As “Alumni Career Stories” são as vossas estórias… as nossas estórias… as estórias que começam a ser construídas na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e que se desenrolam pelos quatro cantos do mundo.

São percursos académicos e profissionais inspiradores, que enchem os corações de orgulho, traçados com alma,  caminhos únicos e certamente diferentes… mas que partilham do mesmo ADN FEUP. #Proud2beFEUP

Alumni Career Stories 👨‍🎓Pedro Santos – Vodafone

Nasceu em Maputo (ainda Lourenço Marques) em Moçambique e um ano depois chegou ao Porto. Estudou na FEUP entre 93 e 98 (na saudosa rua dos Bragas) onde se formou em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores com especialização em telecomunicações. Logo em 1998 integrou a Telecel e em 2001 rumou a Lisboa para aceitar os novos desafios da operadora que, entretanto, no ano seguinte transita para o Grupo Vodafone. Apaixonado pela família e pelo trabalho, é um entusiasta do desporto e do cinema. Trocou o Squash, que praticou durante mais de 15 anos, (participando em campeonatos nacionais e algumas provas internacionais) pela corrida, onde se tem desafiado em provas de estrada e de trail pelo país fora. Atualmente está a estudar História da Arte do Cinema em Lisboa e ambiciona realizar uma Curta Metragem. Um sonho por concretizar? Correr a Maratona do Porto (na estrada) e o UTMB no Monte Branco (em trail).

Força Pedro! Vamos a isso! #Proud2beFEUP

Alumni Career Stories 👩‍🎓- Sara Duarte Dias – BIAL

“Trabalho e verdade” é o lema profissional da responsável pela seção de engenharia e manutenção no Grupo BIAL, Sara Duarte Dias, licenciada em 2002 pela FEUP em Engenharia Mecânica. Gosta de dançar, de cantar e de viajar. A engenheira faz parte do coro da PBS – Porto Business School e é bastante ativa no que respeita ao Networking Social, onde o amigo do amigo é sempre bem-vindo nos eventos que organiza.
Tem na família a prioridade e é tia babada de quatros “maravilhosos sobrinhos”.

Os olhos da Sara brilham quando fala da sua profissão… é uma entusiasta da engenharia!  #Proud2beFEUP

Alumni Career Stories 👨‍🎓Miao Sun – AikeInf Technologies e Casa da Cortiça

Nasceu em Zhejiang na China e quando chegou à FEUP não sabia dizer uma palavra em português. Mas isso não o impediu de singrar no mundo da Engenharia. Criou no final de 2017 a startup – AikeInf Technologies e em 2019 a Casa da Cortiça. Paralelamente foi um dos fundadores da AJLC – Associação dos Jovens Luso-Chineses, cujo objetivo é promover interação entre comunidade chinesa e portuguesa. Vamos conhecer melhor o percurso de Miao Sun, que tem como objetivo comprar um Tesla nos próximos dois anos, ou não fosse ele fã assumido do Elon Musk!

Bravo Miao!#Proud2beFEUP

Alumni Career Stories 👨‍🎓 Nuno Garrido – GALP

Nuno Garrido nasceu em São Pedro do Sul. A paixão pela Engenharia Química guiou-o até à FEUP onde acabou por se licenciar na área e por tirar um Doutoramento em Simulação Molecular, que lhe proporcionou experiências internacionais pela Europa, nos Estados Unidos e no Médio Oriente. Em 2011 chegou à Galp, onde desempenhou funções das áreas técnicas da refinação, funções de gestão e atualmente de liderança do projeto de transformação digital.  Movido pelo desafio na vida profissional e pessoal, o Nuno é um fervoroso adepto do trekking e um dedicado pianista.

Let’s go Nuno! #Proud2beFEUP

Alumni Career Stories  👩‍🎓 Rita Costa – Mendes Gonçalves

Nasceu em Tondela, mas foi no Porto que viveu alguns dos melhores momentos da sua vida. A paixão pela área da saúde levou-a a concorrer ao Mestrado Integrado em Bioengenharia na FEUP, curso que terminou em 2017. Durante o curso estagiou na Gran Cruz (na otimização da análise do ácido tartárico), na Frulact (na formulação de preparados de fruta com ingredientes funcionais) e em Milão, Itália, (na produção de bioplásticos a partir de águas residuais) onde viveu durante o Programa Erasmus. Concluiu a Tese de Mestrado na Mendes Gonçalves, empresa onde trabalha desde 2017 e onde é responsável pela otimização de Bioprocessos.
A Rita é uma amante da condução e a sua grande ambição é conseguir um dia gerir uma equipa de trabalho eficiente, feliz e realizada.

Desejamos-te muito sucesso Rita!! #Proud2beFEUP

Alumni Career Stories  👨‍🎓 Aquiles Barros – Castelbel

Nasceu no Porto a 13 de março de 1950 no seio de uma família ligada ao Direito, mas quis o destino que fosse Engenheiro. Aquiles Barros licenciou-se em Engenharia Química na FEUP em 1973 e doutorou-se em 1986 em Química Analítica pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, onde fez também a Agregação em Química em 1999. Foi também nesta faculdade que foi docente durante 40 anos, até 2013. Mas o bichinho da engenharia não o largou e em 1999 criou a Castelbel, uma marca premium de produtos perfumados para o corpo e para a casa, num desafio arrojado que se revelou um sucesso de vendas.
Amante praticante do voleibol – foi campeão nacional na categoria de juvenis, em 1966, ao serviço do F. C. Porto – criou uma equipa de voleibol no Castelo da Maia em 1969 e é sócio nº1 do Castelo da Maia Ginásio Clube que co-fundou em 1973.
Obrigada Aquiles! É um orgulho tê-lo nesta família com ADN FEUP!  #Proud2beFEUP