OCTÁVIA VIEIRA

A transição do Secundário para o Ensino Superior é um período de muita reflexão, autoidentificação e sobretudo de decisões importantes que influenciarão o nosso futuro. Nessa época, percebi que o meu percurso na faculdade seria em Engenharia. Sempre tive um fascínio pelas Ciências Exatas e com a área de Engenharia era possível aplicar esse conhecimento para solucionar problemas a uma maior escala!
A minha preferência pela FEUP assentou no fato desta instituição ser uma referência a nível nacional e internacional em educação e investigação; na sua excelente localização, que me facilita a mobilidade entre faculdade e casa; e no fato de ter tido um vislumbre da dinâmica da faculdade na visita à Semana Profissão Engenheiro.
Dentro dos vários ramos de Engenharia, escolhi o curso de Engenharia do Ambiente por ser um curso cada vez mais atual que pretende solucionar tecnologicamente problemas ambientais para um desenvolvimento sustentável, ao nível industrial e social. Neste curso, encontrei entre colegas um ambiente de cooperação e partilha de opiniões. Muitos destes colegas ficarão amigos para toda a vida. Ademais, temos um corpo de docentes dedicados, muito acessíveis, de diferentes formações e com uma vasta experiência profissional, o que proporciona uma formação mais abrangente. A qualidade do ensino na FEUP é exigente, mas penso que nos prepara melhor para o meio profissional. Além disso, o método de ensino no nosso curso prima muito pela oportunidade que temos de consolidar o conhecimento teórico também em laboratório. Apesar do curso não ter um departamento temos a oportunidade de trabalhar em quase todos os departamentos e laboratórios da faculdade. No decorrer do curso, a FEUP tem-me proporcionado interações com empresas através de visitas de estudo e de trabalhos a desenvolver.
Durante o meu percurso académico estive envolvida em algumas atividades extracurriculares, entre elas dar explicações a estudantes do 3º ciclo e do secundário, fazer voluntariado numa associação de cariz educacional e social para crianças do 1º ciclo. Fui convidada a fazer parte da Comissão de Acompanhamento e, mais recentemente, a pertencer ao Concelho Pedagógico. Desempenho a função de monitora do Projeto FEUP e participo num projeto de investigação. Todas estas experiências foram benéficas para o meu desenvolvimento e satisfação pessoal, bem como na aquisição de soft skills que são úteis desde já para a minha vida pessoal e, num futuro próximo, para uma boa preparação para o tecido profissional.
Na reta final do meu percurso académico tenho um sentimento de realização pessoal! Agora é a tua vez de fazeres a tua história na FEUP…