Sobre o curso

SOBRE O CURSO

O que é a Engenharia do Ambiente?

É uma área da engenharia que combina as ciências físicas e do ambiente com as ciências tecnológicas (de engenharia). Os profissionais desta área dedicam-se à prevenção e identificação de efeitos ambientais perversos, à aplicação de tecnologias para os solucionar bem como à integração no desenvolvimento industrial e social, de soluções sustentáveis.

A quem se destina este mestrado?

A candidatos com formação prévia em Engenharia do Ambiente, em outras áreas da Engenharia ou em Ciências do Ambiente que pretendam adquirir as competências necessárias para o pleno exercício da profissão de Engenheiro do Ambiente.

+ Info

OBJECTIVOS

Promover a excelência da qualificação em aspetos centrais da engenharia do ambiente, incluindo a capacidade para projetar e implementar tecnologias preventivas, de intervenção, de abatimento e de reabilitação por forma a minorar ou a eliminar os efeitos da poluição e a diminuir a intensidade de utilização dos recursos naturais, minimizando os impactes negativos da atividade humana no Ambiente.

Através da formação abrangente nas grandes áreas científicas e técnicas da Engenharia do Ambiente – sustentada na formação em ciências básicas e de engenharia, formação esta adquirida previamente ou consolidada durante o mestrado – o M.EA garante o tratamento aprofundado dos aspetos formativos essenciais. Simultaneamente, permite o aprofundamento de conhecimentos em tópicos do interesse de cada estudante através da escolha de unidades curriculares optativas.

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS

  • Desenvolver a capacidade para projetar, implementar e operar tecnologias de prevenção, intervenção e reabilitação de forma a diminuir ou eliminar os impactes negativos da atividade humana no Ambiente;
  • Desenvolver a capacidade de utilizar, com proficiência, ferramentas de apoio à decisão, nomeadamente de gestão ambiental e empresarial.

ESTE MESTRADO PERMITE

  •  Obter conhecimento especializado na conceção, desenvolvimento e operação de tecnologias ambientais, nomeadamente, instalações de tratamento de efluentes gasosos, líquidos e de resíduos sólidos assim como de reabilitação de solos;
  • Adquirir conhecimentos relativamente à monitorização e avaliação ambiental (ex. Avaliação de Impacte Ambiental e Avaliação Ambiental Estratégica);
  • Adquirir conhecimentos integrados de gestão ambiental e empresarial para uma avaliação conjunta dos aspetos económico/financeiros e dos aspetos ambientais assim como das questões de direito ambiental.

COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS

Para além de uma unidade curricular totalmente dedicada ao desenvolvimento de competências transversais, são múltiplas as circunstâncias em que os estudantes são colocados em condições ótimas para o desenvolvimento pessoal e das competências interpessoais e transversais.

Destacam-se os múltiplos trabalhos de grupo – constantes ao longo de toda a formação – que contribuem diretamente para o desenvolvimento de um diverso número de competências como a comunicação entre pares, escuta ativa, empatia, colaboração, proatividade e gestão de conflitos.

DIPLOMA

O M.EA resulta da divisão do anterior Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente (MIEA) da FEUP em dois ciclos de estudos independentes, de forma a dar cumprimento ao artigo 19.º do Decreto-Lei n.º 65/2018 de 16 de agosto, sendo o M.EA o 2º desses ciclos. O M.EA está estruturado em 4 semestres, totalizando 120 ECTS, culminando na realização de uma Dissertação, que decorre no último semestre do plano de estudos.

O ciclo de estudos é composto por:

  • um curso de mestrado, não conferente de grau, constituído por um conjunto organizado de unidades curriculares a que correspondem 90 créditos ECTS. Confere um diploma de curso de mestrado (não conferente de grau) em Engenharia do Ambiente. A atribuição do diploma não conferente de grau só poderá ocorrer no 2º ano;
  • uma dissertação de natureza científica original e especificamente realizada para este fim, a que correspondem 30 do total dos 120 créditos ECTS do ciclo de estudos; a defesa em provas públicas da dissertação permitirá a obtenção do grau de mestre em Engenharia do Ambiente.

ACREDITAÇÕES
O ciclo de estudo encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). Mais informação pode ser encontrada nos relatórios produzidos pela A3ES

– Info

Saídas Profissionais

Os alunos graduados com o Mestrado em Engenharia do Ambiente devem estar preparados para assumir imediatamente o exercício pleno da profissão de Engenheiro do Ambiente em indústrias, em empresas das mais diversas áreas assim como na área específica ambiental, em gabinetes de projeto, em serviços municipais e em agências governamentais.

Enquanto Engenheiros do Ambiente, os graduados estão aptos a desempenhar funções em diversas áreas, tais como: avaliação ambiental, gestão ambiental, ecologia industrial, gestão de recursos hídricos, abastecimento e tratamento de águas/águas residuais – incluindo projeto e gestão de estações de tratamento – projeto e gestão de sistemas de tratamento de resíduos sólidos, reabilitação de solos e aquíferos, gestão de ecossistemas, alterações climáticas e qualidade do ar, acústica e vibrações, planeamento e ordenamento do território, utilização e implicações ambientais das diferentes fontes de energia, saúde ambiental e segurança no trabalho.

Empregabilidade

A taxa de empregabilidade do MIEA em 2019/2020 foi de 90%.

Os dados baseiam-se no inquérito à Empregabilidade FEUP 2021 e dizem respeito aos graduados do MIEA em 2019/2020 (1.º emprego após término do curso), tendo respondido ao inquérito 74% dos graduados.

Os estudantes encontram o primeiro emprego
15% ANTES DO FIM DO CURSO

ANTES DO FIM DO CURSO

75% ATÉ 6 MESES
PÓS-TERMINO DO CURSO

ATÉ 6 MESES PÓS-TERMINO DO CURSO

Relação da função com o curso

61% TOTALMENTE RELACIONADA

TOTALMENTE RELACIONADA

33% PARCIALMENTE RELACIONADA

PARCIALMENTE RELACIONADA

Primeiro emprego em Portugal/no Estrangeiro

94% PORTUGAL

PORTUGAL

6% ESTRANGEIRO

ESTRANGEIRO

Vídeos

Cooperação com Empresas

Cooperação com Empresas

A forte ligação com o tecido empresarial é um dos pontos fortes do M.EA, sobretudo no âmbito das dissertações. A maior parte das dissertações dos estudantes do M.EA são realizadas em ambiente empresarial, isto é, os estudantes realizam um trabalho científico que vai de encontro a uma necessidade identificada por uma empresa. A colaboração com empresas alonga-se também a outros âmbitos que não só a formação dos estudantes, nomeadamente, estudos de consultoria e projetos de Investigação e Desenvolvimento.
A listagem seguinte apresenta as empresas que colaboraram e/ ou colaboram com o M.EA de acordo com as áreas sobre as quais se debruça a respetiva colaboração:

Lista de Empresas
Cooperação com Empresas

Núcleos e associações

ESTIEM

Somos uma organização estudantil constituída por estudantes dinâmicos e empreendedores, pertencentes aos L.EA e ao M.EA da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Investir tempo, receber conhecimento. Oferta formativa extracurricular reforçada (NEEATalks, workshop, entre outras).

Integrar novos estudantes em meio académico através da oferta de orientação tutorial.

Incentivar à participação pública na elaboração do plano anual de atividades.

Cooperação com Empresas

5 razões para escolher
o MEA da FEUP

Cooperação com Empresas
A Engenharia do Ambiente está reportada no top 5 das profissões de Engenharia do Futuro e as áreas de intervenção de um Engenheiro do Ambiente têm-se vindo a alargar, incluindo a análise de riscos ambientais, o ecodesign, a economia circular, a fiscalidade verde, entre outros.
Cooperação com Empresas
É um curso transversal na FEUP, tirando partido do que melhor há em engenharia do ambiente nos diversos departamentos, com um corpo docente altamente qualificado que cobre todas as áreas relevantes da Engenharia do Ambiente.
Cooperação com Empresas
Abrangente nas grandes áreas científicas e técnicas da Engenharia do Ambiente, o M.EA permite, simultaneamente, a orientação diferenciada dos estudantes, através da escolha das unidades curriculares optativas.
Cooperação com Empresas

É um curso fortemente apoiado no ensino experimental em articulação com atividades de investigação, desenvolvimento e inovação.

Cooperação com Empresas

O M.EA permite e fomenta o intercâmbio de estudantes em parceria com instituições internacionais de prestígio.

Cooperação com Empresas

ACORDOS DE MOBILIDADE

As parcerias para programas de mobilidade Erasmus ou ao abrigo de acordos bilaterais são realizadas com instituições de elevada qualidade, nas várias regiões do globo.

Todos os Acordos
Cooperação com Empresas

TESTEMUNHOS

FRANCISCO FERREIRA
ESTUDANTE
Sempre acreditei e compreendi que o futuro da humanidade depende da forma como cuidamos da nossa casa Comum, a Terra.
MARIANA SÁ
ESTUDANTE
Neste último ano prestes a concluir o mestrado em Engenharia do Ambiente, posso afirmar com toda a certeza que em nada me arrependo da minha escolha.
OCTÁVIA VIEIRA
ESTUDANTE
Escolhi o curso de Engenharia do Ambiente por ser um curso cada vez mais atual que pretende solucionar tecnologicamente problemas ambientais para um desenvolvimento sustentável...
Cooperação com Empresas

PLANO DE ESTUDOS

Plano de estudos completo
Cooperação com Empresas

Direção e Comissão Científica

JOANA MAIA DIAS
DIRETORA
PRESIDENTE COMISSÃO CIENTÍFICA

MARIA CRISTINA VALE
DIRETORA ADJUNTA e COMISSÃO CIENTÍFICA

ÁLVARO RODRIGUES
COMISSÃO CIENTÍFICA

JOAQUIM POÇAS MARTINS
COMISSÃO CIENTÍFICA

 

MANUEL PEREIRA
COMISSÃO CIENTÍFICA

Cooperação com Empresas

CANDIDATURA

TAXA DE CANDIDATURA
55€

LÍNGUA
Inglês

PERÍODO LETIVO
Setembro – Junho

PROPINAS
Consulte aqui os valores

DURAÇÃO
2 anos (2º ciclo)

CANDIDATURAS
Aguarda datas de candidatura para 2022/2023

REGIME
Diurno

Candidatura online

bolsas e incentivos

Tem questões sobre bolsas e incentivos? Consulte esta página.

Cooperação com Empresas

CONTACTOS

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Departamento de Engenharia do Ambiente
Rua Dr. Roberto Frias, s/n
4200-465 Porto

Secretariado do MIEA
+351 220413614
catc@fe.up.pt

Cooperação com Empresas

FAQ