Concluí o meu percurso académico em 2020, após 5 anos na área da Ciência da Informação, primeiro com a LCI e, posteriormente, com o MCI.
O caminho pelas encostas sinuosas desta área científica foi marcado inicialmente pela incerteza derivada da grande variedade de disciplinas que alberga. Exemplificando, se por um lado frequentei a cadeira de Linguística, também passei por Análise de Sistemas de Informação, e Fundamentos de Gestão, 3 vertentes distintas do saber.
Naturalmente, colocava-se a pergunta: O que é que um individuo formado numa área tão abrangente, pode oferecer a uma empresa no mercado de trabalho?
Esta pergunta foi recorrente durante a Licenciatura, e em retrospetiva, apenas saciada por uma escolha acertada em ingressar no MCI.
Subitamente, as disciplinas familiares, porém diferentes, deste curso, pintavam uma imagem clara do que é um profissional da informação: Alguém capaz de fazer a ponte entre a vertente Humana, tecnológica e de negócio, para responder às mais variadas necessidades das empresas.
Assim, posicionámo-nos como o intermediário entre o utilizador e o programador, o elo de ligação entre os dados e os objetivos de negócio, e a resposta entre a necessidade de informação e o documento.
E, posto o término do curso, não só ganhei os conhecimentos da área e a consciencialização do que posso oferecer no mercado de trabalho, como também o próprio emprego que desempenho atualmente, como investigador no INESC TEC, instituição onde desenvolvi a minha dissertação, e que me ofereceu posteriormente a continuação do trabalho após a finalizar.
Aqui, dou por mim a recordar aulas, powerpoints e testes, para realizar tarefas que darão origem a um sistema empresarial inovador que revolucionará a forma como um produto é desenvolvido, utilizando para isso conhecimentos específicos de levantamento de requisitos e gestão de conhecimento. E nestes momentos sinto a maior realização pessoal, ao perceber que tomei a opção correta ao ingressar no MCI.
Assim dou por terminado este testemunho, que no fim de contas, serve como pitch a este curso. Se procuram um que ofereça um plano de estudos interessante, empregabilidade elevada, e segurança para o futuro, considerem o MCI.