LUÍS FILIPE VILLAS-BOAS

O DEMM constitui um pilar do ensino da engenharia em Portugal. Consolidou-se, ao longo dos 50 anos da sua existência, como referência de rigor, dinamismo e conhecimento. A indústria reconhece nos graduados do M.EMAT a mais-valia e profissionalismo, só possível porque a Escola de onde emanam e o conhecimento que aí recebem são referência de topo.

O Schmidt Light Metal Group, dedicado à produção de componentes em ligas de alumínio para a indústria automóvel, tem mantido, ao longo dos anos, uma relação de profunda confiança com o curso de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da FEUP. Somos a primeira casa de muitos novos e futuros engenheiros, que escolhem a nossa empresa para desenvolver os seus trabalhos de dissertação, muitas vezes sendo acolhidos profissionalmente após essa primeira experiência.

Para além disso, na qualidade de Presidente da Associação Portuguesa de Fundição, que também represento na Associação Europeia do setor (CAEF), apraz-me percecionar o impacto no longo prazo da excelência da formação adquirida pelos graduados em Engenharia Metalúrgica e de Materiais e da atitude colaborativa e audaz que o DEMM sempre causou no tecido empresarial, constituindo uma mais-valia muito reconhecida pelas empresas associadas e, de um modo geral, as do setor metalúrgico e metalomecânico. Na verdade, o curso de Engenharia Metalúrgica e de Materiais parece ser o epicentro do encontro das empresas com o mundo académico.

A indústria da fundição tem-se mantido forte ao longo destas últimas duas décadas, e assim continuará, fruto da introdução de novas ligas e da melhoria dos seus processos. Por esse motivo, estou confiante num futuro desafiante e promissor, desejando que o Curso de Engenharia de Materiais da FEUP continue a fornecer à Indústria os Engenheiros que tanto a têm valorizado.

Luís Filipe Villas-Boas

Administrador