Projecto PIBAMAR

 

A ideia de lançar uma proposta de um projecto ibero-americano na área da Maquinagem de Alta Velocidade foi debatida durante a realização do V Encontro da Rede Iberoamericana de Automatização dos Processos de Maquinagem, em Holguín, Cuba, em Setembro de 2001. Em Fevereiro de 2002, foi apresentada uma pré-proposta de um Projecto intitulado "Automatización de los Procesos de Mecanizado de Alto Rendimiento - PIBAMAR", no âmbito do Sub-Programa VII - Electrónica e Informática Aplicadas do Programa CYTED, subscrita pelos seguintes centros:

  • Centro de Mecânica de Precisão – CMPJ / Instituto Superior Tupy – IST, Joinville – SC – Brasil

  • Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Dpto. Eng. Mecânica, Florianópolis – SC – Brasil

  • Dpto. de Control Automático / Facultad de Ing. Eléctrica, Universidad de Oriente, Santiago de Cuba - Cuba

  • Grupo de Control Numérico, Universidad EAFIT, Centro de Laboratórios, Medellín – Colombia

  • Centro Universitario de Desarrollo en Automación y Reingeniería - CUDAR, Facultad Regional de Córdoba, Universidad Tecnológica Nacional – UTN, Córdoba – Argentina

  • UCR – Universidad de Costa Rica, Escuela de Ingeniería Mecánica, San José - Costa Rica

  • Fundación Tekniker, Centro Tecnológico, Eibar, Gipuzkoa – Espanha

  • IDEKO, Centro Tecnológico, Elgoibar, Gipuzkoa - Espanha

  • Consejo Superior de Investigaciones Científicas, Instituto de Automática Industrial - IAI, Arganda del Rey (Madrid) - Espanha

  • FEUP - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Porto - Portugal

  • ITESM – Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey (Centro de Sistemas Integrados de Manufactura), Monterrey - México

Esta pré-proposta foi aprovada, pelo que se promoveu uma reunião com vista à elaboração da proposta definitiva. Esta reunião teve lugar no Rio de Janeiro, de 28 a 31 de Outubro de 2002, em conjunto com a reunião de encerramento da rede RIBAMEC.

 

Reunião do Rio de Janeiro, 2002

Nesta reunião, estiveram presentes (ver foto abaixo, da esquerda para a direita) Ciro Rodríguez (ITESM, México), Alejo Guillén (LUZ, Venezuela), Aureo Ferreira (UFSC, Brasil), Alex Bengoa (Tekniker, Espanha), José Alique (IAI, Espanha), Iván Arango (EAFIT, Colômbia), Ricardo Ávila (Univ. Holguín, Cuba), Luis Rapso (UCR, Costa Rica), Marcelo Teixeira dos Santos (CMPJ/IST, Brasil), Franclim Ferreira (FEUP, Portugal) e Ángel Alique (IAI, Espanha).

Salienta-se a presença do representante da Universidade de Holguín, membro da rede RIBAMEC, que não tinha subscrito a pré-proposta mas que aderiu posteriormente, e a ausência dos representantes da Universidade de Oriente, de IDEKO e do CUDAR, devido a outros compromissos. A reunião realizou-se no mesmo hotel onde ficámos alojados, o Leme Othon Palace, em Copacabana.

O trabalho foi muito produtivo a ponto de a proposta ter ficado praticamente concluída. Restou apenas acrescentar algumas informações, particularmente no que respeita à participação da FEUP.

Foi designado como coordenador do Projecto, a ratificar pela Secretaria-Geral do CYTED, o Prof. Marcelo Teixeira dos Santos, do IST - Instituto Superior Tupy / Centro de Mecânica de Precisão de Joinville, Brasil.

A proposta, tão logo estivesse pronta, deveria ser sucessivamente submetida ao Coordenador do Subprograma VII - Electrónica e Informática Aplicadas, ao Secretário-Geral do CYTED, à Assembleia Geral do Programa CYTED (que integra os 21 países subscritores) e ao Conselho Técnico Directivo. Este longo processo de apreciação impediria, à partida, que o projecto, a ser aprovado, como se esperava, pudesse ser iniciado antes de Janeiro de 2004. Os grupos proponentes manteriam, entretanto e desde logo, contactos estreitos, não só para intensificar o seu conhecimento mútuo, como também para garantir que o arranque das actividades de cooperação pudesse ser feito assim que o projecto fosse aprovado. Desta forma, ficou mesmo condicionalmente agendada para 2003 uma reunião do consórcio proponente.

Deve realçar-se que os projectos, bem como as redes, do Programa CYTED, no que respeita a financiamento, diferem essencialmente dos que se desenvolvem no âmbito dos programas da União Europeia. Na verdade, o papel fundamental do Programa CYTED é de catalizador da investigação científica e técnica na região iberoamericana. Assim, o CYTED financia cooperação, não financia investigação. Concretamente, financia uma reunião por ano, algum intercâmbio de investigadores entre os centros (só viagens) e a organização de eventos que dêem visibilidade, por exemplo, jornadas, cursos, workshops ou congressos. Desta forma, o que se espera dos grupos participantes é que compartilhem objectivos, resultados e conhecimentos, fruto de projectos em que estejam envolvidos (e, portanto, financiados). Espera-se também que do aprofundamento do conhecimento mútuo dos grupos e investigadores participantes possam surgir iniciativas de trabalho conjunto, do qual resultem projectos IBEROEKA (ver apresentação) ou no âmbito de outros programas com capacidade de financiamento (programas da UE ou de cooperação bilateral, por ex.) e, consequentemente, publicações conjuntas.

Em resumo, o que se perfila à participação da FEUP neste Projecto é partilhar informação, com os olhos postos nas oportunidades que se deparem de realizar trabalho conjunto.

Nesta reunião, foi também decidido estruturar a execução do Projecto em 8 linhas de trabalho, cujos objectivos podem ser vistos no documento " Objectivos por linhas". Foi ainda indicada a conveniência de procurar captar a participaçãp de outros grupos, particularmente, do Chile, do Peru e um segundo grupo de Portugal.

A participação da FEUP neste Projecto resulta da iniciativa de um grupo de docentes, com o apoio da Direcção da Faculdade e a declaração explícita de colaboração dos seguintes institutos associados:

  • IDIT – Instituto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica

  • IDMEC/UISPA – Instituto de Engenharia Mecânica/Unidade de Integração de Sistemas e Processos Automatizados

  • INEGI – Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial

  • INESC Porto – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto

  • ISR - Porto – Instituto de Sistemas e Robótica - Porto

Dada a natureza dos Projectos CYTED, esta participação está, contudo, aberta à colaboração de qualquer docente ou investigador da FEUP que mostre interesse no Projecto, assegurando-se-lhe o livre acesso a toda a informação disponível, bem como ao contacto com os outros grupos participantes. Fui designado como coordenador da participação da FEUP neste Projecto.

 

Elaboração da candidatura e aprovação do Projecto

Na sequência da reunião do Rio, procedeu-se à elaboração da proposta de candidatura, a par das diligências com vista à cooptação de outros grupos, como indicado naquela reunião. Na verdade, não só os três centros ausentes da reunião do Rio confirmaram a sua participação, como foi possível incluir a PUC, do Peru, a UTFS, do Chile, e a UNIDEMI, de Portugal.

Finalmente, em 3 de Março de 2003, o Coordenador do PIBAMAR comunicava-nos que tinha enviado a nossa candidatura ao Coordenador do Sub-Programa de Electrónica e Informática Aplicadas, do CYTED. Como se pode ver na Proposta Final - Formulário L, o orçamento total previa um montante de 280 500 USD, para uma duração de 4 anos.

Subscreveram esta proposta um conjunto de 16 centros universitários e tecnológicos, de 11 países ibero-americanos, a saber:

Em 4 de Agosto de 2003, Marcelo Teixeira dos Santos comunicava-nos que o Programa CYTED tinha aprovado o Projecto e ratificado o seu nome como Coordenador do Projecto. O orçamento aprovado é inferior em 26 000 USD ao valor requerido mas, mesmo assim, permite, em larga medida, a consecução dos objectivos propostos. O início da execução do Projecto é em 1 de Outubro de 2003 e o fim em 30 de Setembro de 2007.

Em finais de Agosto de 2003, Marcelo solicitou contribuições com vista a organizar uma proposta de Jornadas PIBAMAR em 2004.

Para melhor compreensão do significado das Jornadas CYTED, transcrevo um texto do Secretário-Geral, José Antonio Cordero:

Como sabeis, las Jornadas Iberoamericanas CYTED tienen como objetivo la transferencia a profesores universitarios e ingenieros de empresas de los conocimientos y de las tecnologías acumulados por los diversos grupos participantes en las Redes Temáticas. Por tanto, no tiene sentido organizar Jornadas sobre temas en los que no haya implicado un número importante de grupos de investigación que hayan obtenido ya resultados relevantes de interés para otros investigadores no vinculados al Programa CYTED.

Por otro lado, en estas Jornadas hay que reunir a profesores universitarios e ingenieros de empresas de todos los paises latinoamericanos, por lo que resulta absolutamente imprescindible contar con financiación externa al Programa CYTED para poder sufragar los gastos de las 10 becas completas (viaje, alojamiento, manutención y matrícula), las 20 becas parciales (alojamiento, manutención y matrícula) y el alojamiento y manutención de 10 profesores, ya que os recuerdo que *el viaje de los profesores debe ser financiado por la Red Temática que organiza las Jornadas*.

Acresce que, por razões económicas, se torna necessário que as Jornadas tenham lugar na América Latina e, em particular, num dos três centros da Agencia Española de Cooperación Internacional - La Antigua (Guatemala), Cartagena de las Indias (Colômbia) e Santa Cruz de La Sierra (Bolívia). Esta Agência, juntamente com a Universidad Internacional de Andalucía e a Organização dos Estados Americanos, são os organismos que participam no financiamento das Jornadas. Dado o elevado número de redes temáticas do Programa CYTED, torna-se muito difícil conseguir aprovação para uma iniciativa destas.

Desta forma, Marcelo, a fim de cumprir a data limite para apresentação de candidaturas (1 de Setembro), viu-se compelido a elaborar às pressas uma proposta de Jornadas para 2004, na qual não pôde incluir as contribuições de todos os centros participantes no Projecto PIBAMAR. Em particular, não foi possível à FEUP, por se estar no período de férias, apresentar sugestões em tempo oportuno.

Posteriormente, a FEUP apresentou duas propostas de seminários a incluir nas Jornadas, a saber:

· Optimização do corte de componentes irregulares:

- aproveitamento de materiais

- trajectórias de corte de componentes

José Soeiro Ferreira

· Processo de Maquinagem de Materiais Compostos

António Torres Marques

Questionado sobre a possibilidade de inclusão destes seminários, Marcelo assegurou-nos que, caso fosse aprovada a nossa proposta de Jornadas, seria sempre possível reformular o seu conteúdo, acrescentando mais especialistas e até outros temas.

Após algumas tentativas falhadas de encontrar datas adequadas para a realização de um Encontro PIBAMAR, foi, finalmente, decidido realizar em Monterrey, México, de 23 a 27 de Fevereiro de 2004, a primeira reunião formal do Projecto.

 

Reunião de Monterrey, 2004

Nesta reunião, estiveram presentes (ver foto abaixo, da esquerda para a direita, atrás) Ciro Rodríguez (ITESM, México), José Alique (IAI, Espanha), Patxi López (TEKNIKER, Espanha), Salvador Ros (IAI, Espanha), Ángel Alique (IAI, Espanha), José Marañon (IDEKO, Espanha), Ricardo Ávila (UHo, Cuba), Marcelo T. Santos (CMPJ, Brasil), Alejo Guillén (LUZ, Venezuela), (e à frente) Jorge Pamies (UNIDEMI, Portugal), Rodolfo Haber (UO, Cuba), Franclim Ferreira (FEUP, Portugal), Javier Sottomayor (PUC, Peru) e João Carlos Ferreira (GRIMA, Brasil).

Não compareceram, por motivos vários, os representantes dos centros CUDAR - Argentina, UTFSM - Chile, EAFIT - Colômbia e Luis Rapso, UCR - Costa Rica.

Em contrapartida, o Instituto de Automática Industrial fez-se representar em força pois, para além do seu representante no Projecto, Dr. José Ramón Alique, deslocaram-se ainda, a expensas do próprio IAI, o Dr. Salvador Ros, Director do Instituto, e o Dr. Ángel Alique.

As reuniões realizaram-se nas instalações do Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey, tendo-nos sido facultada a visita a alguns laboratórios das áreas relacionadas com o Projecto.

O desenvolvimento dos trabalhos foi decididamente marcado por uma proposta do IAI para a reestruturação das linhas de trabalho do Projecto. Após debate e algumas alterações, foi aprovada uma estrutura que estabelece apenas 6 linhas, doravante designadas como sub-projectos, que serão coordenados pelos centros indicados:

  1. Simulação do Processo (TEKNIKER - Patxi López)

  2. Monitorização e Modelização (UNIDEMI - Pamies Teixeira)

  3. Controlo do Processo (UO - Rodolfo Haber)

  4. Supervisão do Processo (IAI - José Ramón Alique)

  5. Sistema de Tomada de Decisões (UHo - Ricardo Ávila)

  6. Impacto dos Sistemas Distribuídos de Maquinagem na Formação Tecnológica (ITESM - Ciro Rodríguez)

Foram elaboradas primeiras versões de fichas de sub-projectos (carátulas) e fixada a data limite de 25 de Março de 2004 para a sua redacção final, tendo em conta a ausência de alguns dos centros participantes e a necessidade de outros realizarem consultas internas (como era o caso da FEUP) antes de definirem as suas contribuições.

Veja aqui as fotos de Monterrey!

 

Estado das fichas dos Sub-Projectos

Terminada a primeira fase de definição das fichas dos Sub-Projectos (há ainda alguns ítens a preencher), as versões em 25/05/04 eram as seguintes:

A partir da reunião de Monterrey, desenvolveu-se um processo de adopção de um logotipo para o Projecto PIBAMAR, que culminou com a aprovação, em finais de Agosto de 2004, da imagem que encabeça esta página. Apesar de a minha proposta inicial, em baixo à esquerda, não ter vingado, na versão aprovada foi usada a minha ideia de incluir uma imagem de maquinagem, ao contrário da proposta que, a certa altura, parecia estar a recolher mais apoios (em baixo, à direita).

   

Foi também decidida a construção de um sítio que constitua um veículo eficaz para a divulgação das actividades do Projecto. Ficará alojado no Brasil, país do Coordenador do Projecto e previa-se vir a estar disponível para as primeiras apreciações a partir do fim do mês de Maio.

 

Visita à FEUP de uma delegação do IAI

Entre 21 e 23 de Junho de 2004, recebemos a visita de uma delegação do IAI - Instituto de Automática Industrial, de Madrid, constituída pelo Director do Instituto, Doutor Salvador Ros e pelo Chefe do Departamento de Informática Industrial e representante do IAI no Projecto PIBAMAR, Doutor José Ramón Alique.

A delegação do IAI com o Director da FEUP

Esta visita foi da iniciativa do próprio IAI e resultou do desejo de aprofundar o seu conhecimento do grupo de docentes e investigadores da FEUP e dos seus institutos associados, INEGI, INESC Porto e ISR, que confirmaram a sua intenção de participar no Projecto PIBAMAR ao subscrever algum dos Sub-Projectos, definidos na reunião de Monterrey.

O IAI, criado em Outubro de 1971, é um prestigiado instituto da rede do Consejo Superior de Investigaciones Científicas de Espanha e mantém há mais de 10 anos cooperação em vários projectos europeus e ibero-americanos, primeiro com o CCP, depois com o IDIT e, finalmente, com a própria FEUP. O Doutor Salvador Ros já tinha estado aliás entre nós, pois visitou o IDIT em Maio de 2000.

O Director do IAI fez uma detalhada apresentação das actividades do seu Instituto e o Doutor Alique proferiu uma conferência subordinada ao tema "Situação actual da automatização dos processos de maquinagem a alta velocidade". Visitaram as instalações dos referidos três institutos e tiveram reuniões com os docentes e investigadores da FEUP envolvidos no Projecto PIBAMAR.

Veja uma descrição detalhada deste encontro, incluindo uma reportagem fotográfica.

 

Visita ao IAI de uma delegação da FEUP

A descrever em breve.

 

Reunião de Joinville, 2005

A descrever em breve.

Veja aqui as fotos de Joinville!

 

 

Entrada | Currículo | Ensino | I&D | Gostos | Ligações

Voltar ao topo