JOSÉ LUIS VILA-CHÃ

Desde cedo soube que queria ser Engenheiro e trabalhar na resolução de grandes desafios tecnológicos enfrentados pela sociedade.

Pela altura em que terminei o ensino secundário tinha desenvolvido um gosto muito grande pela Física e pela Matemática. A perspetiva de poder aplicar conhecimentos nestas áreas, aliadas a um desenvolvido raciocínio lógico, criatividade e engenho, na resolução de grandes problemas, levou-me à escolha do curso de Engenharia Mecânica na FEUP. É um curso que prima pela sua transversalidade, abrangência de conteúdos e que reconheci como a plataforma ideal para desenvolver as competências que procurava.

Escolhi a FEUP, e o Porto, como a minha casa para os cinco anos seguintes pelo profundo reconhecimento, nacional e internacional, da formação técnica desta instituição. Findos quatro anos desde que tomei esta decisão, não tenho dúvidas de que fiz escolha certa. Tenho o privilégio de ser formado por especialistas de referência nas mais diversas áreas afetas à Engenharia Mecânica e de contactar diariamente com um ambiente proativo e dinâmico onde o sentimento de companheirismo e entreajuda entre estudantes superou todas as minhas expectativas.

Fora do contexto de sala de aula, encontrei na FEUP uma oferta ímpar de oportunidades de desenvolvimento e enriquecimento pessoal. Desde associações e núcleos de estudantes, grupos de investigação, equipas desportivas, até à constante dinamização de palestras, seminários, workshops e competições, as hipóteses são infindáveis e para todos os gostos. É ainda notável a proximidade da faculdade ao tecido empresarial, que permite um contacto privilegiado com empresas de referência em inúmeras atividades ao longo do ano.

A FEUP mantém parcerias com inúmeras Universidades no estrangeiro de grande prestígio, o que me permitiu realizar um semestre de mobilidade no Politecnico di Torino. Foi uma experiência cultural e academicamente enriquecedora para a qual a Faculdade não me podia ter preparado melhor.

Fundamentalmente, o curso de Engenharia Mecânica na FEUP pauta por um elevado rigor, reconhecida exigência e qualidade de ensino, proporcionando alicerces sólidos para a construção de um percurso profissional de sucesso.