HENRIQUE CALONI D’ALOIA

Quando estive a decidir para qual universidade iria cursar Engenharia Mecânica, tinha a certeza de uma coisa: queria estudar em uma boa universidade. A princípio visei algumas universidades brasileiras, no entanto, quando descobri a Faculdade de Engenharia da U.Porto, esta tornou-se no meu objetivo principal. Vi a oportunidade de ter uma experiência internacional e principalmente, numa universidade de elevada qualidade e reconhecimento mundial.

Ao chegar na FEUP logo percebi que há aqui uma multiplicidade de culturas e fiz questão de explorar isso. Além da possibilidade de estar com outros brasileiros, procurei me inserir e conhecer outras perspectivas e realidades através da enorme diversidade de alunos de diferentes regiões do mundo que frequentam a universidade. A FEUP, desta forma, além de um ensino de ótima qualidade, permite o crescimento de nosso conhecimento não somente em termos acadêmicos, mas também sociais, formando não apenas estudantes, mas pessoas e cidadãos.

De forma geral acho que minha experiência tem sido extremamente importante para minha formação pessoal. Sinto que hoje estou em um lugar acolhedor, em uma cidade bonita, realizando um curso que apesar de muito desafiador e trabalhoso, com certeza resultará em importantes frutos para a minha carreira profissional e desenvolvimento pessoal.

Com toda propriedade posso dizer que aconselharia qualquer pessoa a ter uma experiência semelhante, pois acredito que a faculdade não se faz apenas na sala de aula, mas também com o aglomerado de experiências que a universidade propicia: amizades, festas, estudos, entre outras coisas, e a FEUP possibilita uma ótima e importante junção de tais fatores.