei em restauração, no retalho (Worten e Lightning Bolt) e na multinacional IKEA.
Durante o mestrado fiz estágio no Centro Hospitalar de São João e mantive-me por mais um ano.
Por fim, iniciei o meu percurso na empresa onde trabalho actualmente XPLOR Business Solutions, obtendo experiencias de trabalho internacionais, passando pelo Brasil, Espanha, França e Reino Unido.

Como é que o MCI contribuiu para o teu percurso profissional?

A licenciatura e o mestrado em Ciência da Informação foram fundamentais para o meu percurso profissional. Abriram-me um leque de perspetivas e oportunidades até então desconhecido. O perfil técnico e orientado para as soft skills que desenvolvemos em Ciência da Informação permite-nos preencher uma espaço existente dentro das TI (tecnologias da informação). O espaço a que me refiro encontra-se entre o programador com grandes competências técnicas e o cliente com necessidades operacionais. O mestrado e a licenciatura preparou-me para ser esse elo de ligação, onde é fundamental a capacidade de entendimento de negócio, processos e operação, mas também a sua correcta transcrição técnica, através de documentos de levantamento de requisitos, com linguagem UML por exemplo.
Esta foi uma perceção que tive após entrar no mercado de trabalho especializado.

Dada a tua experiência, recomendarias o MCI para quem pretende ser um profissional na área da Gestão da Informação? Porquê?

A formação académica em Ciência da Informação foi das melhores experiencias da minha vida, tive a oportunidade de contactar e conhecer pessoas extraordinárias, quer a nível de docentes, colegas de curso e inclusive de diferentes cursos. O ambiente universitário da UP é um estimulo fantástico e em particular o MCI permitiu-me colocar em prática alguns conhecimentos técnicos e desenvolver um projecto muito gratificante no Hospital de São João, relacionado com a criação de uma base de dados de gestão dos acidentes de trabalho. Pude contactar de perto com problemas reais e ser parte envolvida na sua solução, o que para mim foi uma grande mais-valia. Em suma, naturalmente que recomendaria o MCI a qualquer interessado em gestão de informação, será um esforço muito bem empregue com ótimas perspetivas de retorno.