O Grupo de Fados da FEUP nasceu a 18 de Outubro de 1988, tendo feito a sua primeira apresentação perante o público, a 15 de Abril de 1989, em S. Miguel de Paredes, e consagrando a sua formação na Monumental Serenata da Queima das Fitas desse mesmo ano.

Por iniciativa dos seus fundadores, pelo amor à música e fundamentalmente pelo gosto de uma boa tertúlia, este grupo tem trilhado um longo caminho, tendo encontrado na profunda amizade que o une, a razão de toda a sua existência. Seguiram-se já três gerações, dando continuidade e mantendo vivo o espírito e o sentimento existente.

O género musical que adopta, que até finais da década de oitenta permanecera quase um exclusivo da secular Academia Coimbrã, ganhou maior projecção a par do ressurgimento e do crescente interesse pelas tradições académicas na cidade do Porto.

O âmbito nacional de que este estilo se recobre agora é materializado em alguns temas originais do grupo, que ora respeitando os cânones de composição tradicionais, ora inovando e impondo novas abordagens, integram o imaginário e as vivências académicas dos estudantes da Universidade do Porto.

Procurando a divulgação deste género musical, dos sentimentos e vivências inerentes, o grupo promove a sua cultura e identidade com diversas actuações e participações em actividades e festivais no país e no estrangeiro, tendo editado em 1999 um trabalho discográfico de reconhecido mérito artístico, como atestam os testemunhos do Director da FEUP, do Reitor da UP e do Presidente da Câmara Municipal do Porto de então.