MARIA TELES RIBEIRO

Sou a Maria e pertenço ao Mestrado Integrado em Engenharia Civil da FEUP. Inscrevi-me dado o meu grande interesse por esta área e por se tratar de uma faculdade muito bem cotada a nível Europeu pelo seu ensino de excelência. Outro dos motivos que me fez escolher esta faculdade foi o ótimo ambiente académico que presenciei aquando da minha participação em eventos na FEUP, como as mostras para os estudantes ou a Universidade Júnior. Neste momento, a minha opinião acerca do ambiente académico e de curso mantém-se. Sinto que dentro das excelentes infraestruturas desta faculdade somos uma grande família onde nos ajudamos e onde nos sentimos em casa.

Ao nível da qualidade de ensino, posso dizer que os professores são excelentes e muito exigentes, pelo que saímos de cada ano com maior capacidade de aprender acerca de assuntos cada vez mais complexos e desafiantes. Para além disso, os professores têm uma ótima relação connosco, estando sempre disponíveis para nos ajudar, permitindo-nos aprender naturalmente e desenvolver um pensamento crítico.

Deste modo, a FEUP proporciona uma grande perspetiva para o futuro pois sei que todos terminamos a faculdade com um alto nível de ensino complementado pela convivência com as empresas nas feiras de emprego que nos dão a noção de que muitas instituições procuram os alunos da FEUP pelas suas competências e capacidade de trabalho. Em relação às competências, muitas delas são conseguidas através de atividades extracurriculares como os núcleos dos vários departamentos. No meu caso, na IACES, sinto que ganhei capacidade de trabalho em equipa, de entreajuda e resolução de problemas que talvez não tivesse adquirido se não fizesse parte desta associação.

Em suma, na FEUP criam-se bons profissionais e acima de tudo boas pessoas onde prevalece o sentimento de pertença a uma comunidade, pelo que aconselho esta instituição a todos os estudantes que queiram estudar engenharia.