Investigação e Desenvolvimento

 

Devido, essencialmente, a circunstâncias inerentes à evolução histórica do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores da FEUP, não me foi fácil, durante muitos anos, integrar harmoniosamente a área dos meus interesses docentes com as possibilidades de realizar trabalho de I&D. Assim, embora desde 1975, a minha actividade docente se tenha restringido à área de Electrónica, quando, a partir de 1988, se me abriu a oportunidade de participar numa equipa de I&D estruturada e capaz de intervenção internacional, foi na área do Fabrico Integrado por Computador que se materializou a minha actividade.

Apesar deste desvio de interesses, nunca deixei de procurar desenvolver trabalho no âmbito da área de Electrónica e, particularmente, em Electrónica Fundamental, com realce na Análise de Circuitos Electrónicos. Não só a minha dissertação de doutoramento foi elaborada neste domínio, como, em apoio à minha actividade docente, fui desenvolvendo técnicas e métodos de análise de circuitos electrónicos. A expressão mais visível deste trabalho é o artigo Using Circuit Transformations for the Evaluation of Amplifier Parameters, publicado nas IEEE Transactions on Education, vol. 42, pp. 212-216, Agosto, 1999.

Nota: O uso deste artigo está submetido às regras de direitos de autor do IEEE. Assim, para qualquer utilização que não seja simplesmente o uso pessoal, é necessária a autorização expressa do IEEE (Copyrights and Trademarks - copyrights@ieee.org).

No ano lectivo de 2000/01, comecei a desenvolver uma ferramenta multimédia de auxílio ao estudo da Electrónica, intitulado Amplificadores Diferenciais e Multiandar, com a colaboração do Prof. Pedro Guedes de Oliveira, e que tem sido utilizada pelos alunos das disciplinas Electrónica I e II (A) e Electrónica II (T), com bons resultados, desde 2001/02.

Com este trabalho, aliás em permanente desenvolvimento, abriram-se interessantes perspectivas. Assim, fui convidado pelo INESC Porto para participar no Projecto GENIUS, da União Europeia, em colaboração com os Profs. Guedes de Oliveira e Vítor Tavares. Este projecto tinha como objectivo elaborar quatro módulos de aprendizagem multimédia na área da Electrónica e Telecomunicações a ser testados em todas as 13 universidades participantes no projecto. O INESC Porto, que representava a Universidade do Porto, comprometeu-se a desenvolver um desses módulos, Multistage Differential Amplifiers, com base no trabalho acima referido.

Em colaboração com o Prof. Guedes de Oliveira, apresentei uma comunicação intitulada An e-tool to assist Basic Electronics learning na Conferência Internacional TELEC’2002, Santiago de Cuba, 17 a 19 de Julho, 2002.

Com os Profs. Guedes de Oliveira e Vítor Tavares, apresentei à FCT a candidatura a um projecto que se destina a estender o trabalho inicial (Amplificadores Diferenciais e Multiandar), acima referido, a todo o programa das disciplinas Electrónica I e II, e ainda, ao CRUP, uma candidatura de uma Acção Integrada Luso-Espanhola com a Universidad de Alcalá, Madrid, com vista a aprofundar a concepção e metodologia de uma estrutura de ensino/aprendizagem da Electrónica com base na aplicação das Tecnologias da Informação e Comunicação. Infelizmente, estas candidaturas não foram aprovadas.

Finalmente, em colaboração com os Profs. Guedes de Oliveira e Vítor Tavares, apresentei uma comunicação intitulada e‑Environment for Basic Electronic Learning (e-BELL): a web tool for complementary autonomous study , na International Conference on Information and Communication Technologies in Education - ICTE 2002, Badajoz, Espanha, 13 a 16 de Novembro, 2002.

Do trabalho desenvolvido na área do Fabrico Integrado por Computador, quero destacar a minha participação no Projecto ESPRIT 9901 - NETCIM, na Rede RIBAMEC e no Projecto PIBAMAR.

Projecto NETCIM

O Projecto nº 9901 do Programa ESPRIT das Comunidades Europeias - "NETCIM Cooperative Network for CIME Technologies in Europe" destinou-se a desenvolver uma rede de centros de I&D na área do Fabrico Integrado por Computador nos países do sul da Europa e decorreu de 15 de Abril de 1994 até 31 de Dezembro de 1996.

Fui o responsável pela participação do CCP - Centro de CIM do Porto no projecto.

No âmbito deste projecto, escrevi um artigo, em co-autoria com o Eng. Orlando Costa, intitulado: CCP Participation in ESPRIT Project 9901 - NETCIM.

Rede RIBAMEC

A Rede Ibero-americana de Automatização de Processos de Maquinagem (RIBAMEC) foi criada em 1997, no âmbito do Programa CYTED, sub-programa VII - Electrónica e Informática Aplicadas, e cessou a sua actividade em 2002.

Teve como objectivos principais a difusão das tecnologias de automatização da maquinagem, propiciar a criação de projectos de investigação com participação tanto dos grupos implicados como da indústria, promover, organizar e realizar cursos de formação de recursos humanos e aumentar a competitividade da indústria, mediante a transferência das tecnologias disponíveis pelos grupos da rede.

A rede RIBAMEC integrou centros de I&D da Argentina, do Brasil, da Colômbia, da Costa Rica, de Cuba, do Equador, de Espanha, do México, de Portugal e da Venezuela.

Fui o responsável pela participação nesta rede do IDIT - Instituto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica (anteriormente CCP - Centro de CIM do Porto), desde 1997, e da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, desde 2001.

Projecto PIBAMAR

O Projecto Ibero-americano de Automatização dos Processos de Maquinagem de Alto Rendimento (PIBAMAR) iniciou-se em 1 de Outubro de 2003, no âmbito do Programa CYTED, sub-programa VII - Electrónica e Informática Aplicadas, e será concluído em 30 de Setembro de 2007.

A ideia de lançar este projecto resultou, naturalmente, das actividades da Rede RIBAMEC e o seu principal objectivo é gerar um conhecimento ibero-americano próprio nas temáticas relacionadas com a automatização dos processos de Maquinagem de Alto Rendimento (MAR). Pretende-se criar uma coordenação entre os objectivos parciais e investigar diferentes aproximações, umas mais clássicas e outras baseadas em Inteligência Artificial (Lógica Difusa, Redes Neuronais Artificiais, Algoritmos Genéticos e técnicas híbridas). As metodologias que serão abordadas utilizar-se-ão na maquinagem de alto rendimento, ainda que possam, com modificações, ser utilizadas nos processos de maquinagem convencionais.

O Projecto PIBAMAR integra centros de I&D da Argentina, do Brasil, do Chile, da Colômbia, da Costa Rica, de Cuba, de Espanha, do México, do Peru, de Portugal e da Venezuela.

Sou o coordenador da participação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto neste Projecto, que conta com a colaboração dos seguintes institutos associados: IDIT – Instituto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, IDMEC/UISPA – Instituto de Engenharia Mecânica/Unidade de Integração de Sistemas e Processos Automatizados, INEGI – Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial, INESC Porto – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto e ISR - Porto – Instituto de Sistemas e Robótica - Porto.

Projecto SistIng

O Projecto SistIng é uma cooperação entre instituições de educação superior da União Europeia e da América Latina, no âmbito do Programa ALFA (América Latina - Formação Académica) da União Europeia. O seu início oficial foi em Junho de 2004 e a sua duração é de 36 meses.

O seu principal objectivo é melhorar a colaboração entre investigadores de Engenharia e Investigação Operacional nas áreas de Projecto Óptimo, Geração de Tecnologia, Operação de Processos, Planeamento da Produção, Logística e Manutenção sob Critérios Múltiplos, na sua integração na Gestão Económica e na introdução dos resultados atingidos no ensino de pós-graduação.

O Projecto SistIng integra universidades de Cuba, do Peru, do Chile, de Espanha, da Alemanha e de Portugal.

Sou o coordenador da participação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto neste Projecto, que conta com a colaboração dos seguintes institutos associados: INEGI – Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial, INESC Porto – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto e ISR - Porto – Instituto de Sistemas e Robótica - Porto.

Entrada | Currículo | Ensino | I&D | Gostos | Ligações

Voltar ao topo