Sobre o curso

SOBRE O CURSO

O que é a Engenharia Civil?

É a área da engenharia que envolve a conceção, o planeamento, o projeto, a construção e a manutenção do ambiente construído. Através da Engenharia Civil transformamos e adaptamos a natureza, projetamos e construímos as cidades/povoações, as redes de transportes, as estruturas para produção de energia, as redes de abastecimento de água e de saneamento, as estruturas de proteção fluvial e marítima, contribuindo deste para a promoção do bem-estar da sociedade global e do seu desenvolvimento sustentável.

A quem se destina este mestrado?

A candidatos com uma formação de base em Engenharia Civil, que desejem adquirir formação avançada nas áreas de Estruturas e Geotecnia, Construções, Planeamento do Território e Transportes e Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente.

+ Info

OBJECTIVOS GERAIS

O M.EC pretende formar Engenheiros capazes de conceber, projetar e gerir sistemas, estruturas e obras de Engenharia Civil, aplicando metodologias de análise, materiais, equipamentos e processos atualizados e adequados, com respeito pela Ética, Ambiente e pelos superiores interesses da Comunidade. Para isso, oferece uma formação conciliando:

+  uma formação complementar à Licenciatura, muito abrangente nas grandes áreas científicas e técnicas da Engenharia Civil, com tratamento aprofundado dos seus aspetos formativos essenciais;

+  uma especialização numa das áreas científicas e técnicas de Engenharia Civil.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

+  Obter conhecimentos avançados envolvendo, em particular, domínios científicos e tecnológicos aplicados da Engenharia Civil. Pretende-se assegurar uma formação complementar à Licenciatura em Engenharia Civil nas áreas de Estruturas e Geotecnia, Construções, Planeamento do Território e Transportes e Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente, incluindo conhecimentos avançados em aspetos relevantes.

+  Ganhar aptidões para a realização de todos os Atos de Engenharia Civil, estando os graduados deste ciclo de estudos aptos a serem admitidos pela Ordem dos Engenheiros com Grau de Qualificação E2.

+  Adquirir competências que permitam conceber, projetar e gerir sistemas, estruturas e obras de Engenharia Civil, com pensamento crítico na tomada de decisões; capacidade de comunicação e trabalho em equipa, e vocação para a aprendizagem ao longo da vida.

ACREDITAÇÕES

O ciclo de estudo encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

DIPLOMA

O Mestrado em Engenharia Civil (M.EC) resulta da divisão do anterior Mestrado Integrado em Engenharia Civil (MIEC) da FEUP em dois ciclos de estudos independentes, de forma a dar cumprimento ao artigo 19.º do Decreto-Lei n.º 65/2018 de 16 de agosto, sendo o MEC o 2º desses ciclos. O M.EC está estruturado em 4 semestres, totalizando 120 ECTS, culminando na realização de uma Dissertação, que decorre no último semestre do plano de estudos.

O ciclo de estudos é composto por:

+  um curso de mestrado, não conferente de grau, constituído por um conjunto organizado de unidades curriculares a que correspondem 90 créditos ECTS. Confere um diploma de curso de mestrado (não conferente de grau) em Engenharia Civil numa das 4 especializações: Estruturas e Geotecnia; Construções; Planeamento do Território e Transportes; Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente. A possibilidade de atribuição do diploma não conferente de grau só ocorrerá no 2º ano.

+  uma dissertação de natureza científica original e especificamente realizada para este fim, a que correspondem 30 do total dos 120 créditos ECTS do ciclo de estudos; a defesa em provas públicas da dissertação permitirá a obtenção do grau de mestre em Engenharia Civil numa das 4 especializações: Estruturas e Geotecnia; Construções; Planeamento do Território e Transportes; Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente.

Os estudantes poderão realizar um semestre em mobilidade, no 2º semestre do 1º ano ou no 1º semestre do 2º ano, numa escola com a qual exista acordo de intercâmbio. É possível ainda efetuar um semestre adicional em mobilidade para a realização da dissertação, ocorrendo a defesa na FEUP.

A atribuição do grau será feita pela FEUP.

– Info
Cooperação com Empresas

ESPECIALIZAÇÕES

Estruturas e Geotecnia
Construções
Planeamento do Território e Transportes
Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente
Plano de estudos
Cooperação com Empresas

5 razões para escolher
o M.EC da FEUP

Cooperação com Empresas

Empregabilidade elevada e integração no mercado de trabalho promovida pela cooperação com o  mundo empresarial.

Cooperação com Empresas

Acesso a recursos de grande qualidade, em termos de instalações físicas, equipamentos laboratoriais e
software.

Cooperação com Empresas

Possibilidade de mobilidade em universidades internacionais reconhecidas, em particular na Europa e no Brasil.

Cooperação com Empresas

Aquisição de uma formação diversificada, potenciadora de uma fácil adaptação a novos desafios e mudanças, criando profissionais catalisadores de inovação nas empresas.

Cooperação com Empresas

Formação numa escola de engenharia de elite, o que permite a aquisição de competências e atitudes muito apreciados em contextos profissionais, potenciando carreiras profissionais ou académicas de sucesso.

Vídeos

Cooperação com Empresas

ACORDOS DE MOBILIDADE

As parcerias para programas de mobilidade ERASMUS (universidades europeias) e MOBILE (universidades brasileiras) ou ao abrigo de acordos bilaterais são realizadas com instituições de elevada qualidade, nas várias regiões do globo.

Todos os Acordos
Cooperação com Empresas

Cooperação com Empresas

Mais de um terço das dissertações de final de curso são realizadas em ambiente empresarial, sendo esta uma das grandes mais-valias desta formação. As empresas acolhem os estudantes por um período para desenvolvimento de um tema com garantia de qualidade científica que dará origem a uma Dissertação para a obtenção do grau de Mestre

Cooperação com Empresas

Núcleos e associações

IACES
CIVIL'in
ESTIEM

IACES

Existente a nível internacional desde 1989, a IACES – Associação Internacional de Estudantes de Engenharia Civil está presente em Portugal, no núcleo do Porto, desde 1995. A sua missão passa por divulgar o intercâmbio a nível técnico, social e cultural entre estudantes de Engenharia Civil de todo o mundo, através da realização de cursos, palestras e congressos internacionais e promover a relação entre estudantes e profissionais do ramo de modo a obter uma mais valia, enquanto futuros engenheiros civis, perspectivando uma melhor integração no mercado de trabalho.

CIVIL’in

O CIVIL’in é um programa de acolhimento que tem como missão integrar e orientar os novos estudantes, possibilitando a sua melhor recepção, acolhimento e integração. A cada novo estudante é atribuído um “tutor” que o acompanhará ao longo do ano, através da partilha de experiências e de apontamentos e esclarecimento de dúvidas. Com início no ano letivo de 2015/16, esta ideia partiu dos próprios estudantes, no sentido de ajudarem os colegas recém chegados a ultrapassarem o  sentimento de medo e desorientação que pode surgir  quando se entra para a faculdade.

NTIEC

O NTIEC – Núcleo de Tecnologias de Informação na Engenharia Civil tem como objetivo promover um conjunto de iniciativas de forma a sensibilizar os estudantes para a importância de um maior conhecimento do papel das tecnologias de informação no domínio da engenharia civil, fomentando o  interesse pelo desenvolvimento colaborativo de ferramentas de cálculo que permitam uma aprendizagem sólida dos conceitos abordados e aumentando o interesse na utilização mais informada das aplicações computacionais disponíveis.

Empregabilidade

Os dados seguintes baseiam-se no inquérito à Empregabilidade FEUP 2021 e dizem respeito aos graduados do MIEC em 2019/2020, tendo respondido ao inquérito 68% de um total de 100 graduados.

O MIEC, agora dividido entre a L.EC e o M.EC, é atualmente o curso da FEUP com melhor índice de empregabilidade, tendo uma taxa de 100%, superior à do ano transato.

A maioria dos estudantes que indicaram ter iniciado atividade no estrangeiro, referiram que essa oportunidade foi potenciada por mobilidade enquanto estudante do MIEC.

Os estudantes encontram o primeiro emprego
27% ANTES FIM DO CURSO
57% ATÉ 3 MESES APÓS O FIM DO CURSO

Relação da função com o curso

81% TOTALMENTE RELACIONADA
13% PARCIALMENTE RELACIONADA

Localização do primeiro emprego

94% PORTO
/ NORTE
6% ESTRANGEIRO

Saídas Profissionais

A FEUP tem por missão a “Educação e formação de profissionais de Engenharia de nível internacional, sustentadas em Investigação e Desenvolvimento de excelência com foco regional mas com qualidade reconhecida ao nível global e numa prática de extensão de reconhecida qualidade, contemplando as vertentes científica, técnica, ética e cultural”. O Mestrado em Engenharia Civil (MEC) revê-se completamente nesta missão, ao fornecer uma formação avançada em Engenharia Civil capacitando os seus graduados para enveredar por carreiras profissionais em termos nacionais e internacionais. Para isso, confere aos seus estudantes competências variadas, técnicas e pessoais, de importância reconhecida no mundo empresarial.

As principais saídas profissionais de um Mestre em Engenharia Civil situam-se, a nível de intervenção pública, no âmbito da construção de edifícios, vias de comunicação rodoviária e ferroviária, pontes e viadutos, aproveitamentos hidráulicos e obras de saneamento básico, enquanto no domínio privado se direcionam sobretudo para edifícios de habitação, edifícios industriais e as variadas infraestruturas.

Para quem quiser prosseguir uma carreira académica ou obter uma qualificação de doutoramento, pode continuar a sua formação no Programa Doutoral em Engenharia Civil .

Cooperação com Empresas

TESTEMUNHOS

NILZA
ESTUDANTE
...para além diversas infraestruturas, a faculdade possui excelentes professores, estudantes e demais profissionais; o que possibilita a troca de experiências e aprendizados...
ÂNGELA MAZAU
ESTUDANTE
A qualidade de ensino é um ponto forte a destacar e uma das maiores vantagens em relação a outras faculdades. Temos professores excelentes, muitos deles são referências nacionais ou mundiais...
MARIA TELES RIBEIRO
ESTUDANTE
...os professores têm uma ótima relação connosco, estando sempre disponíveis para nos ajudar, permitindo-nos aprender naturalmente e desenvolver um pensamento crítico.
Cooperação com Empresas

CANDIDATURAS

TAXA DE CANDIDATURA
55€

LÍNGUA
Inglês

PERÍODO LETIVO
Setembro – Junho

PROPINAS
Consulte aqui os valores

DURAÇÃO
2 anos (2º ciclo)

CANDIDATURAS
Candidaturas abertas - 2ª fase

REGIME
Diurno

Candidatura online

bolsas e incentivos

Tem questões sobre bolsas e incentivos? Consulte esta página.

Cooperação com Empresas

CONTACTOS

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Departamento de Engenharia Civil
Rua Dr. Roberto Frias, s/n
4200-465 Porto

Secretaria de Cursos
+351 22 508 1901
m.ec@fe.up.pt

Cooperação com Empresas

Direção e Comissão Científica

NUNO MANUEL RAMOS
DIRETOR E PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTIFICA

FRANCISCO TAVEIRA PINTO
COMISSÃO CIENTÍFICA

PAULA MANUELA OLIVEIRA
COMISSÃO CIENTÍFICA

PAULO MANUEL PINHO
COMISSÃO CIENTÍFICA

RUI FARIA
COMISSÃO CIENTÍFICA