As “Alumni Career Stories” são as vossas estórias… as nossas estórias… as estórias que começam a ser construídas na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e que se desenrolam pelos quatro cantos do mundo.

São percursos académicos e profissionais inspiradores, que enchem os corações de orgulho, traçados com alma,  caminhos únicos e certamente diferentes… mas que partilham do mesmo ADN FEUP. #Proud2beFEUP

Alumni Career Stories 👨‍🎓Pedro Santos – Vodafone

Nasceu em Maputo (ainda Lourenço Marques) em Moçambique e um ano depois chegou ao Porto. Estudou na FEUP entre 93 e 98 (na saudosa rua dos Bragas) onde se formou em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores com especialização em telecomunicações. Logo em 1998 integrou a Telecel e em 2001 rumou a Lisboa para aceitar os novos desafios da operadora que, entretanto, no ano seguinte transita para o Grupo Vodafone. Apaixonado pela família e pelo trabalho, é um entusiasta do desporto e do cinema. Trocou o Squash, que praticou durante mais de 15 anos, (participando em campeonatos nacionais e algumas provas internacionais) pela corrida, onde se tem desafiado em provas de estrada e de trail pelo país fora. Atualmente está a estudar História da Arte do Cinema em Lisboa e ambiciona realizar uma Curta Metragem. Um sonho por concretizar? Correr a Maratona do Porto (na estrada) e o UTMB no Monte Branco (em trail).

Força Pedro! Vamos a isso! #Proud2beFEUP

Alumni Career Stories 👩‍🎓- Sara Duarte Dias – BIAL

“Trabalho e verdade” é o lema profissional da responsável pela seção de engenharia e manutenção no Grupo BIAL, Sara Duarte Dias, licenciada em 2002 pela FEUP em Engenharia Mecânica. Gosta de dançar, de cantar e de viajar. A engenheira faz parte do coro da PBS – Porto Business School e é bastante ativa no que respeita ao Networking Social, onde o amigo do amigo é sempre bem-vindo nos eventos que organiza.
Tem na família a prioridade e é tia babada de quatros “maravilhosos sobrinhos”.

Os olhos da Sara brilham quando fala da sua profissão… é uma entusiasta da engenharia!  #Proud2beFEUP

Alumni Career Stories 👨‍🎓Miao Sun – AikeInf Technologies e Casa da Cortiça

Nasceu em Zhejiang na China e quando chegou à FEUP não sabia dizer uma palavra em português. Mas isso não o impediu de singrar no mundo da Engenharia. Criou no final de 2017 a startup – AikeInf Technologies e em 2019 a Casa da Cortiça. Paralelamente foi um dos fundadores da AJLC – Associação dos Jovens Luso-Chineses, cujo objetivo é promover interação entre comunidade chinesa e portuguesa. Vamos conhecer melhor o percurso de Miao Sun, que tem como objetivo comprar um Tesla nos próximos dois anos, ou não fosse ele fã assumido do Elon Musk!

Bravo Miao!#Proud2beFEUP

Alumni Career Stories 👨‍🎓 Nuno Garrido – GALP

Nuno Garrido nasceu em São Pedro do Sul. A paixão pela Engenharia Química guiou-o até à FEUP onde acabou por se licenciar na área e por tirar um Doutoramento em Simulação Molecular, que lhe proporcionou experiências internacionais pela Europa, nos Estados Unidos e no Médio Oriente. Em 2011 chegou à Galp, onde desempenhou funções das áreas técnicas da refinação, funções de gestão e atualmente de liderança do projeto de transformação digital.  Movido pelo desafio na vida profissional e pessoal, o Nuno é um fervoroso adepto do trekking e um dedicado pianista.

Let’s go Nuno! #Proud2beFEUP

Alumni Career Stories  👩‍🎓 Rita Costa – Mendes Gonçalves

Nasceu em Tondela, mas foi no Porto que viveu alguns dos melhores momentos da sua vida. A paixão pela área da saúde levou-a a concorrer ao Mestrado Integrado em Bioengenharia na FEUP, curso que terminou em 2017. Durante o curso estagiou na Gran Cruz (na otimização da análise do ácido tartárico), na Frulact (na formulação de preparados de fruta com ingredientes funcionais) e em Milão, Itália, (na produção de bioplásticos a partir de águas residuais) onde viveu durante o Programa Erasmus. Concluiu a Tese de Mestrado na Mendes Gonçalves, empresa onde trabalha desde 2017 e onde é responsável pela otimização de Bioprocessos.
A Rita é uma amante da condução e a sua grande ambição é conseguir um dia gerir uma equipa de trabalho eficiente, feliz e realizada.

Desejamos-te muito sucesso Rita!! #Proud2beFEUP

Alumni Career Stories  👨‍🎓 Aquiles Barros – Castelbel

Nasceu no Porto a 13 de março de 1950 no seio de uma família ligada ao Direito, mas quis o destino que fosse Engenheiro. Aquiles Barros licenciou-se em Engenharia Química na FEUP em 1973 e doutorou-se em 1986 em Química Analítica pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, onde fez também a Agregação em Química em 1999. Foi também nesta faculdade que foi docente durante 40 anos, até 2013. Mas o bichinho da engenharia não o largou e em 1999 criou a Castelbel, uma marca premium de produtos perfumados para o corpo e para a casa, num desafio arrojado que se revelou um sucesso de vendas.
Amante praticante do voleibol – foi campeão nacional na categoria de juvenis, em 1966, ao serviço do F. C. Porto – criou uma equipa de voleibol no Castelo da Maia em 1969 e é sócio nº1 do Castelo da Maia Ginásio Clube que co-fundou em 1973.
Obrigada Aquiles! É um orgulho tê-lo nesta família com ADN FEUP!  #Proud2beFEUP

Alumni Career Stories 👩‍🎓Alexandra Caramalho – KAIZEN™ Institute Western Europe

Nasceu no Porto em Outubro de 1974 e na indecisão entre a engenharia e a economia, acabou por concorrer em 1992 a Engenharia e Gestão Industrial na FEUP, um curso na altura com poucos anos. Alexandra Caramalho terminou a licenciatura em 1997 e fez a dissertação numa empresa familiar, a Azevedos Indústria, que a levou a fazer um curso de especialização em Engenharia da Qualidade no Instituto de Soldadura e de Qualidade. Foi na Azevedos que deu os primeiros passos da sua carreira profissional até chegar ao KAIZEN™ Institute Western Europe em 2004. Casada e mãe de dois filhos, Alexandra é desde 2018 Partner no KAIZEN™ Institute Western Europe. Tem como objetivo de vida a melhoria contínua e assume-se apaixonada pela harmonia e pelo equilíbrio! 
Alexandra, you rock!  #Proud2beFEUP

Alumni Career Stories 👨‍🎓 Mário Silva – Tintex Textiles

Nasceu em Vila-Chã, Esposende, em 1962. Pensou em ser escritor ou jornalista, mas cruzou-se com a Química e traçou o seu destino na Engenharia. Mário Jorge Silva licenciou-se na FEUP em 1986 e foi responsável pelo arranque da Textil José Correia em 1989 e da Tintex em 1998. Gosta de ler, de praticar BTT e de viajar. Sonha em fazer trilhos pela Austrália e pelo Tibete e quer dar a volta ao mundo por etapas dentro de 3 anos. Tem 2 filhos, o Ricardo e o Pedro, ambos Engenheiros Químicos, também, pela FEUP, que já estão a assumir a direção da Tintex Textiles. Em 2021, Mário Silva, inaugurou a HATA na sua terra Natal com uma homenagem ao pai, falecido meses antes.
É caso para dizer que nesta família corre “ADN” FEUP!! 

Alumni Career Stories👩‍🎓Paula Teles – mpt® 

Paula Teles nasceu a 16 de Maio de 1969, em Alvarenga, Arouca. Apaixonada pela pintura e pela geografia, quis o destino que fosse Engenheira Civil. O trabalho e a vontade de fazer coisas, deve-o aos “pais maravilhosos” que teve. Recorda o dia em que soube ter entrado na FEUP e a viagem de Aveiro a Alvarenga, a festejar com o pai. É fundadora e CEO da mpt® desde 2004 – empresa de planeamento da mobilidade e desenho urbano, pioneira em Portugal em mobilidade urbana pedonal e inclusiva. Com uma carreira extensa e diversificada destaca alguns momentos da sua vida, como a passagem enquanto Vereadora do Município de Penafiel, que diz ter sido uma experiência gratificante e única do ponto de vista da causa pública, ou quando percebeu que estava a criar uma nova área de trabalho em Portugal. Como momentos especiais da sua vida salienta o dia em que foi mãe ou os lançamentos dos seus livros e quando faz palestras e sente que correm bem. Colecionadora de Globos (Planetas Terra) , adora mapas e fazer decorações de interiores e de exteriores. Durante a pandemia fez uma casa da árvore no seu refúgio: Alvarenga. Considera-a uma obra prima: “cuida do corpo e da mente no meio de um ambiente natural com a ponte suspensa maior do mundo ao fundo”. O seu sonho é criar uma Instituição Pública sem fins lucrativos, tipo fundação, que possa trabalhar na área do conhecimento das cidades, da inclusão, face à existência de pessoas com mobilidade reduzida.
E nós desejamos-lhe toda a sorte, com a certeza de que a Paula vai conseguir concretizar este e outros sonhos!

Alumni Career Stories 👨‍🎓 Gonçalo Gil Mata – MIND4TIME

Gonçalo Gil Mata nasceu no Porto a 09 de dezembro de 1976 e fez parte da primeira turma a concluir Engenharia Informática e Computação na FEUP, em 1999.
Nesse mesmo ano fez o 1º estágio profissional e teve o primeiro contacto com o mundo trabalho. Entre 1999 e 2006 trabalhou como developer na IBS… mas sentia-se “preso” num trabalho em que só podia ter 22 dias de férias por ano.
Decidiu despedir-se para fazer uma viagem de mota à volta do mundo, que aconteceu em julho de 2006, uma experiência que acabou por mudar por completo o seu rumo profissional.
Em 2008 obteve a primeira certificação profissional em Coaching e em 2009 fundou a MIND4TIME. 2007, 2015 e 2021 foram anos especiais pela edição de cada um dos seus três livros: “BuenaYork”, “Ainda Não Tive Tempo” e “Reinvente-se”.
Adora bricolage, teve uma banda de música durante 15 anos e sonha dar a volta ao mundo num veleiro.
Este é um verdadeiro exemplo de um engenheiro com veia de empreendedor! Well done Gonçalo!

#Proud2beFEUP

Alumni Career Stories 👨‍🎓 Nuno Lago de Carvalho – Chief Commercial Officer at CaetanoBus & Board Director at Caetano UK

Nuno Lago de Carvalho nasceu no Porto em 1978. Concluiu o curso de Engenharia Metalúrgica e de Materiais na FEUP em 2003, mas desde sempre soube que era na área da gestão que queria fazer carreira. Orgulhoso da “start-up industrial” que criou logo após a conclusão do curso e da carreira internacional que construiu entre 2009 e 2019 na francesa TOTAL, onde teve a oportunidade de desempenhar funções em filiais na Europa, África e Ásia, foram Angola e Singapura, os países que mais o marcaram pelos maiores desafios profissionais e pelo período feliz que viveu com a mulher e filhos. Em 2019, em família, decidiram regressar a Portugal e foi no Grupo Salvador Caetano que encontrou o desafio que procurava. É atualmente membro da Comissão Executiva da CaetanoBus e Administrador da Caetano UK. Integra um grupo de profissionais pioneiros a desenvolver negócios na Europa na área da mobilidade elétrica a hidrogénio, na qual acredita ser hoje o motor para um futuro mais limpo e sustentável.
Apaixonado pela família e pelo trabalho, é a navegar de barco no rio Douro onde se encontra sempre pode.
Diz nunca ter sido um sonhador, ter sido sempre movido por objetivos e metas a atingir. Afirma não ter sonhos por concretizar, mas sim a vontade de ser e fazer feliz quem o rodeia.
Nuno, és um orgulho para a FEUP! Keep on going!