Filatelia

Mammalia

Nota prévia!

1. Introdução

A classe dos Mamíferos, a que pertencemos, é o grupo de vertebrados mais diversificado e adaptável. Na verdade, nenhum outro contém espécies capazes de dominar tão perfeitamente o meio terrestre, o aquático e o aéreo. A maioria dos mamíferos vive em terra firme, mas alguns quase não saem do subsolo, enquanto outros passam quase toda a sua vida nas árvores. Dos que estão adaptados à água, uns têm uma vida anfíbia, mas outros nunca a abandonam e têm forma semelhante à dos peixes. Finalmente, há mamíferos capazes de grandes saltos planados, mas muitos voam mesmo como as aves.

Todos os mamíferos têm glândulas mamárias, mas alguns não têm mamilos. A maior parte são vivíparos, embora algumas poucas espécies ainda ponham ovos, como os répteis nossos antepassados. Os mamíferos placentários dominam, mas os marsupiais não formam placenta ou só têm uma placenta primitiva. Do ponto de vista da alimentação, alguns apenas comem vegetais, outros pequenos invertebrados, outros ainda caçam e comem vertebrados, incluindo mamíferos, e, finalmente, outros alimentam-se de quase tudo.

Se a isto acrescentarmos uma enorme diversidade de tamanhos, formas, pelagens, cores e de outras características menos perceptíveis à primeira vista, podemos começar a ter uma ideia da fantástica multiplicidade desta classe zoológica. Uma ideia apenas, pois o seu conhecimento profundo só com muito, muito estudo se poderá atingir. A apresentação que se segue deste fascinante grupo animal não é mais, pois, do que uma tentativa de ilustração, com selos, da diversidade dos Mamíferos, ... que nós somos!

 

Índice da secção Mammalia

2. A classificação sistemática dos Mamíferos

A árvore evolutiva dos Mamíferos

3. Nós, os Mamíferos

1ª parte (Monotremata, Marsupialia, Edentata) - equidnas, ornitorrincos, opossuns, bandicutes, petauros, cangurus, coalas, vombates, tamanduás, preguiças, tatus, etc.

2ª parte (Insectivora, Scandentia, Dermoptera, Chiroptera) - ouriços-cacheiros, musaranhos, morcegos, etc.

3ª parte (Primates) - lémures, indris, sifacas, loris, potos, galagos, társios, titis, macacos, babuínos, mandris, colobos, gibões, orangotangos, chimpanzés, gorilas e ... nós!

4ª parte (Carnivora, ...) - cães, lobos, raposas, ...

 

 

Todas as imagens desta secção reproduzem peças filatélicas minhas e foram digitalizadas por mim. Todos os direitos de utilização destas imagens estão reservados.

Ó 2003 Franclim Ferreira.

Voltar ao índice da secção Filatelia

Entrada | Currículo | Ensino | I&D | Gostos | Ligações

Voltar ao topo