Sobre o curso

SOBRE O CURSO

Objetivos

O M.EMAT confere uma formação avançada em Engenharia de Materiais, com duas especializações: uma de carácter mais generalista em Materiais e outra em Metalurgia. Trata-se de uma formação avançada em Ciência e Tecnologia de Materiais, com incidência em: Projeto de Produto, Tecnologias de Processamento e Técnicas de Caracterização, sendo abordadas todas as classes de materiais na especialização em Materiais e, com maior destaque, os materiais metálicos, no caso da especialização em Metalurgia. Esta formação é complementada com conhecimentos em Gestão e Competências Transversais.

A quem se destina este mestrado?

Candidatos graduados em Engenharia de Materiais (ou área adequada), Física ou Química, que desejem adquirir formação avançada em Ciência e Tecnologia de Materiais com vista a exercer atividade profissional na Indústria, nos Serviços e na Investigação, estando aptos para desenvolver carreiras profissionais em qualquer área da Engenharia de Materiais.

+ Info

OBJECTIVOS

O Mestrado em Engenharia de Materiais visa formar graduados capazes de desenvolver carreiras profissionais em qualquer área da Engenharia de Materiais.

Para alcançar este objetivo, confere uma formação avançada em Engenharia de Materiais, tratando o ciclo de vida completo dos materiais, com duas especializações: uma de carácter mais generalista em Materiais e outra em Metalurgia.

Assim, o M.EMAT oferece uma formação em Ciência e Tecnologia de Materiais, com incidência em: Projeto de Produto, Tecnologias de Processamento e Técnicas de Caracterização, sendo abordadas todas as classes de materiais na especialização Materiais e, com maior destaque, os materiais metálicos, no caso da especialização em Metalurgia.

Esta formação é complementada com formação em Gestão e Competências Transversais, fator de elevada importância no mundo empresarial. Pretende-se manter a forte ligação ao tecido empresarial, apoiando a realização, no último semestre do ciclo de estudos, de uma Dissertação em empresas da área da Engenharia de Materiais.

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS

Com a formação avançada em Engenharia de Materiais proposta, o M.EMAT pretende formar engenheiros preparados para responder aos desafios da sociedade moderna e com capacidade para:

  • refletir e intervir no vasto campo da Engenharia de Materiais;
  • prevenir, analisar e resolver problemas de Engenharia em contextos diversificados, incluindo nessa análise os aspetos sociais, científicos e éticos mais relevantes;
  • desenvolver projetos de otimização e inovação de materiais e processos, e avaliar o respetivo impacto económico, social e ambiental;
  • interagir com os pares dentro de equipas multidisciplinares, numa atitude colaborativa e de responsabilidade profissional e ética.

ESTE MESTRADO PERMITE

Formar graduados com conhecimentos avançados em Ciência e Tecnologia de Materiais, com incidência nas metodologias de Projeto de Produto, Tecnologias de Processamento e Técnicas de Caracterização, aprofundados na especialização escolhida pelo estudante (Materiais ou Metalurgia).

COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS
O ciclo de estudos tem 1.5 créditos ECTS dedicados a unidades curriculares optativas de Competências Transversais.

DIPLOMA

O M.EMAT resulta da divisão do anterior Mestrado Integrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais (MIEMM) da FEUP em dois ciclos de estudos independentes, de forma a dar cumprimento ao artigo 19.º do Decreto-Lei n.º 65/2018 de 16 de agosto, sendo o M.EMAT o 2º desses ciclos. O M.EMAT está estruturado em 4 semestres, totalizando 120 ECTS, culminando na realização de uma Dissertação, que decorre no último semestre do plano de estudos.

O ciclo de estudos é composto por:

  • um curso de mestrado, não conferente de grau, constituído por um conjunto organizado de unidades curriculares a que correspondem 90 créditos ECTS. Confere um diploma de curso de mestrado (não conferente de grau) em Engenharia de Materiais numa das 2 especializações: Materiais ou Metalurgia. A possibilidade de atribuição do diploma não conferente de grau só ocorrerá no 2º ano.
  • uma dissertação de natureza científica original e especificamente realizada para este fim, a que correspondem 30 do total dos 120 créditos ECTS do ciclo de estudos; a defesa em provas públicas da dissertação permitirá a obtenção do grau de mestre em Engenharia de Materiais, numa das 2 especializações: Materiais ou Metalurgia.

ACREDITAÇÕES
O ciclo de estudo encontra-se em fase de acreditação pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). Mais informação pode ser encontrada nos relatórios produzidos pela A3ES

– Info

Saídas Profissionais

Os diplomados em Engenharia de Materiais podem exercer atividade profissional na Indústria, nos Serviços e na Investigação, estando aptos para desenvolver carreiras profissionais em qualquer área da Engenharia de Materiais. As principais saídas profissionais abrangem um amplo conjunto de empresas com necessidade de especialistas em metais, polímeros, cerâmicos, compósitos e biomateriais, produção e processamento de metais, fundição, tratamentos térmicos, corrosão e aplicação de revestimentos, projeto de componentes, inspeção, ensaios e certificação de sistemas, gestão ambiental e tratamento de resíduos, gestão da produção e melhoria contínua.

O Engenheiro de Materiais, com uma sólida formação em Ciências e Engenharia dos Materiais, está preparado para assumir funções em áreas fundamentais da Engenharia, tais como Produção, Projeto, Planeamento, Logística, Comercial, Ambiente, Qualidade, Gestão, Melhoria Contínua e I&D&I.

Empregabilidade

Os dados seguintes baseiam-se no inquérito à Empregabilidade FEUP 2020 e dizem respeito aos graduados do Mestrado Integrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais (MIEMM) em 2018/2019, tendo respondido ao inquérito 55% de um total de 20 graduados.

Os estudantes encontram o primeiro emprego
37% ANTES DO FIM DO CURSO

ANTES DO FIM DO CURSO

55% ATÉ 3 MESES
PÓS-TERMINO DO CURSO

ATÉ 3 MESES PÓS-TERMINO DO CURSO

Relação da função com o curso

67% TOTALMENTE RELACIONADA

TOTALMENTE RELACIONADA

22% PARCIALMENTE RELACIONADA

PARCIALMENTE RELACIONADA

Primeiro emprego em Portugal/no Estrangeiro

100% PORTUGAL

PORTUGAL

0% ESTRANGEIRO

ESTRANGEIRO

Vídeos

Cooperação com Empresas

Cooperação com Empresas

Em linha com a estratégia do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais assente numa estreita ligação ao tecido empresarial, o M.EMAT proporciona o desenvolvimento de Dissertações de Mestrado em ambiente empresarial, apoia a realização de estágios industriais de curta duração, organiza visitas de estudo na indústria e promove eventos que visam a interação entre estudantes e industriais das mais diversas áreas de atuação da Engenharia Metalúrgica e de Materiais.

A maioria das dissertações realizadas no último semestre são realizadas em ambiente empresarial, o que se revela uma mais-valia na formação oferecida pelo M.EMAT.

De destacar o reconhecimento da indústria pela qualidade da formação prestada pelo curso, consubstanciado na atribuição de prémios aos melhores estudantes. Atualmente, o prémio “Professor Doutor Horácio Maia e Costa” é atribuído pela empresa FERESPE Fundição de Ferro e Aço, Lda. ao graduado com melhor classificação, e o prémio “CMW Foundries”, ao melhor estudante da UC Fundição, atribuído pela Fundição Cruz Martins e Wahl, Lda.

A listagem seguinte apresenta as empresas que colaboraram com o M.EMAT ao nível de dissertações em ambiente empresarial no último ano letivo.

Lista de empresas
Cooperação com Empresas

Núcleos e associações

ESTIEM

NucMMat

Este núcleo tem como fim promover o estudo, investigação e desenvolvimento de várias áreas de saber, nomeadamente na Engenharia Metalúrgica e de Materiais, através da dinamização de atividades enaltecedoras do conhecimento e experiências. Promover a cooperação entre o meio empresarial e estudantil, fomentando a participação dos seus membros na elaboração de projetos empresariais em diversas áreas. Promover o intercâmbio e cooperação com indivíduos, associações e instituições nacionais e estrangeiras, que prossigam objetivos idênticos aos da associação. Na progressão dos seus objetivos o NucMMat poderá organizar, sem qualquer fim lucrativo, exposições, encontros, workshops, colóquios, conferências, seminários ou outras atividades de interesse relevante para o NucMMat.

ESTIEM

ADEMM

A Associação dos Antigos Alunos de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (ADEMM) tem como principais objetivos fomentar ligações sociais e profissionais entre os seus associados, promover a melhoria da formação profissional dos antigos alunos do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais através da organização de conferências, cursos e encontros e da divulgação de informação de caráter técnico e profissional; levar a cabo iniciativas que contribuam para a colocação dos seus associados no mercado de trabalho, em especial dos recém-formados que procuram o primeiro emprego; caraterizar periodicamente, em termos globais, a atividade profissional dos seus associados; colaborar com a Ordem dos Engenheiros na defesa dos interesses profissionais específicos dos seus associados e constituir um elo de ligação entre a Escola e a profissão.

Cooperação com Empresas

5 razões para escolher
o M.EMAT da FEUP

Cooperação com Empresas

Empregabilidade elevada, fruto de uma longa e bem-sucedida ligação do Departamento ao tecido empresarial.

Cooperação com Empresas

Formação avançada em Ciência e Tecnologia de Materiais, com duas vertentes de especialização: Metalurgia e Materiais.

Cooperação com Empresas

Elevado número de acordos com unidades de I&D e empresas permite a realização de dissertação em ambiente empresarial.

Cooperação com Empresas

Corpo docente de grande qualidade científica na área do ciclo de estudos e que na sua maioria desenvolve atividade científica em unidades de investigação classificadas de “Excelente”.

Cooperação com Empresas

Estrutura curricular abrangente, que permite preparar os estudantes para poderem intervir no vasto campo da Engenharia de Materiais, indo ao encontro das necessidades da indústria e da sociedade.

Cooperação com Empresas

ACORDOS DE MOBILIDADE

As parcerias para programas de mobilidade Erasmus ou ao abrigo de acordos bilaterais são realizadas com instituições de elevada qualidade, nas várias regiões do globo.

Cooperação com Empresas

TESTEMUNHOS

JOSÉ MOREIRA DA SILVA
ATEP – Amkor Technology Portugal
A colaboração entre a ATEP e a FEUP, em particular com o DEMM, tem sido fundamental para o desenvolvimento dos nossos colaboradores e de novas tecnologias e produtos.
LUÍS FILIPE VILLAS-BOAS
SLM Group
A indústria reconhece nos graduados do M.EMAT mais-valia e profissionalismo.
JORGE ALBERTO CASAIS
FERESPE
Destacamos o elevado conhecimento na área da Metalurgia e dos Materiais demonstrado pelos diplomados do M.EMAT
MANUEL VALENTE
DURIT, Lda.
Os Engenheiros de Materiais têm um papel bastante importante em todo o processo produtivo da DURIT.
MARIA JOÃO VIEIRA
ALUMNA
Sempre senti que o curso de Engenharia de Materiais me tinha preparado a vários níveis e com competências variadas, o que me ajudou imenso a ser bem sucedida nos diferentes desafios.
CÉSAR MACHADO
ALUMNU
Estou completamente satisfeito com este curso repleto de oportunidades, qualidade de ensino, excelente corpo docente, versatilidade.
FRANCISCO OLIVEIRA
ALUMNU
Um curso que balancea diferentes áreas como a matemática, química e física e acima de tudo fortemente enraizado com o setor industrial.
CATARINA TEIXEIRA
ALUMNA
Quando entrei para a faculdade não tinha a perceção do quanto a FEUP e o curso me podiam dar a nível pessoal.
Cooperação com Empresas

PLANO DE ESTUDOS

Plano de estudos completo
Cooperação com Empresas

Direção e Comissão Científica

LAURA RIBEIRO
DIRETORA
PRESIDENTE COMISSÃO CIENTÍFICA

SÓNIA SIMÕES
DIRETORA ADJUNTA
COMISSÃO CIENTÍFICA

LUÍS FILIPE MALHEIROS
COMISSÃO CIENTÍFICA

MANUEL VIEIRA
COMISSÃO CIENTÍFICA

MARIA ASCENÇÃO LOPES
COMISSÃO CIENTÍFICA

Cooperação com Empresas

CANDIDATURA

TAXA DE CANDIDATURA
55€

LÍNGUA
Inglês

PERÍODO LETIVO
Setembro – Junho

PROPINAS
Consulte aqui os valores

DURAÇÃO
2 anos (2º ciclo)

CANDIDATURAS
Aguarda abertura de candidatura para 22/23

REGIME
Diurno

Candidatura online

bolsas e incentivos

Tem questões sobre bolsas e incentivos? Consulte esta página.

Cooperação com Empresas

CONTACTOS

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Departamento de  Engenharia Metalúrgica e de Materiais
Rua Dr. Roberto Frias, s/n
4200-465 Porto

Secretariado do DEMM
+351 22 041 3111
miemm@fe.up.pt

Cooperação com Empresas

FAQ