Sobre o curso

SOBRE O CURSO

O que é a Engenharia Química?

 A Engenharia Química envolve o desenvolvimento de Processos, economicamente sustentáveis e seguros, para converter matérias primas em Produtos de valor acrescentado. Numa palavra, a “Transformação”! Assim, um Engenheiro Químico dedica-se à conceção, desenvolvimento, dimensionamento, melhoramento, aplicação e operação dos Processos (químicos, físicos ou biológicos) que permitem a obtenção dos Produtos pretendidos.

A quem se destina este mestrado?

A candidatos com uma formação de base em Engenharia Química e áreas afins, que desejem adquirir formação avançada nas áreas de Processo & Produto, Energia, Biotecnologia e Ambiente.

+ Info

OBJECTIVOS GERAIS

O Mestrado em Engenharia Química (MEQ) tem como principal objetivo formar profissionais, na área de Engenharia Química ou afins, que possam iniciar uma carreira profissional, de atividade industrial ou de investigação (entre muitas outras), com os mais altos níveis de qualidade.

Acentuando uma cultura prática de engenharia em simultâneo com a atividade de projeto, o ciclo de estudos oferece aos estudantes a possibilidade de adquirirem competências mais específicas numa das seguintes áreas (especializações): i) Processos e Produto; ii) Energia; iii) Biotecnologia; ou iv) Ambiente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O Mestrado em Engenharia Química pretende dotar os estudantes com as seguintes competências:

+ Compreender a natureza e a dimensão das indústrias transformadoras relacionadas com a Engenharia Química.

+ Capacidade de aplicar conceitos físicos, químicos e biológicos em processos de análise .

+ Capacidade de organizar sistematicamente a informação e resolver problemas fundamentais e complexos em Engenharia Química e áreas afins.

+ Capacidade de utilizar os métodos disponíveis para a concepção, projeto, implementação e operação de sistemas em contextos industriais e sociais, com todas as implicações inerentes.

ACREDITAÇÕES

O ciclo de estudo encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

DIPLOMA

O Mestrado em Engenharia Química resulta da divisão do anterior Mestrado Integrado em Engenharia Química (MIEQ) da FEUP em dois ciclos de estudos independentes, de forma a dar cumprimento ao artigo 19.º do Decreto-Lei n.º 65/2018 de 16 de agosto, sendo o MEQ o 2º desses ciclos. O MEQ está estruturado em 4 semestres, totalizando 120 ECTS, culminando na realização de uma Dissertação, que decorre no último semestre do plano de estudos.

O ciclo de estudos é composto por:

+  um curso de mestrado, não conferente de grau, constituído por um conjunto organizado de unidades curriculares a que correspondem 90 créditos ECTS. Confere um diploma de curso de mestrado (não conferente de grau) em Engenharia Química numa das 4 especializações: i) Processos & Produto,  ii)Energia, iii) Biotecnologia e iv)Ambiente. A possibilidade de atribuição do diploma não conferente de grau só ocorrerá no 2º ano.

+  uma dissertação de natureza científica original e especificamente realizada para este fim, a que correspondem 30 do total dos 120 créditos ECTS do ciclo de estudos; a defesa em provas públicas da dissertação permitirá a obtenção do grau de mestre em Engenharia Química numa das 4 especializações: i) Processos & Produto,  ii)Energia, iii) Biotecnologia e iv)Ambiente.

Os estudantes poderão realizar um semestre em mobilidade, no 2º semestre do 1º ano ou no 1º semestre do 2º ano, numa escola com a qual exista acordo de intercâmbio. É possível ainda efetuar um semestre adicional em mobilidade para a realização da dissertação, ocorrendo a defesa na FEUP.

A atribuição do grau será feita pela FEUP.

– Info
Cooperação com Empresas

ESPECIALIZAÇÕES

Processos e Produto
Energia
Biotecnologia
Ambiente
+ plano de estudos
Download PDF
Cooperação com Empresas

4 razões para escolher
o MEQ da FEUP

Cooperação com Empresas

Corpo docente qualificado e maioritariamente integrado em unidades de investigação de excelência no melhor Departamento de Engenharia Química nacional (primeira posição nos Rankings QS, NTU e ARWU na área da Engenharia Química a nível nacional).

Cooperação com Empresas

Um curso de banda larga com empregabilidade elevada e integração no mercado de trabalho promovida por projetos de fim de curso em empresas.

Cooperação com Empresas

Possibilidade de intercâmbio durante o curso em universidades e/ou empresas internacionais reconhecidas na área da Engenharia Química.

Cooperação com Empresas

Plano de estudos versátil, com distintos perfis de especialização, que permitem adaptar a formação aos interesses de cada estudante.

Vídeos

Cooperação com Empresas

ACORDOS DE MOBILIDADE

As parcerias para programas de mobilidade ERASMUS (universidades europeias) e MOBILE (universidades brasileiras) ou ao abrigo de acordos bilaterais são realizadas com instituições de elevada qualidade, nas várias regiões do globo.

Todos os Acordos
Cooperação com Empresas

Cooperação com Empresas

Mais de metade das dissertações de final de curso são realizadas em ambiente empresarial, sendo esta uma das grandes mais-valias desta formação. As empresas acolhem os estudantes por um período para desenvolvimento de um tema com garantia de qualidade científica que dará origem a uma Dissertação para a obtenção do grau de Mestre

As empresas em que os estudantes realizaram as dissertações nos últimos anos incluem:

Cooperação com Empresas

Núcleos e associações

ESTIEM

NEEQ

O Núcleo de Estudantes de Engenharia Química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (NEEQ-FEUP) é uma organização associativa composta por cinco departamentos e cerca de setenta membros ativos. Tem como objetivos, apoiar os estudantes do MEQ oferecendo um vasto conjunto de ferramentas que enriqueçam o seu percurso académico.

Empregabilidade

Os dados seguintes baseiam-se no inquérito à Empregabilidade FEUP 2020 e dizem respeito aos graduados do MIEQ em 2018/2019, tendo respondido ao inquérito 63% de um total de 71 graduados.

Os estudantes encontram o primeiro emprego
32% ANTES DO FIM DO CURSO
48% ATÉ 3 MESES
PÓS-TERMINO DO CURSO

Relação da função com o curso

54% TOTALMENTE RELACIONADA
33% PARCIALMENTE RELACIONADA

Localização do primeiro emprego

77% PORTO
E NORTE DE PORTUGAL
18% RESTANTE TERRITÓRIO

Saídas Profissionais

Nas áreas de potencial intervenção na indústria, a atividade de um Engenheiro Químico pode ocorrer tanto a nível de apoio à operação industrial, incluindo monitorização e controlo de processo, como a nível de gestão da produção, incluindo programação da operação e controlo de qualidade, como ainda a nível de gestão, projeto e inovação industrial.

As saídas profissionais dos Mestres em Engenharia Química da FEUP incluem um largo leque de oportunidades, nomeadamente na indústria, na investigação, em instituições de ensino ou em atividades técnico-comerciais, entre muitas outras, a nível nacional e internacional. Entre vários exemplos de empresas com parcerias com o MEQ e o DEQ incluem-se: CIN, Sonae, TMG, Barbot, Grupo Amorim & Irmãos, Euroresinas, Continental, COLEP, CUF, Colquímica, Efacec, Monteiro Ribas, Nestlé, Unicer, Hovione, BASF.

Cooperação com Empresas

TESTEMUNHOS

CLÁUDIO ROCHA
PhD Candidate at LEPABE/FEUP
A FEUP permitiu-me adquirir os conhecimentos que procurava e preparou-me para o mercado de trabalho.
TIAGO VILAS BOAS
Sysadvance, S.A.
Pela minha experiência, mesmo antes de terminar o mestrado, recebi várias ofertas para continuar a desenvolver as minhas competências tanto numa indústria como num ambiente académico...
IGOR CARVALHO
ESTUDANTE
Durante estes 3 anos venho tendo ótimas experiências e percebo quão boa foi a minha escolha. A perspetiva de um futuro promissor é ainda mais concreta...
ANA COELHO
ESTUDANTE
A oportunidade de aprender com professores tão reconhecidos, que ensinam com tanta paixão, que nos ensinam a indagar tudo e que sempre nos fazem enxergar como aplicar...
MARIANA MESSIAS
ESTUDANTE
Saímos engenheiros “com selo FEUP”, o que nos abre imensas portas e oportunidades.
ANA CONCEIÇÃO
ESTUDANTE
Estudar numa faculdade com uma excelente infraestrutura, todas as comodidades, laboratórios impecavelmente equipados, e que está sempre a apresentar-nos novas...
ANDRÉ PACHECO
ESTUDANTE
São também proporcionadas imensas oportunidades de contacto com verdadeiras empresas, através de feiras de carreira e visitas de estudo, desenvolvimento de soft-skills...
DANIEL OLIVEIRA
ESTUDANTE
Na FEUP é promovida uma forte interação entre os tecidos académico e empresarial, resultando em diversas parcerias mutualmente benéficas e numa forte e rápida absorção...
Cooperação com Empresas

CANDIDATURAS

TAXA DE CANDIDATURA
55€

LÍNGUA
Inglês

PERÍODO LETIVO
Setembro – Junho

PROPINAS
Consulte aqui os valores

DURAÇÃO
2 anos (2º ciclo)

CANDIDATURAS
Aguarda datas de candidatura para 2022/2023

REGIME
Diurno

FEUP – Candidaturas 2021/2022

bolsas e incentivos

Tem questões sobre bolsas e incentivos? Consulte esta página.

Cooperação com Empresas

CONTACTOS

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Departamento de Engenharia Química
Rua Dr. Roberto Frias, s/n
4200-465 Porto

Secretariado do MEQ
+351 22 041 3666
jsottomayor@fe.up.pt