FRANCISCO OLIVEIRA

O tempo passa rápido…

Lembro-me, como se fosse hoje, de toda a minha indecisão na hora de escolher o curso superior em que iria ingressar. Era a altura de começar a “escrever” o meu futuro dentro da área que mais me identificava. Depois de muito pesquisar, sabia que o meu amanhã seria na FEUP. Tinha uma boa média e sabia que nesta faculdade, independentemente das pontuações de entrada de cada curso, qualquer opção me daria quase 100% de empregabilidade. Rapidamente decidi que o curso com que mais me identificaria seria o de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, um curso que balanceava diferentes áreas como a matemática, química e física e acima de tudo fortemente enraizado com o setor industrial.

Foi lá que fiz o meu percurso de 5 anos, num curso definido pela sua exigência e por uma excelente qualidade de ensino que não só me ajudou a crescer enquanto pessoa como me ajudou a superar todos os desafios que surgiram, não só na faculdade como em todos os estágios extracurriculares que este me proporcionou.

Nestes 5 anos fui monitor do Consultório Digital de Matemática, plataforma digital com o principal objetivo de ajudar todos os estudantes da FEUP nas unidades curriculares de Matemática, a qualquer hora do dia e à distância de um clique, projeto esse que venceu o Prémio de Inovação Pedagógica. Também tive a oportunidade de entrar em contacto com o sector industrial através de estágios no Centro de Investigação IK4 AZTERLAN (Bilbau), na Sakthi Portugal (Maia) e na Zollern & Comandita (Maia), onde realizei a minha Dissertação de Mestrado em ambiente empresarial.

Durante a realização da minha tese, senti que esta faculdade me deu a capacidade de tomar decisões no imediato, mesmo sob pressão, sem nunca perder a capacidade de argumentação e competitividade eminente e, acima de tudo, garantindo o envolvimento de todas as partes no processo produtivo. A FEUP oferece também uma enorme panóplia de atividades extracurriculares e equipamentos de alta tecnologia, apoiando no desenvolvimento de soft skills que enriquecem qualquer futuro engenheiro.

Francisco Oliveira

Process Engineer