MARIA JOÃO VIEIRA

Em toda a minha carreira profissional, sempre senti que o curso me tinha preparado a vários níveis e com competências variadas, o que me ajudou imenso a ser bem sucedida nos diferentes desafios com que me fui deparando.

Para além de sentir que estava muito bem formada nas áreas especificas de metalurgia e materiais, também constatei que todo o conjunto de disciplinas do fórum mais geral e que na altura achei mais complementares, foram na realidade as que me proporcionaram o posicionamento que precisei para funções de gestão tanto em processos de manufatura como de logística e cadeias de distribuição.

Após ter terminado a minha licenciatura em Engenharia de Materiais na FEUP, fiquei colocada na empresa onde estagiei, a exercer funções que estavam totalmente relacionadas com metalurgia e materiais. Ao fim de 3 anos, passei a exercer funções ligadas à gestão de processos, qualidade e mais tarde gestão de produção, sendo que, desde essa altura, toda a evolução da minha carreira profissional foi em gestão de fábrica e gestão empresarial em diferentes áreas de negócios.

Como expliquei anteriormente, no último ano da licenciatura, fiz um estágio profissional na área de tratamentos térmicos. O projeto contemplou o controlo do processo de têmpera por indução numa empresa de ferramentas manuais. Este projeto teve continuidade por mais dois anos, onde áreas de competências técnicas a nível de tratamentos térmicos, transferências de calor, propriedades dos materiais e todo o know-how adquirido nas disciplinas de laboratório, foram fundamentais.

Alguns anos mais tarde, participei num projeto que considero ter sido crucial na forma como a minha carreira profissional evoluiu – Lean Manufacturing. Este projeto teve como objetivo a conversão total da fábrica de processo de produção em lote para produção Lean. As disciplinas de Gestão de Produção e Gestão da Qualidade deram-me bases fortes que resultaram numa boa capacidade de execução e implementação destas novas práticas.

Após a conversão de grande parte da produção, assumi funções de Diretora de Produção e mais tarde de Diretora de Fábrica.

Em finais de 2010, fui convidada para assumir um cargo nos Estados Unidos, onde a empresa se encontra sediada (Wisconsin). Neste cargo, de Diretora Global de Melhoria Contínua (Rapid Continuous Improvement Director), tive como funções visitar, guiar, treinar e auxiliar todas as operações da empresa a nível mundial na área de melhoria contínua. Foi um desafio grande, países diferentes, culturas diferentes, mas que permitiu perceber que a formação académica que tive estava ao mais alto nível mundial. Nunca senti que não estava bem formada ou que me faltavam bases em certas áreas de competências (incluindo as áreas gerais de matemáticas, físicas, etc.). Este foi um fator muito importante no processo de adaptação a uma nova função e a um novo país.

Ao fim de 3 anos nessa função, assumi funções de Vice-Presidente de Serviço ao Cliente (VP Customer Service) para toda a área Norte Americana (US e Canadá) e que ainda exerço atualmente. Esta função é de cariz mais logístico e de supply chain, uma vez que engloba todas as áreas desde a saída do produto da manufatura até à entrega ao cliente (distribuição, planeamento, logística, logística inversa, centros de reparação e contact center).

Maria João Vieira

Vice President of Customer Service

Snap-on Tools - Wisconsin, USA